(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Além de Guanambi, Vitória da Conquista também terá apenas voos em avião de nove lugares para Salvador

Motta afirma que fará tramitação ‘sem atropelo’ de PEC 6×1 e deixa de lado projeto do governo

Deputado Zé  Raimundo pede empenho do Governo para viabilizar mais vôos entre Conquista e Salvador

BC aprovou, na gestão Campos Neto, compra de banco por Vorcaro após rejeição oito meses antes

Base do governo apresenta projeto de reestatização da distribuição de combustíveis e gás

  1. Home
  2. Bahia
  3. BYD abre fábrica na Bahia e inicia produção nacional de carros elétricos



Bahia xDestaque1

BYD abre fábrica na Bahia e inicia produção nacional de carros elétricos

06/07/2025 7 min read

AA

 BYD abre fábrica na Bahia e inicia produção nacional de carros elétricos

Montadora chinesa inaugura complexo de alta tecnologia na Bahia e dá início à produção nacional de carros elétricos

Na manhã desta terça-feira, a BYD apresentou oficialmente o primeiro Dolphin Mini 100% produzido no Brasil em um evento que marcou a abertura dos portões de sua nova fábrica em Camaçari, na Bahia. O momento representa um marco para a indústria automotiva nacional e reforça a posição do Brasil — e da Bahia — como protagonistas na transição para uma mobilidade mais limpa, moderna e sustentável.

O Dolphin Mini, modelo elétrico mais vendido do país, é símbolo de acessibilidade e inovação. Desde sua estreia global, já ultrapassou 1 milhão de unidades produzidas e foi eleito o Carro Urbano do Ano de 2025 pelo World Car Awards. No mercado brasileiro, o modelo também é um fenômeno, com mais de 34 mil unidades vendidas.

A cerimônia contou com a presença de executivos da montadora, autoridades e convidados. “Esse é um momento histórico não apenas para a BYD, mas para o futuro da mobilidade sustentável em toda a América Latina. Escolhemos a Bahia pela força de seu povo, pela mão de obra capacitada e por acreditarmos no potencial transformador dessa região”, destacou Stella Li, Vice-Presidente Executiva Global e CEO da BYD Américas e Europa.

Além do Dolphin Mini, a BYD apresentou o Song Pro, primeiro híbrido produzido no Brasil, e confirmou o início da fabricação dos modelos King GL/GS nas próximas semanas.

Histórico! Primeiro BYD Dolphin Mini 100% brasileiro é apresentado na nova fábrica em Camaçari

Indústria de ponta

O complexo industrial ocupa uma área de 4,6 milhões de metros quadrados — o equivalente a 645 campos de futebol — e recebeu um investimento de R$ 5,5 bilhões. A estrutura conta com tecnologia de última geração, automação inteligente e um dos sistemas de produção mais avançados do mundo.

Com capacidade inicial para produzir 150 mil veículos por ano, a fábrica já nasce com planos de expansão para dobrar esse número. A produção, que começa em modelo SKD (semi montado), será nacionalizada gradualmente, incluindo etapas como estampagem, soldagem e pintura.

“A BYD agora é uma empresa feita por brasileiros para brasileiros. O que estamos vendo hoje na Bahia é um marco na reindustrialização do país e um grande salto tecnológico”, afirmou Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior da BYD Auto Brasil.

Stella Li, Jerônimo Rodrigues e Alexandre Baldy

Empregos, tecnologia e impacto local

A BYD já contratou mais de 1.000 profissionais e anunciou a abertura de 3.000 novas vagas até o fim do ano. A contratação será feita em parceria com o Governo da Bahia e a Prefeitura de Camaçari, priorizando mão de obra local.

Para o governador Jerônimo Rodrigues, a fábrica é símbolo de desenvolvimento e inovação: “Estamos fazendo história e colocando a Bahia no centro das atenções de todo o mundo quando o assunto é transição energética.”

Histórico! Primeiro BYD Dolphin Mini 100% brasileiro é apresentado na nova fábrica em Camaçari

Fornecedores nacionais e tecnologia flex

Além da produção local, a BYD já homologou 106 fornecedores brasileiros, com destaque para a Continental Pneus de Camaçari — primeira empresa oficialmente qualificada para atender a planta.

Entre os próximos passos está o desenvolvimento do motor 1.5 DM-i híbrido flex, fruto da parceria entre engenheiros chineses e brasileiros. O projeto une a tecnologia elétrica da BYD à vocação brasileira por combustíveis renováveis como o etanol.

“Estamos construindo um novo capítulo da indústria automotiva, com Camaçari como epicentro. Essa fábrica representa um salto estratégico não só para a BYD, mas para toda a Bahia”, celebrou o prefeito Luiz Carlos Caetano.

Liderança em mobilidade elétrica

Presente no Brasil desde 2014, a BYD é líder em vendas de veículos eletrificados. Em maio, respondeu por 9 em cada 10 carros elétricos vendidos no país, além de 1 em cada 3 híbridos. A montadora já conta com 180 concessionárias no Brasil e pretende chegar a 240 até o fim de 2025, com presença em todos os estados e principais cidades.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
julho 2025
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
« jun   ago »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Ciência e Tecnologia xDestaque2

Carro elétrico: como adaptar o espaço para receber o automóvel

24/03/2026

Análise do quadro elétrico, ambiente disponível e adequação à rotina estão entre as recomendações para ter sucesso nessa transição. A

Bahia xDestaque3

BYD inicia em janeiro contratação de 10 mil pessoas para unidade na Bahia

03/01/2025

Processo seletivo pretende integrar novos colaboradores a diversas áreas da nova fábrica, em Camaçari, na Bahia Vanessa Siqueira vanessa.siqueira@movimentoeconomico.com.br O

Bahia xDestaque3

Presidente da BYD anuncia vagas de trabalho e promete transformar Camaçari no “Vale do Silício Brasileiro”

02/12/2024

Durante uma visita técnica às obras da montadora chinesa BYD, instalada em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, a presidente da

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.