(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Prefeitura organiza prioridade de atendimento para o Programa Federal ” Minha Casa, Minha vida)

Câmara aprova atualização da COSIP-MU com quatro votos contrários

Lula diz que Congresso impediu super-ricos de pagarem “merrequinha a mais”

Governo da Bahia destaca potencial do polo automotivo no estado em encontro com potenciais fornecedores da BYD

Vitória da Conquista recebe Seminário Estadual sobre a PEC da Segurança Pública

cmvc
  1. Home
  2. Coronavírus
  3. Municípios onde Bolsonaro teve mais votos registraram mais mortes por covid



Coronavírus xDestaque1

Municípios onde Bolsonaro teve mais votos registraram mais mortes por covid

21/05/2024 4 min read

AA

 Municípios onde Bolsonaro teve mais votos registraram mais mortes por covid
Durante a pandemia de Covid-19, Bolsonaro adotou discursos em que defendia procedimentos sem comprovação científica, como o uso de cloroquina - (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Estudo cita que Bolsonaro demonstrou descrença sobre a pandemia, criticou o uso de máscaras de demorou na implementação de uma campanha de imunização

Os municípios onde o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu mais votos nas eleições de 2018 e 2022 registraram mais mortes por covid-19 no Brasil. A afirmação consta no estudo publicado na revista Cadernos de Saúde Pública nesta segunda-feira (20/5).

“Uma explicação para esta correlação pode estar ligada ao papel desempenhado por Bolsonaro como figura pública e influenciador do seu eleitorado. A descrença sobre os efeitos nocivos da pandemia, a não aceitação do uso de máscaras, a resistência inicial à compra de vacinas e a lenta implementação de uma campanha de imunização podem ser alguns dos motivos desta associação entre os votos de Bolsonaro e o excesso de mortalidade”, destaca o estudo.

Segundo a pesquisa, cada aumento de 1% nos votos municipais para Bolsonaro de 2018 a 2022 correspondeu a uma alta de 0,48% a 0,64% no excesso de mortes nos municípios durante os picos da pandemia.

Mapas do excesso de mortalidade nos municípios brasileiro e votos no primeiro turno para Bolsonaro em 2018 e 2022
Mapas do excesso de mortalidade nos municípios brasileiro e votos no primeiro turno para Bolsonaro em 2018 e 2022(foto: Divulgação/Cadernos de Saúde Pública)

 

“O voto pode representar um conjunto de atitudes do eleitorado alinhadas com as ações do seu líder político. Também pode refletir as medidas sanitárias inadequadas adotadas pelos governos locais onde Bolsonaro teve um grande número de votos”, cita o estudo.

Os pesquisadores destacaram que, apesar da associação observada, o estudo apresenta algumas limitações, como a falta de variáveis demográficas, como idade e índice de escolaridade.

As ações de Bolsonaro durante a pandemia foram objeto de investigação de Comissão Parlamentar de Inquérito no Senado, que, depois de seis meses de trabalhos, produziu um relatório de 1,1 mil páginas, com o indiciamento de 80 pessoas.

Bolsonaro foi indiciado por nove crimes: prevaricação; charlatanismo; epidemia com resultado morte; infração a medidas sanitárias preventivas; emprego irregular de verba pública; incitação ao crime; falsificação de documentos particulares; crime de responsabilidade e crimes contra a humanidade. Dessas ações, quatro foram arquivadas definitivamente.

Leia o estudo completo neste link.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar no Site






Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
« abr   jun »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Vitória da Conquista xDestaque3

Prefeitura organiza prioridade de atendimento para o Programa Federal ” Minha Casa, Minha vida)

11/10/2025

Com a presença da presidenta Dilma Rousseff, foram entregues os residenciais Jequitibá, Pau-Brasil, Ipê e Acácia, no Miro Cairo, em

Política Conquistense xDestaque1

Câmara aprova atualização da COSIP-MU com quatro votos contrários

11/10/2025

  A Câmara Municipal de Vitória da Conquista aprovou, na sessão desta sexta-feira (10), o projeto de lei do Executivo

Política xDestaque1

Lula diz que Congresso impediu super-ricos de pagarem “merrequinha a mais”

11/10/2025

“Praticamente 90% do nosso povo ganha menos que R$ 5 mil. É desse país que estamos falando”, destacou o presidente

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.