(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Prefeitura organiza prioridade de atendimento para o Programa Federal ” Minha Casa, Minha vida)

Câmara aprova atualização da COSIP-MU com quatro votos contrários

Lula diz que Congresso impediu super-ricos de pagarem “merrequinha a mais”

Governo da Bahia destaca potencial do polo automotivo no estado em encontro com potenciais fornecedores da BYD

Vitória da Conquista recebe Seminário Estadual sobre a PEC da Segurança Pública

cmvc
  1. Home
  2. Governo LULA
  3. Programa Água Doce avança com 61 dessalinizadores e prevê 150 até o fim do ano



Governo LULA xDestaque1

Programa Água Doce avança com 61 dessalinizadores e prevê 150 até o fim do ano

21/06/2025 4 min read

AA

 Programa Água Doce avança com 61 dessalinizadores e prevê 150 até o fim do ano

Desde sua criação, já foram implantados 1.131 sistemas de dessalinização que levam água potável ao semiárido

O Programa Água Doce (PAD), coordenado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), segue avançando como política pública estratégica de combate à escassez hídrica no semiárido brasileiro. Somente em 2025, 61 novos sistemas de dessalinização já entraram em operação até o momento, e a expectativa é de que outros 111 sistemas sejam entregues até o fim do ano, nos estados de Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba. Com isso, a atual gestão atingirá a marca de 172 sistemas entregues em 2025, superando com folga a meta inicial de 100 sistemas prevista para o ano.

Desde sua criação, o PAD já implantou 1.131 sistemas de dessalinização em 10 estados do semiárido: Alagoas (101), Bahia (298), Ceará (265), Maranhão (4), Minas Gerais (57), Paraíba (106), Pernambuco (44), Piauí (64), Rio Grande do Norte (153) e Sergipe (32). Destes, 207 foram entregues durante a atual gestão e 244 durante o governo da presidenta Dilma Rousseff, evidenciando a continuidade do programa como uma política de Estado.

Criado com o objetivo de garantir água de qualidade para comunidades rurais que dependem de fontes salobras e salinas, o PAD utiliza tecnologia de dessalinização em poços profundos para transformar a realidade de milhares de famílias em regiões vulneráveis. A atuação é compartilhada entre União, estados, municípios e as próprias comunidades beneficiadas, promovendo uma gestão participativa desde a implantação até a operação dos sistemas.

Expansão do programa

O secretário nacional de Segurança Hídrica do MIDR, Giuseppe Vieira, destaca a importância estratégica da expansão do programa. “A missão do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional é chegar onde mais precisa. Com recursos do novo PAC, vamos levar dessalinizadores a assentamentos e comunidades em situação de vulnerabilidade hídrica. É água potável chegando onde antes só havia escassez. É o governo cuidando da população que mais precisa”, afirmou o secretário.

Mais do que números, os resultados do PAD representam dignidade, saúde e cidadania. A disponibilidade de água potável melhora a qualidade de vida, reduz doenças e permite que famílias permaneçam no campo com mais segurança hídrica.

“Água potável é dignidade, saúde e condição básica para o desenvolvimento. Com o Água Doce, o Governo Federal cumpre seu papel de promover justiça social e garantir segurança hídrica para quem mais precisa”, afirma o ministro do MIDR, Waldez Góes.

#Desenvolvimento regional#MDR

Fonte: Brasil 61

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar no Site






Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
junho 2025
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  
« maio   jul »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Vitória da Conquista xDestaque3

Prefeitura organiza prioridade de atendimento para o Programa Federal ” Minha Casa, Minha vida)

11/10/2025

Com a presença da presidenta Dilma Rousseff, foram entregues os residenciais Jequitibá, Pau-Brasil, Ipê e Acácia, no Miro Cairo, em

Bahia xDestaque1

BYD inaugura fábrica de veículos elétricos e híbridos na Bahia

10/10/2025

Com investimentos de R$ 5,5 bilhões, nova unidade da gigante chinesa nacionalizará produção com inclusão de etapas como estamparia e

Agricultura Familiar xDestaque2

Mercado do Povo leva comércio e renda a municípios mais vulneráveis

09/10/2025

Serão 136 mercados municipais implantados em diversas regiões do país para apoiar pequenos produtores e gerar emprego e renda O

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.