Prefeitura organiza prioridade de atendimento para o Programa Federal ” Minha Casa, Minha Vida”)
Masterplan para área do antigo aeroporto é apresentado a Waldenor

A versão preliminar do masterplan para a utilização do espaço do antigo aeroporto de Vitória da Conquista – uma área de 1milhão 400 mil metros quadrados- foi apresentada ao deputado federal Waldenor Pereira, pré-candidato a prefeito do município. Ele esteve na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), na semana passada, para acompanhar o andamento do masterplan, quando obteve da coordenadora Adalva Tonhá a informação de que o projeto deve estar pronto a curto prazo.
“Esta área será um diferencial para Vitória da Conquista e toda a região. A proposta consiste em dar uma qualificação total e o projeto está sendo concebido considerando todos os equipamentos estruturantes necessários, com áreas de lazer, habitação e comercial”, disse Adalva Tonhá, enfatizando que está previsto também um Centro de Convenções, que foi sugerido pelo deputado Waldenor Pereira.
O masterplan pode incluir ainda um centro administrativo municipal e sedes de órgãos federais e estaduais que atuam no município, espaços para exploração do setor privado, como clínicas e shopping center, além de vias e praças que facilitem a mobilidade urbana.
Como um entusiasta dessa proposta de dar uma ocupação ordenada ao espaço gigante do antigo aeroporto, Waldenor Pereira define: “Este projeto representará a maior expansão urbana já experimentada por Vitória da Conquista. E o mais importante é que contemplará a zona oeste da cidade, que, tradicionalmente,reclama da realização de investimentos públicos e privados para a ampliação de serviços ”.
Desde a volta do presidente Lula ao governo, o deputado Waldenor vem se movimentando em busca da melhor utilização do espaço que era de domínio da União. Em suas articulações junto ao ministro-chefe da casa Civil, Rui Costa, conseguiu a inclusão da área conquistense no programa federal “Imóvel da Gente”, que viabiliza o uso de propriedades ociosas do Governo do Federal.
Waldenor inclusive participou da cerimônia de lançamento, em Brasília, junto com o presidente Lula, o ministro Rui Costa e o governador da Bahia. Assim, a União repassou ao estado baiano a responsabilidade pelo enorme espaço, cuja futura utilização poderá beneficiar bastante o município conquistense. Por recomendação de Jerônimo Rodrigues, Waldenor acompanha a proposta junto à Sedur.
A elaboração do masterplan tem como técnico responsável o arquiteto e urbanista Luiz Baqueiro, superintendente de Projetos da CONDER – Compahia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, órgão ligado à Sedur.