(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Médico baiano realiza primeira cirurgia com navegador alemão para prótese de quadril no Norte e Nordeste

De tradição regional a fenômeno de consumo: o São João que o Brasil inteiro celebra

Rui Costa diz que Jair Bolsonaro foi contra duplicação entre Ilhéus e Itabuna

Programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida

Axé baiano ganha espaço em circuito internacional com turnê de Kaline Rabelo 

  1. Home
  2. Ciência e Tecnologia
  3. Médico baiano realiza primeira cirurgia com navegador alemão para prótese de quadril no Norte e Nordeste
Ciência e Tecnologia xDestaque1

Médico baiano realiza primeira cirurgia com navegador alemão para prótese de quadril no Norte e Nordeste

16/07/2026 3 min read

AA

 Médico baiano realiza primeira cirurgia com navegador alemão para prótese de quadril no Norte e Nordeste
Ortopedista Baiano- Breno Leite Luz

Salvador passou a integrar o grupo de cidades brasileiras que utilizam tecnologia de navegação computadorizada em cirurgias de prótese total do quadril. O procedimento foi realizado no Hospital Blanc e marcou a primeira operação no Norte e Nordeste com o navegador alemão OrthoPilot®️, segundo a Aesculap, empresa responsável pela tecnologia.

A cirurgia foi conduzida pelo ortopedista Dr. Breno Leite Luz, natural de Ituaçu, no sudoeste da Bahia. O sistema funciona como um “GPS cirúrgico”, utilizando câmeras e sensores ópticos para acompanhar, em tempo real, o posicionamento dos instrumentos, da pelve, do fêmur e dos implantes, permitindo maior precisão durante o procedimento.

Médico baiano realiza primeira cirurgia com navegador alemão para prótese de quadril no Norte e Nordeste

Apesar do auxílio tecnológico, todas as decisões continuam sendo tomadas pelo cirurgião. “O computador orienta. A cirurgia continua sendo realizada integralmente pelo médico”, explicou Breno Luz ao Alô Alô Bahia.

Especialista em cirurgia do quadril, o médico se dedica à prótese total pela via anterior, técnica que preserva estruturas importantes da articulação e pode favorecer uma recuperação mais rápida em pacientes selecionados. Atualmente, ele atende em Salvador e Santo Antônio de Jesus.

Médico baiano realiza primeira cirurgia com navegador alemão para prótese de quadril no Norte e Nordeste

“É um avanço para a cirurgia do quadril na nossa região e, sobretudo, para os pacientes”, afirmou o ortopedista.

Fonte: Alô, alô Bahia

Compartilhe:
  
Previous post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
julho 2026
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
« jun    



Colunistas


Versões Antigas



Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.