(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Obras em estradas ampliam acesso e segurança viária em 190 quilômetros na Bahia

Mostra Cinema Conquista recebe mais de 600 inscrições para primeira edição da Mostra Competitiva

Aladilce e Jailma foram chamadas ao palco da convenção pelo governador Jerônimo

Presidente Ivan Cordeiro articula cessão do Solar dos Ferraz para futura sede da Academia Conquistense de Letras

2ª Copa Judô Conquista reúne atletas de diferentes categorias e oferece mais de R$ 1 mil em premiações

  1. Home
  2. Cultura
  3. Presidente Ivan Cordeiro articula cessão do Solar dos Ferraz para futura sede da Academia Conquistense de Letras
Cultura xDestaque1

Presidente Ivan Cordeiro articula cessão do Solar dos Ferraz para futura sede da Academia Conquistense de Letras

14/08/2026 5 min read

AA

 Presidente Ivan Cordeiro articula cessão do Solar dos Ferraz para futura sede da Academia Conquistense de Letras

Na tarde dessa quinta-feira (13), o presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, vereador Ivan Cordeiro, acompanhou membros da diretoria e acadêmicos da Academia Conquistense de Letras (ACL), além do secretário municipal de Cultura, Alecxandre Magno, em uma visita técnica às instalações do Solar dos Ferraz, imóvel histórico situado no Centro Histórico da cidade.

Participaram do momento o presidente da ACL, Valmir Henrique; o vice-presidente, Esmeraldino Correia; e os acadêmicos Esechias de Araújo Lima, Dlson Oliveira e Dirley Bomfim, a assessora executiva da ACLetras, Maria das Graças Rodrigues Santana Vieira, e o chefe de Comunicação da Câmara, Fábio Sena.

A visita é desdobramento direto de uma reunião em que a diretoria da ACL buscou o apoio do Poder Legislativo para resolver um problema histórico da entidade: a falta de uma sede própria. Atualmente, a Academia funciona de forma improvisada em uma sala com recursos limitados no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.

Sensível à causa da cultura e da literatura conquistense, o presidente Ivan Cordeiro assumiu o compromisso de intermediar junto ao Poder Executivo Municipal o pedido de cessão de uso ou doação do Solar dos Ferraz para abrigar a instituição.

Durante a vistoria ao casarão, o secretário municipal de Cultura, Alecxandre Magno, acenou positivamente para a viabilidade do pleito. Com o indicativo favorável da Secretaria de Cultura, o presidente Ivan Cordeiro reforçou que levará a solicitação diretamente à prefeita Sheila Lemos Andrade.

“Reconhecemos o papel fundamental da Academia Conquistense de Letras na preservação da nossa memória e na difusão da nossa literatura. A Câmara de Vereadores cumpre seu papel mobilizador ao mediar esse diálogo entre os nossos intelectuais e o Poder Executivo. Confio plenamente na sensibilidade da prefeita Sheila Lemos para ceder esse espaço tão emblemático à nossa Academia, garantindo a dignidade que a nossa cultura merece”, destacou Ivan Cordeiro.

Logo após a visita ao imóvel, a comitiva reuniu-se no Memorial da Câmara Municipal. Na ocasião, o presidente Ivan Cordeiro colocou a estrutura do Memorial e do Legislativo Conquistense à disposição da Academia Conquistense de Letras para a realização de suas reuniões ordinárias, em caráter emergencial, até que o processo de cessão do imóvel seja concluído e a nova sede estruturada.

O Solar dos Ferraz: patrimônio tombado

Caso seja confirmada a cessão, a Academia Conquistense de Letras passará a funcionar em uma das edificações mais representativas da história de Vitória da Conquista. Tombado pelo Município em 2025, o Solar dos Ferraz está situado na Praça Virgílio Ferraz, nº 110, vizinho à Catedral Nossa Senhora das Vitórias, inserido no núcleo urbano fundador da cidade. A edificação teve origem a partir do casamento de João de Oliveira Lopes (figura proeminente do comércio e da política local) com Ana Ferraz Lopes em 1923.

Arquitetonicamente, o casarão é um exemplar raro da arquitetura residencial de inspiração portuguesa com refinado perfil neoclássico. Seu imponente frontispício sobressai-se na praça, destacando-se ainda pelos peitoris laterais, janelas com caixilharias e vitrais, e cômodos forrados com tábuas de cedro e assoalhados em jacarandá. Suas paredes internas exibem detalhes em alto-relevo com motivos florais.

O imóvel carrega também valor biográfico singular: foi construído pelo mestre-de-obras Luiz Pedreiro, o mesmo construtor responsável por outros marcos arquitetônicos da cidade, como o Quartel de Polícia (atual sede da Prefeitura), o Sobrado de Maneca Santos (hoje sede da própria Câmara de Vereadores e do Memorial) e o Casarão do Coronel Gugé.

A destinação do Solar dos Ferraz à Academia Conquistense de Letras une, assim, a preservação do patrimônio edificado ao fortalecimento da memória literária de Vitória da Conquista.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
agosto 2026
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  
« jul    



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Artigos xDestaque2

O orçamento em xeque: o impacto das emendas parlamentares na corrupção brasileira, orçamento e desvios, o lado sombrio das EP,s

13/07/2026

(Prof. Dirlei A Bonfim).* As emendas parlamentares tornaram-se, ao longo de anos um canal de corrupção e desvio do erário

Artigos xDestaque2

O Mundo obscuro do Futebol: FIFA e CBF, uma caixa de pandora 

04/07/2026

  (Prof. Dirlei A Bonfim).* A  FIFA Federação Internacional de Futebol, por vezes referida como Federação Internacional de Futebol Associação

Política Conquistense xDestaque1

Xandó anuncia processo contra Bibia e atualiza andamento do Minha Casa Minha Vida em Conquista

19/06/2026

O vereador Alexandre Xandó (PT) afirmou, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista desta sexta-feira (19),

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.