(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Fim da escala 6×1 vai melhorar qualidade de vida, fortalecer a economia e gerar empregos, avalia Waldenor Pereira

Pesquisa PoderData reforça liderança de Lula em cenários de 1º e 2º turnos

‘Farra do uísque’ promovida por Vorcaro reuniu Castro, Hugo Motta, Ciro Nogueira e líderes do Centrão nos EUA

Em novo acordão com Flávio Bolsonaro, Alcolumbre envia proposta que destrói PEC do fim da escala 6×1 à CCJ do Senado

Redução da Jornada- Saiba o que muda para o trabalhador com a aprovação do fim da 6×1

  1. Home
  2. Política
  3. CGU afirma que Bolsonaro usou estado com fins eleitorais
Política xDestaque1

CGU afirma que Bolsonaro usou estado com fins eleitorais

15/05/2023 3 min read

AA

 CGU afirma que Bolsonaro usou estado com fins eleitorais

Órgão indica que governo usou máquina pública para vencer eleições de 2022, além de irreponsabilidades na pandemia

Um relatório da Controladoria Geral da União (CGU) aponta que o governo Bolsonaro utilizou a máquina pública do estado para se beneficiar nas eleições de 2022.

A partir da observação de sigilos quebrados e revisões de pedidos emitidos pela Lei de Acesso à Informação, o órgão chegou a um balanço de uso da máquina pública para fins eleitorais. A informação é da Folha de São Paulo.

Revisão dos sigilos

É através dessa revisão de sigilos que os controladores concluíram o aparelhamento do estado em favor do incumbente do executivo na época.

Os dados mostraram, por exemplo, que a liberação de empréstimos consignados do Auxílio Brasil se intensificou em outubro de 2022. Contudo, as informações ficaram em sigilo e só foram divulgadas depois de pedidos do atual governo.

Além disso, as despesas do cartão corporativo em datas de motociatas, ou as ações da PRF no dia do segundo turno em estados com vitória de Lula têm se tornado públicos com abertura de dados a partir da Lei de Acesso à Informação.

A Lei de Acesso à Informação foi uma conquista dos governos do PT e, nesse ano, completará 12 anos. A gestão de Lula se comprometeu a cumprir a legislação, que dá mais transparência aos gastos públicos.

Na próxima semana, o governo deve anunciar novas medidas para regulamentar e tornar mais eficiente o uso da Lei de Acesso à Informação.

Para a CGU, a gestão Bolsonaro utilizou o sigilo de forma inadequada para se blindar durante o processo eleitoral de 2022. O balanço do órgão pode servir para a ação  que tenta tornar o ex-presidente inelegível no TSE.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
maio 2023
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
« abr   jun »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Política xDestaque3

Cláusula de barreira: veja quais partidos correm mais risco em 2026

22/05/2026

Levantamento mostra quais siglas estão em alto risco, quais têm pouca margem e quais precisam ampliar presença nacional para não

Pesquisas eleitorais xDestaque1

Flávio Bolsonaro sobe e empata com Lula no 2º turno, aponta Pesquisa Atlas

25/02/2026

O senador subiu 1,4 ponto percentual desde janeiro, enquanto o presidente Lula caiu 3 pontos O senador Flávio Bolsonaro (PL)

Segurança Pública xDestaque1

Polícia Federal apreendeu R$ 9,5 bilhões do crime organizado em 2025

11/02/2026

Balanço inclui imóveis, veículos, aeronaves, joias e outros bens A Polícia Federal (PF) apreendeu, em 2025, ao menos R$ 9,5 bilhões

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.