(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Lula vence no primeiro e no segundo turnos, aponta nova pesquisa BTG/Nexus

Datafolha: Lula abre 9 pontos sobre Flávio Bolsonaro após caso Vorcaro

Zema alterou lei para beneficiar Master em meio à doação de R$ 1 milhão de pai de Vorcaro, diz denúncia enviada à PF

Agricultura familiar, crédito rural e regularização fundiária marcam terceira plenária virtual de Waldenor e Zé Raimundo

Em Jequié, novo ambulatório e Centro de Ensino do Prado Valadares Hospital Geral Prado fortalecem estrutura de saúde

  1. Home
  2. Bahia
  3. Hospitais estaduais da Bahia figuram entre as 100 melhores unidades públicas do país
Bahia xDestaque3

Hospitais estaduais da Bahia figuram entre as 100 melhores unidades públicas do país

08/01/2026 3 min read

AA

 Hospitais estaduais da Bahia figuram entre as 100 melhores unidades públicas do país

Um levantamento do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde em parceria com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS/OMS), Instituto Ética Saúde, Conselho Nacional dos Secretários de Saúde e Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde apontou que a Bahia tem três hospitais que integram os 100 melhores hospitais públicos do Brasil. Dentre os três, dois são unidades da Secretaria da Saúde do Estado, o Hospital Ana Nery e o Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos. A terceira unidade baiana é o Hospital Universitário Professor Edgard Santos.

A seleção inclui hospitais gerais e hospitais especializados nas áreas de ortopedia, oncologia, cardiologia e maternidade, todos com mais de 50 leitos e produção registrada no SIH (Sistema de Informações Hospitalares) do Ministério da Saúde entre agosto de 2024 e julho de 2025. Para a definição dos “finalistas” do Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil foram aplicados critérios como acreditação hospitalar, taxas de ocupação e taxa de mortalidade, disponibilidade de leitos de terapia intensiva e tempo médio de permanência dos pacientes internados, dentre outros.
Ao longo de seus nove anos de funcionamento, o Hospital Estadual da Mulher consolidou-se como referência na saúde da mulher na Bahia, com habilitação como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). Em 2024, a unidade ampliou sua capacidade assistencial com a implantação de 78 novos leitos, passando de 163 para 241. Também está em construção um novo ambulatório, que contará com 35 consultórios e salas destinadas à realização de procedimentos.
O Ana Nery é um dos principais centros de referência em cardiologia, nefrologia e transplantes no Nordeste, realizando procedimentos de alta complexidade, como cateterismo, angioplastia, arteriografia e arritmologia, além de transplantes de rim e coração. A unidade atende pacientes de toda a Bahia.
Para a secretária da Saúde do estado, Roberta Santana, este reconhecimento é resultado dos investimentos que o Governo do Estado tem feito na área da saúde. “Temos ampliado e qualificado a assistência na Bahia. No Hospital Ana Nery, um exemplo foi a entrega da reforma e ampliação do serviço de hemodinâmica. No Hospital da Mulher expandimos os serviços oncológicos quimioterápicos e cirúrgicos, possibilitando o atendimento a um número maior de mulheres. Mais que estrutura, contamos com equipes que acolhem os pacientes, dando tratamento humanizado”, afirma Roberta Santana.
Fotos: Leonardo Rattes / Saúde GovBA
Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
janeiro 2026
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
« dez   fev »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Saúde xDestaque1

brain4care apresenta no VIII COMIN tecnologia que permitiu a hospital brasileiro reduzir em 84% a mortalidade na UTI

04/04/2026

Esse dado é da pesquisa recentemente publicada na Cost Effectiveness and Resource Allocation (Springer Nature), que avaliou impacto da tecnologia

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.