Rui Costa e a duplicação da BR-116 trecho Vitória da Conquista a Jequié
Comitê de Cultura da Bahia participa do Encontro do Programa Nacional dos Comitês de Cultura com a presença do presidente Lula
Nesta segunda-feira (17), o Comitê de Cultura da Bahia participou da cerimônia no Palácio do Planalto em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva formalizou a entrega do Projeto de Lei do Plano Nacional de Cultura (PNC 2025–2035) ao Congresso Nacional. Durante o evento, o presidente também anunciou a continuidade do Programa Nacional de Comitês de Cultura (PNCC), reforçando o compromisso do governo com a participação social e com o fortalecimento das políticas culturais no país. A cerimônia marcou ainda a assinatura do decreto que institui a Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e abriu oficialmente o Encontro de Comitês e Agentes Territoriais de Cultura, em Brasília.
O Encontro do Programa Nacional de Comitês de Cultura (PNCC), que começou neste domingo (16), segue até 19 de novembro, reunindo representantes de todas as regiões do país. O PNCC nasce e se fortalece nos territórios — centros urbanos, periferias, comunidades quilombolas, indígenas e ribeirinhas — como uma rede viva de participação social. Conectando experiências locais ao Governo Federal, o programa contribui para políticas culturais plurais, democráticas e transformadoras.
Participam do encontro representando o Comitê de Cultura da Bahia a coordenadora-geral, Camila Santos; a coordenadora de Metodologia, Karol Duarte; a coordenadora de Comunicação, Luciana Rosa; e as coordenadoras de metodologia das organizações da sociedade civil do interior que integram o comitê: Bia Bastos (Associação Arte e Cultura), Karla Cajaiba (Associação de Mulheres Quilombolas Dandara dos Palmares) e Juliana Silva (Grupo de Ambientalistas Nascente – GANA).
“Este encontro nacional é fundamental para a democratização cultural no Brasil. É aqui que reafirmamos que a cultura é um direito e que sua consolidação só é possível quando ouvimos os territórios, fortalecemos a participação social e construímos políticas que dialogam com a diversidade do nosso país”, destacou Camila.
O Comitê de Cultura da Bahia também participa de salas temáticas sobre fomento e cidadania cultural e sobre a participação social como pilar fundamental do PNCC, que serão realizadas nesta terça (18) e quarta-feira (19). A equipe baiana integra ainda a cobertura colaborativa, produzindo textos para a imprensa nacional e conteúdos para redes sociais sobre as mesas, oficinas, apresentações artísticas e impactos do programa nos territórios.
O que é o Comitê de Cultura da Bahia
O Comitê de Cultura da Bahia integra o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) que fortalece a participação social e amplia o acesso às políticas públicas de cultura em todo o país. Na Bahia, o programa é executado pela Associação Afoxé Filhos de Gandhy, em parceria com a Associação de Mulheres Quilombolas Dandara do Palmares, a Associação Arte e Cultura e o Grupo Ambientalista Nascentes (GANA). Juntas, essas organizações formam uma rede colaborativa que atua para fortalecer a cultura nos territórios baianos, promovendo democratização, diversidade e expansão das políticas culturais.

