(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Vitória da Conquista ganhou um “Teco-Teco”

Daniel Vorcaro bancou R$ 11,9 milhões em festas com políticos em NY: da “Noite das Astronautas” à degustações de whiskys e charutos

Relator, Zé Raimundo destaca fortalecimento da Justiça baiana com ampliação do número de desembargadores

Governo da Bahia realiza obras de Infraestrutura em mais de 8 mil km de rodovias

Corpus Christi 2026: Rodovias baianas devem receber cerca de 600 mil veículos no feriado prolongado

  1. Home
  2. Medicina e Saúde
  3. Hemoba teve um aumento de 8% no número de voluntários à doação de sangue em 2023 
Medicina e Saúde xDestaque1

Hemoba teve um aumento de 8% no número de voluntários à doação de sangue em 2023 

11/01/2024 4 min read

AA

 Hemoba teve um aumento de 8% no número de voluntários à doação de sangue em 2023 

Em 2023, houve um aumento de 8,27% de voluntários à doação de sangue em relação a 2022, segundo balanço divulgado pela Hemoba. No ano passado, 173.409 candidatos compareceram às unidades de coleta, com 130.168 considerados aptos, enquanto em 2022, foram 160.164 atendimentos, com 118.806 doações efetivadas. De um ano para o outro teve um crescimento de 9,56% de bolsas de sangue coletadas.

Apesar da alta no número de doações, frequentemente no ano passado o estoque de sangue esteve em nível crítico, principalmente, pelo aumento da demanda das unidades hospitalares após a pandemia do Covid-19. São várias as situações em que as pessoas necessitam da transfusão de sangue ou de plaquetas. Entre elas, no tratamento de lesões graves e contra o câncer ou outras doenças, como a falciforme, e em vários tipos de cirurgias.

Segundo Luiz Catto, diretor geral da Hemoba, o ideal seria ter uma média mensal de 15 mil doadores voluntários, o que resultaria em uma média anual 180.000 e cerca de 500 a 600 bolsas coletadas diariamente. A doação regular de sangue é um dos meios mais eficazes para manter o estoque de sangue em nível seguro. Os homens podem doar até 4 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações, e as mulheres podem doar até 3 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações.

No início de 2024, a coleta de sangue nas unidades da Hemoba ocorreu dentro do previsto para este período, mas em razão da retomada do funcionamento normal das atividades dos hospitais e da cidade em geral após as festas de fim de ano, o estoque de bolsas tem sido insuficiente. É uma carência que está relacionada diretamente ao aumento da demanda que precisa ser compensada com um maior número de doadores.

Unidades de atendimento – Nesta semana, em Salvador, as unidades móveis de coleta (hemóveis) estão no Salvador Shopping, até 13/01, e na Estação da Lapa, até 12/01. Confira os horários e locais das unidades fixas: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior do estado, consulte o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br/.

 

Critérios para doação – Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento. Doar sangue é um procedimento rápido, simples e seguro. Vale frisar que todo material utilizado para a coleta é descartável, evitando assim o risco de contaminação. Para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
janeiro 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
« dez   fev »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Governo da Bahia xDestaque1

Bahia é reconhecida como líder no combate às desigualdades

28/05/2026

O estado da Bahia foi reconhecido como líder em crescimento com redução de desigualdades através do Prêmio Nacional de Inclusão

Economia xDestaque2

Bahia registra menor taxa de desemprego da série histórica

29/04/2026

A Bahia encerrou 2025 com a menor taxa de desemprego desde o início da série histórica da PNAD Contínua, iniciada

Saúde Pública xDestaque1

Bahia e Pará reforçam ações contra a doença de Chagas após aumento de casos

26/04/2026

Estados ampliam vigilância, orientações sanitárias e fiscalização do processamento de alimentos como o açaí Dados preliminares de 2025 indicam 627 casos

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.