(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Lula tem 45,3% e lidera 2º turno contra Flávio Bolsonaro, aponta pesquisa Vox

Fórum Quilombola do Sudoeste define mais de R$ 3,5 milhões em investimentos para comunidades por meio de emendas

Em carta, Marco Rubio confirma que Flávio Bolsonaro age contra os interesses do Brasil

Bahia transfere capital para Cachoeira e inicia celebrações do 2 de Julho

Em Barreiras, Jerônimo debate obras estruturantes com representantes do setor produtivo do Oeste baiano

sufotur bahia
  1. Home
  2. Política Conquistense
  3. Fórum Quilombola do Sudoeste define mais de R$ 3,5 milhões em investimentos para comunidades por meio de emendas
Política Conquistense xDestaque3

Fórum Quilombola do Sudoeste define mais de R$ 3,5 milhões em investimentos para comunidades por meio de emendas

27/06/2026 4 min read

AA

 Fórum Quilombola do Sudoeste define mais de R$ 3,5 milhões em investimentos para comunidades por meio de emendas
Lideranças Quilombolas reunidas .

A quadra do Colégio Estadual de Tempo Integral (CETI), em Vitória da Conquista, ficou pequena pra acolher mais de 1.000 lideranças quilombolas de diversos municípios na manhã deste sábado (27), durante a realização do II Fórum Quilombola do Sudoeste de Emendas Participativas, promovido pelos mandatos do deputado federal Waldenor Pereira e do deputado estadual Zé Raimundo. Além dos debates e das deliberações, o evento foi marcado por um clima de confraternização e valorização da cultura afro-brasileira, com apresentações de grupo de capoeira.

Durante o encontro, os parlamentares anunciaram investimentos superiores a R$ 3,5 milhões destinados às comunidades quilombolas do Sudoeste. Desse total, R$ 1,5 milhão já foi aplicado no ano passado na aquisição de equipamentos agrícolas, veículos e kits da economia solidária. Para este ano, os mandatos ampliaram os investimentos, destinando mais R$ 2 milhões para novas ações e equipamentos.

A iniciativa consolida um modelo de gestão participativa adotado por Waldenor e Zé Raimundo, no qual são as próprias comunidades beneficiadas que definem, em plenária, através de delegados, as prioridades para aplicação dos recursos públicos, garantindo transparência, controle social e maior eficiência na execução das emendas parlamentares.

Durante o fórum, o deputado estadual Zé Raimundo reafirmou o compromisso dos mandatos com a promoção da igualdade e da justiça social. “Nós estamos aqui mais uma vez nos comprometendo em continuar aplicando recursos do orçamento federal e do orçamento estadual para fortalecer essas comunidades que historicamente sempre foram discriminadas e esquecidas”, afirmou.

Deputado Estadual Zé Raimundo Fontes

Já o deputado federal Waldenor Pereira destacou o caráter inovador e reparador da iniciativa: “O II Fórum das Comunidades Quilombolas do Sudoeste promove a reparação histórica do povo negro por meio de emendas participativas, onde a própria comunidade decide, em plenária, o destino dos recursos”, ressaltou.

Waldenor também anunciou novas ações de valorização da cultura e da produção quilombola. Segundo ele, os mandatos apoiarão a realização de cinco feiras agroculturais quilombolas, a construção de 50 Quintais Produtivos e a edição deste ano da FliConquista será dedicada à valorização da cultura negra.

Deputado federal Waldenor Pereira

Os deputados frisaram que, ao promover o segundo fórum, os seus mandatos reafirmam o compromisso com a construção de políticas públicas em diálogo permanente com as comunidades, fortalecendo a agricultura familiar, a economia solidária, a cultura, a geração de renda e a cidadania dos povos quilombolas do Sudoeste baiano.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
« maio    



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Política Conquistense xDestaque1

2º Fórum Quilombola do Sudoeste vai definir destino de emendas parlamentares de Waldenor e Zé Raimundo

26/06/2026

Neste sábado (27), os mandatos do deputado federal Waldenor Pereira e do deputado estadual Zé Raimundo, realizam o 2º Fórum

História de Vitória da Conquista xDestaque2

Nota de Pesar- Geraldo de Souza Vieira

19/06/2026

Os mandatos do deputado federal Waldenor Pereira e do deputado estadual Zé Raimundo manifestam profundo pesar pelo falecimento do professor

Política da Bahia xDestaque1

Codevasf garante liberação de emendas parlamentares de Waldenor em até 90 dias

15/06/2026

Nos próximos 90 dias serão liberados 247 itens de apoio à produção da agricultura familiar e às atividades da economia

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.