(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Lula ganhou o debate da Band mesmo sem ir

ACM Neto x Jerônimo: nova pesquisa mostra reviravolta na Bahia

Dino declara nulas indicações de emendas por presidentes de partidos

Artigo ensaio: os autocratas, a banalidade do mal e a necropolitica do século XXI: crise hegemônica, neoliberalismo canibal, e a erosão das democracias globais

Pensão por morte de 100% no INSS: proposta pode mudar a vida dos beneficiários

  1. Home
  2. Política
  3. Privilégios para generais causam endividamento astronômico para o Estado brasileiro
Política xDestaque1

Privilégios para generais causam endividamento astronômico para o Estado brasileiro

12/12/2023 5 min read

AA

 Privilégios para generais causam endividamento astronômico para o Estado brasileiro

Um pequeno vídeo publicado pelo canal do UOL na internet, que serve de prólogo para uma matéria escrita do jornal de mesmo nome traz dados sobre os gastos governamentais com militares, e especificamente com os generais e seus herdeiros, viúvas e filhas.

Publicamos na Revista Sociedade Militar há alguns meses um estudo superficial intitulado “Quanto custa um general do Exército brasileiro?” que fazia comparações entre os gastos com um general norte-americano e um general brasileiro.

Algum tempo depois publicamos outra matéria sobre as diferenças salariais entre os generais de um e de outro país. Nos dois artigos, o que funciona como pano de fundo para os números milionários que recheiam as contas dos generais é a assombrosa inversão de valores salariais que é a espinha dorsal da pirâmide hierárquica.

O que se gasta com todos oficiais generais do Exército, da Marinha e da Aeronáutica e seus apaniguados provavelmente daria para fazer pelo menos mais uma Força Armada.

Segue abaixo a visão do UOL sobre o assunto.

A MÃO AMIGA DO EXÉRCITO

Viúvas e órfãos de generais recebem bilhões de reais todo ano, e por uma mágica burocrática, alguns desses oficiais nem precisaram morrer para deixar pensões para os seus herdeiros.

O Brasil tem tantos generais na ativa quanto o exército dos Estados Unidos. São 175. Mas o general brasileiro comanda em média quase a metade de soldados que um general americano, ou seja, proporcionalmente ao tamanho da tropa, há mais generais brasileiros do que no exército mais poderoso do mundo.

O problema de haver tantos oficiais é o efeito cascata. Para cada general da ativa, há 24 generais aposentados ou na reserva. E não para por aí.

Além desses generais de pijama, há mais de 8.000 herdeiras de generais que já faleceram e que recebem o soldo dos pais e dos maridos há 12, 13 anos. É como se um general da ativa valesse por 72 generais.

O governo gasta muito, mas muito mais com generais inativos e seus herdeiros do que com generais que vestem farda todo dia.

As aposentadorias e pensões dos 13 mil generais de pijama, filhas e viúvas de generais mortos custaram 3 bilhões e 675 milhões de reais em 2022, ou seja, 40 vezes mais do que o custo dos generais da ativa.

Além de se perpetuarem por gerações, os privilégios são muito concentrados no topo da carreira militar. O valor que o governo gasta para remunerar 13.000 generais e seus herdeiros é praticamente igual ao que o governo paga a 90 mil soldados e cabos, que, além de ganhar muito menos, há poucas herdeiras que recebem pensão dessas patentes.

A maior parte do dinheiro pago a pensões militares vem do seu, do meu, do nosso dinheiro.

COMO SE GASTA O DINHEIRO DO TESOURO REVELA AS PRIORIDADES DE UMA SOCIEDADE

 

Em 2022 o governo federal gastou quase três vezes mais com herdeiros de militares do que com médicos. Nos últimos quatro anos, o governo gastou 94 bilhões de reais para pagar as pensões de 235 mil herdeiras e herdeiros de militares.

Em 2022 o governo federal gastou quase três vezes mais com herdeiros de militares do que com médicos. Nos últimos quatro anos, o governo gastou 94 bilhões de reais para pagar as pensões de 235 mil herdeiras e herdeiros de militares.

Esse valor teria sido suficiente para pagar bolsa família a quase 3 milhões de novas famílias e pelo mesmo período, ou seja, teria um alcance 13 vezes maior.

As pensões militares começaram a ser pagas em 1939 aos sobreviventes da Guerra do Paraguai e suas viúvas. Pouco depois, as filhas começaram a herdar as pensões das mães que morriam.

Em 2001, o governo finalmente cortou o benefício, mas só para quem entrou nas Forças Armadas a partir daquele ano. Por isso, o Ministério da Defesa estima que vamos pagar essa conta até 2096. Isso se o Brasil não entrar em nenhuma guerra até lá…
Texto de JB.Reis

Revista Sociedade Militar

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
dezembro 2023
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
« nov   jan »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Cultura xDestaque1

Morre Laura Cardoso; atriz fez filmes de ídolos do futebol brasileiro

18/08/2026

Atriz que marcou gerações também levou às telas histórias de Pelé e Zico e nasceu antes mesmo da primeira Copa

Golpe de Estado xDestaque1

Ex-comandante da Aeronáutica revela pressão de Bolsonaro por golpe: “dois cartões amarelos”

12/08/2026

O ex-comandante relata ainda ter dito diretamente ao então presidente que ele não permaneceria no cargo depois de 1º de

Economia xDestaque1

Brasil resiste ao tarifaço de Trump e superávit comercial cresce 31,9% no ano

07/08/2026

Saldo positivo chega a US$ 49 bilhões entre janeiro e julho, enquanto exportações avançam para China e União Europeia e

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.