Após vitória na isenção do IR, governo Lula mira agenda de alcance popular; veja as prioridades
IFBA Campus Vitória da Conquista realiza Aula Magna do curso de Engenharia Mecânica

Na última segunda-feira (18), o IFBA – Campus Vitória da Conquista realizou a Aula Magna do curso de Engenharia Mecânica, no auditório central do campus. O evento marcou o primeiro dia de aula da nova graduação, celebrando um momento histórico para a instituição e para a comunidade regional.
A cerimônia contou com a presença de autoridades acadêmicas e administrativas, servidores e estudantes. A mesa de abertura foi composta pelo diretor acadêmico, professor Me. Rodrigo Assis Bonfim; o diretor-geral do campus, professor Dr. Felizardo Rocha; o pró-reitor de Ensino, professor Dr. Jean Carlos Menezes Lapa; o chefe do Departamento de Ensino Superior da Pró-Reitoria de Ensino, Dr. Danilo Souza; e a coordenadora do curso, a professora Dra. Silvana Garcia. Também esteve presente a professora Selma Oliveira, representando a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.
Durante a abertura, a coordenadora Silvana Garcia deu as boas-vindas aos discentes e ressaltou a relevância da chegada do curso: “Nós ficamos muito felizes com o marco que representa o dia de hoje, mas este é apenas o início da caminhada. Agora, vamos trabalhar para oferecer um curso de excelência para os nossos alunos. Cerca de 90% do nosso corpo docente é formado por professores doutores na área de Engenharia Mecânica ou áreas afins. Estamos muito otimistas em ofertar este curso para a comunidade Vitória da Conquista e região”.
O diretor acadêmico, Rodrigo Assis Bonfim, parabenizou todos os envolvidos no processo de implantação e destacou que a iniciativa reforça a vocação do campus para a área de engenharias. Já o pró-reitor de Ensino, Jean Carlos Menezes Lapa, enfatizou a importância do processo de interiorização dos cursos superiores do IFBA: “A Rede Federal está em fase de expansão e consolidação dos campi existentes, ofertando cursos gratuitos, públicos e de qualidade no interior da Bahia, para que os estudantes não precisem se deslocar até a capital para cursar Engenharia Mecânica”, destacou o representante da reitoria
O diretor-geral, Dr. Felizardo Rocha, pontuou que a chegada do curso é estratégica para o desenvolvimento regional, enquanto o professor Dr. Danilo Souza destacou o esforço coletivo para a sua implantação.
A programação contou ainda com a apresentação musical do duo de piano Duo Piano Forte, formado pelo professor e maestro Marcos Ferreira e por Cláudia Cavalcante. Em seguida, o engenheiro mecânico Me. Helder Mendes Ribeiro, diretor-geral da Teiu, conduziu a palestra com o tema “Novos requisitos para a Engenharia Mecânica na Indústria”, abordando as demandas atuais e as perspectivas para o setor.
Ao final da solenidade, foi servido um coffee break aos presentes.
Renata Lacerda – Jornalista