Mulher no Samba lança o seu primeiro EP em todas as plataformas digitais

Samba de vitória da Conquista para o mundo!
O tradicional grupo musical Mulher no Samba, reunindo hoje mais de 100 mil seguidores nas redes sociais, lança o seu primeiro EP com cinco canções autorais de compositores baianos.
O EP tem produção de Ricardo Marques e foi gravado em Salvador, Bahia. Com canções de Cicinho do Cavaco, Helio Braz, Cota Pagodeiro, Ricardo Marques e Dado Pedreira, o grupo Mulher no Samba tem a proposta de apresentar toda a tradição do samba brasileiro e da força da mulher na música popular. Proposta muito bem executada ao decorrer das cinco faixas que fazem parte desse trabalho, que alça o samba produzido em Vitória da Conquista para o Brasil e para o mundo.
Mulher no Samba
Em meados do ano de 2015, o talento, a experiência musical e a irreverência de duas meninas conquistenses, Jossi Santana e Lanny Cerqueira concebem o grupo Mulher no Samba, com o objetivo de consolidar sons, ritmos e batuques que compõem suas experiências musicais adquiridas em nosso solo e além mar. Com profissionalismo, baianidade, energia – mais que isso – brasilidade, apresentam-nos o melhor dos ritmos. A voz, poderoso instrumento ecoa fundo acompanhada dos sons dos tambores, atabaques, pandeiros e agogôs e, pouco a pouco, o Grupo entranha na alma do povo com a boa música valorizando a riqueza das nossas manifestações culturais. Procura resgatar clássicos do Samba e samba de roda .Uma dualidade que vira coerência a partir dos arranjos criativos produzidos no repertório altamente insinuante, alegre e inventivo, que apresentam.
A cantora Lanny Cerqueira tem uma formação musical familiar, desde muito cedo quando ia juntamente com os irmãos a ensaios de banda baile dos anos 80. Aos 17 anos canta em bares e nos frequentes festivais da música de Vitória da Conquista-Ba. Com a ascenção das Micaretas, entre 1991 a 1998 foi cantora das Bandas Brisa, Orybande e Massicas dentre outras bandas da cidade e também de outros estados. Em 1999, a convite de (Citar quem convidou ou banda , empresa… instituição) para fez uma turnê na Alemanha, daí, permaneceu na Europa por dez anos, período em que ingrrssou como cantora na Banda Brasil Corcovado, com a qual gravou um CD e um DVD. Ampliando a experiência, em 2005, criou, com outros músicos brasileiros que viviam na europa, a Banda Aba Brasil, que se apresentou em vários países da Europa, projeto que resultou na gravação de um CD ao vivo com canções de artistas (não acha importante creditar esses artistas?) Em 2009, retornou para o Brasil e, chegando em Salvador, na Bahia, recebeu o convite para fazer parte da Banda Show, do Bloco Afro Muzenza e foi lá que teve sua primeira participação no carnaval de Salvador junto com Geraldinho Miranda, Jossi Santana e outros do bloco. Período em que conheceu ela, Jossi Santana, com a qual participou de vários projetos musicais de 2012 até 2015.
A percussionista Jossi Santana, ainda criança, por incentivo do seu pai (in memoria) que gostava muito de instrumento percussivo, iniciou-se na percussão. O fascínioou mais que isso estava no sangue. Em 2000, conheceu em Salvador o Bloco Afro Muzenza do qual foi percussionista e, bem como da Orquestra Afro da Bahia até o ano de 2004, quando foi convidada por Mustafá Sandal (Cantor Turco) para uma turnê na Turquia com a Banda de percussão feminina Iyabas que, após contrato com Mustafa Sandal, a permaneceu na Europa fazendo turnês pela Alemanha e Grécia. Em 2009 retornou ao Brasil e reingressa, a convite, no Bloco Afro Muzenza, e em 2010, passa a compor o grupo de percussionistas do Cortejo Afro permanecendo até 2012. A partir desses últimos anos iniciou-se a trajetória musical juntamente com Lanny Cerqueira em alguns projetos, tocando variados estilos musicais, do axé, transitando pelo samba até o forró, buscando harmonizar os vários ritmos e sons. Daí, embrionariamente, com a força, a garra, a alegria e os frutos das vivências, Grupo Mulher no Samba começou a ser gerado. Em 2015, nasce esse Grupo extraordinário que faz da voz e dos batuques a vez e a vida da música de qualidade que pulsa nas veias da nossa gente baiana e brasileira com sabor de luta e prazer. Salve o Samba! Salve Elas!
Tem mulher no Samba, Sim, senhor!
Álbum EP Mulher no Samba
Spotify
Deezer
Apple Music
Youtube Music