(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Obras de urbanização ampliam espaços de lazer e convivência em Itacaranha

Lula diz que transposição do São Francisco “é atualmente a mais importante obra hídrica do mundo”

Acidentes de trânsito pressionam rede pública de saúde, e prefeituras lançam coalizão nacional

Crédito rural: Região Sul lidera liberação de recursos e Nordeste registra maior valor médio na safra 2026/2027

PF encontra nomes de Elmar Nascimento e Adolfo Viana em lista apreendida na casa de Ciro Nogueira

  1. Home
  2. Nordeste
  3. Lula diz que transposição do São Francisco “é atualmente a mais importante obra hídrica do mundo”
Nordeste xDestaque1

Lula diz que transposição do São Francisco “é atualmente a mais importante obra hídrica do mundo”

13/09/2026 7 min read

AA

 Lula diz que transposição do São Francisco “é atualmente a mais importante obra hídrica do mundo”

Presidente visitou trecho do Cinturão das Águas que está com 93,2% das obras executadas no Cariri.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (4), no Ceará, que o conjunto de obras para ampliar o acesso à água no Nordeste constitui, em sua avaliação, a mais importante iniciativa hídrica em execução no mundo. A declaração foi feita durante visita às obras do Trecho I do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), no Cariri.

“Eu posso dizer para vocês que o que nós estamos fazendo de obra hídrica, recuperando açudes, recuperando rios e fazendo com que todas as regiões possam ter acesso à água, eu posso dizer que é a mais importante obra hídrica feita no mundo no dia de hoje”, afirmou Lula.

O presidente acompanhou as frentes de implantação do trecho que parte do Reservatório Jati, conectado ao Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, e segue até o Rio Cariús, em Nova Olinda. A estrutura tem 145 km de extensão e atingiu 93,2% de execução.

O projeto deverá ampliar a distribuição das águas do São Francisco pelo Ceará. O Trecho I é destinado ao abastecimento humano e industrial e à irrigação no Cariri, além de contribuir para a segurança hídrica da Região Metropolitana de Fortaleza.

Lula vinculou o investimento em infraestrutura hídrica à redução dos efeitos sociais provocados pelas secas no Nordeste. Segundo ele, a escassez de chuvas é um fenômeno natural, mas não deveria resultar em fome ou falta de água para a população.

“A natureza não trouxe muita chuva para cá. Mas não é porque a natureza não trouxe muita chuva para cá que o povo do Cariri tem que morrer de sede e morrer de fome”, disse.

O presidente afirmou que a incapacidade histórica de garantir água para a população agravou os efeitos das secas sobre os moradores da região.

“O fenômeno da falta d’água é um fenômeno da natureza, mas a fome por causa da falta d’água é um fenômeno da incapacidade de quem governou este país durante muito tempo. Porque a água pode ser resolvida”, declarou.

Lula também lembrou que propostas para levar águas do Rio São Francisco ao semiárido remontam ao século 19. Ao falar sobre sua chegada à Presidência, afirmou que decidiu avançar com o projeto por considerar inaceitável que milhões de pessoas permanecessem expostas à fome e à sede.

“Quando eu assumi a Presidência da República, tomei a decisão de que não era correto que uma parte da sociedade brasileira, que envolvia no mínimo 12 milhões de pessoas, ficasse morrendo de fome e de sede porque não tinha água. Aí tomamos a decisão de trazer água para cá”, afirmou.

O presidente recorreu à própria infância para explicar a importância atribuída à segurança hídrica. Nascido em Pernambuco, Lula deixou o Nordeste aos sete anos com a mãe e os irmãos em direção a São Paulo.

“Eu tinha sete anos de idade quando a minha mãe pegou oito filhos e foi embora para São Paulo para sobreviver à seca”, relatou.

Lula também recordou as dificuldades enfrentadas para conseguir água durante a infância.

“Com sete anos de idade, eu ia ao açude pegar água. Eu não pegava água. Eu pegava água barrenta, com cocô de animal, com xixi de animal. Essa água eu levava para casa, colocava num pote, deixava assentar para a gente pegar com a canequinha e beber”, afirmou.

O presidente disse ainda que sua experiência pessoal influenciou a prioridade dada a políticas voltadas ao Nordeste e citou a expansão de universidades e institutos federais.

“Eu trabalho, sabe para quê? Para que o Nordeste tenha as mesmas condições que o estado mais rico do Brasil. O povo daqui merece estudar, merece trabalhar, merece ter acesso a todas as oportunidades”, declarou.

Lula também disse que pretende retornar ao Ceará para acompanhar a conclusão do Cinturão das Águas e mencionou outras obras de infraestrutura que atravessaram diferentes governos, como a Ferrovia Transnordestina.

“Essas obras aqui, muitas vezes, eram para ter acabado ainda no governo da Dilma. Não acabaram. Como a Transnordestina, que era para ter acabado em 2012. Não acabou. Pois ela vai acabar no nosso governo. Vai ser construída no nosso governo”, disse.

Na parte final do discurso, o presidente separou a agenda institucional do compromisso eleitoral previsto para ocorrer posteriormente em Juazeiro do Norte.

“Eu estou aqui como presidente da República. Eu não estou aqui como candidato, estou aqui como presidente da República. Quando terminar este ato aqui, eu vou entrar no carro. Aí, sim, eu vou ser candidato, fazendo uma passeata lá em Juazeiro”, afirmou.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, acompanhou a visita técnica. A agenda também contou com a ministra da Casa Civil, Miriam Belchior, e o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, José Guimarães.

 

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
setembro 2026
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
« ago    



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
História do Brasil opinativo xDestaque3

Por que Lula foi preso em 1980?

13/09/2026

Depois da prisão de Lula e de outras lideranças, em 1980, o movimento sindical do ABC iniciou o primeiro “Lula

Eleições 2026 xDestaque1

Lula rebate mentiras da extrema direita sobre INSS e Master: ‘verdade tarda, mas não falha’

13/09/2026

Em Curitiba, presidente defendeu abertura dos inquéritos e disse que investigações avançaram sob seu governo. O presidente Luiz Inácio Lula

Bahia xDestaque1

Prefeito de Tremedal, Zé Bahia ameaça cortar cesta básica de quem votar em Lula

11/09/2026

O prefeito de Tremedal, no Sudoeste baiano, José Carlos Vieira Bahia, o Zé Bahia (Avante), apareceu em um vídeo ao

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.