(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

“Fatalidade anunciada”, diz Luciano Gomes sobre morte de Rosânia em Conquista

Bahia estrutura plano para ampliar exportações e fortalecer presença no comércio internacional

Plenário do Senado decide formato do exame de proficiência da medicina

Unimec retoma atendimento pelo SUS na segunda-feira (16)

“O mundo é dividido entre homens com inteligência e sem religião, e homens com religião e sem inteligência”: o pensamento de Averróis, filósofo muçulmano, que tentou conciliar fé, razão e Aristóteles

  1. Home
  2. Fake-News
  3. Decreto aumenta alíquota do Imposto de Renda de 27,5% para 35%? Não é verdade!



Fake-News xDestaque1

Decreto aumenta alíquota do Imposto de Renda de 27,5% para 35%? Não é verdade!

30/01/2025 3 min read

AA

 Decreto aumenta alíquota do Imposto de Renda de 27,5% para 35%? Não é verdade!

Circula pelo Facebook e em mensagens de WhatsApp um texto com a expressão: “decreto que aumenta de 27,5% para 35% a alíquota do imposto de renda”. Não é verdade. O G1 consultou a assessoria do Ministério da Fazenda, que diz que a informação é falsa.

Existem atualmente quatro alíquotas de Imposto de Renda Pessoa Física para os rendimentos sujeitos à tabela de incidência mensal/anual, que são 7,5%, 15%, 22,5% e 27,5%.

A mensagem convoca os leitores para uma mobilização na internet contra os gastos do governo. O texto com os mesmos argumentos já circulou em 2015, mas voltou a circular após a recente decisão do governo federal de aumentar impostos sobre combustíveis.

Veja o que diz o texto que circula nas redes sociais:

“*IMPOSTO DE RENDA* – Decreto que aumenta de *27,5* para *35%* , a aliquota do Imposto de Renda. – Este reajuste atinge diretamente a classe média. – Sem querer cortar gastos, o governo com sua exuberante incompetência, quer como sempre, repassar para a populacão. – Assim é moleza, roubam, administram mal, e nos dão a conta para pagar. Passe adiante… – Se cada pessoa passar para 10 amigos de setores diferentes, no 6° repasse atingiremos milhões de brasileiros . – Vamos tirar 5 minutos para mudar o Brasil e defender nossas famílias e nosso suado dinheiro. Eu fiz minha parte ! Faça a sua!”

Veja o que dizem especialistas:

O advogado tributarista Roberto Pasqualin deixa claro que a palavra “decreto” na mensagem já deixa claro que o texto é um boato. Mudanças na alíquota do imposto de renda precisam passar por projeto de lei. “Isso é mais uma confirmação de que a notícia é falsa”, disse. Pasqualin diz que a ideia de mudança na tabela é antiga e já foi alvo, no passado, de propostas de parlamentares e estudiosos e entidades da sociedade civil.

O advogado tributarista Raul Husni Haidar afirma também que o aumento depende de lei. Ele não acredita que o atual governo faça a proposta, de difícil aprovação no Congresso. Para ele, a ideia de reajuste da tabela é muito antiga. “Da forma como se faz hoje há muitas oportunidades de injustiça, tanto na aplicação da tabela quanto nos abatimentos.”

Fonte: G1

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
janeiro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
« dez   fev »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Segurança Pública xDestaque1

Waldenor aciona a Justiça e as Polícias Federal e Civil contra fake news

29/01/2026

Mal começou 2026, ano eleitoral, e já surgem as fake news. Desta vez, o alvo foi o deputado federal Waldenor

Fake-News xDestaque2

Metrópoles inventa fake news contra Frei Chico: é mentira apreensão de Ferrari e Porsche no Sindnapi

14/10/2025

Carros de luxo apreendidos em operação da PF sobre fraude no INSS são ligados a outras entidades investigadas, e não

Segurança Pública xDestaque3

PEGO NA MENTIRA Eduardo Bolsonaro desmentido: membro do governo Trump não vem ao Brasil para discutir sanções a Moraes

05/05/2025

David Gamble, chefe do Escritório de Coordenação de Sanções do Departamento de Estado dos EUA, virá ao Brasil, mas o

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.