(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

SABOTAGEM VÍDEO: Haddad rebate ataque de Tarcísio e denuncia “lobby dos privilegiados” contra o Brasil

Opositora de Maduro, María Corina Machado é a laureada com o Nobel da Paz de 2025

BYD inaugura fábrica de veículos elétricos e híbridos na Bahia

VÍDEO: Com imagem derretendo, Tarcísio ataca o PT e diz que “trabalha por SP”

Em Maragogipe, Jerônimo e Lula concretizam retomada de investimentos na indústria naval e energética da Bahia

cmvc
  1. Home
  2. Saúde
  3. É falso! Hospitais universitários não doam leite Nan



Saúde xDestaque3

É falso! Hospitais universitários não doam leite Nan

28/06/2023 7 min read

AA

 É falso! Hospitais universitários não doam leite Nan

Leite Nan
Conteúdo falso circula desde 2015; leite Nan não consta em lista de itens oferecidos pelo SUS

É falso! Hospitais universitários não doam leite Nan
Conteúdo falso circula desde 2015; leite Nan não consta em lista de itens oferecidos pelo SUS
Veja a matéria completa
Reportagem: Agência Tatu

Edição: Nordeste Sem Fake

É falso que os hospitais universitários estariam doando latas da fórmula infantil conhecida como leite Nan. Circula em grupos de WhatsApp por todo o país uma mensagem com a afirmação de que os pais de crianças com alergia ao leite de vaca poderiam receber o suplemento em um suposto Hospital Universitário. A fórmula alimentar não consta na lista de medicamentos oferecidos pelo SUS e, na maioria dos casos, o produto só é fornecido gratuitamente após decisão judicial, caso a caso.

O que estão dizendo?
A mensagem escrita em estilo utilidade pública inicia com um apelo para quem precisa de leite Nan Soy, que é indicado para crianças com alergia à proteína de vaca. O texto afirma que o Hospital Universitário teria várias latas da fórmula nutricional disponíveis para doação, porque o produto estaria prestes a se vencer.

Várias cidades ao redor do país possuem hospitais universitários, no entanto a mensagem não especifica em qual unidade de saúde a doação estaria disponível. A mensagem também disponibiliza um contato telefônico, mas sem informar o DDD.
Os hospitais universitários (HUs) não estão distribuindo o leite Nan Soy. São várias unidades hospitalares em todas as regiões do Brasil e, por isso, a mensagem se espalha facilmente. Em 2015, ela já circulava em Sergipe e, na época, o HU do estado divulgou uma nota de esclarecimento para desmentir o boato.

O conteúdo voltou a ser compartilhado e também já foi desmentido em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Alagoas. O Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes, que fica em Alagoas, informou, inclusive, que a instituição não oferece programa ou ação que faça qualquer tipo de doação.

Como ter acesso ao leite
A informação falsa viraliza facilmente porque a fórmula infantil tem alto custo e, dessa forma, não é acessível para famílias de baixa renda.

Em 2019, o Ministério da Saúde divulgou a informação de que ofereceria fórmulas alimentares a crianças alérgicas em até 180 dias, o que poderia beneficiar mais de 38,5 mil pacientes por meio das unidades públicas de saúde. No entanto, à Agência Tatu, a assessoria de comunicação do MS informou que, além do anúncio da gestão anterior não detalhar o funcionamento da aquisição, não existem programas específicos para o fornecimento do produto, mas que poderia garantir o suprimento mediante solicitação dos municípios.

“O Ministério da Saúde realiza o repasse de verbas para estados e municípios e as secretarias estaduais e municipais de saúde organizam os serviços de saúde oferecidos nas localidades, conforme critérios estabelecidos para inclusão e exclusão que buscam sanar, principalmente, as demandas de maior ocorrência, respeitando os princípios de efetividade e economicidade das ações de saúde. Para informações sobre fluxo de dispensação de fórmulas, deve-se consultar a secretaria municipal ou estadual de saúde”, informou o Ministério da Saúde.

Tramita na Câmara Federal o Projeto Lei 4204/2021 para tornar obrigatória a distribuição gratuita e contínua de leite sem lactose para crianças de até 4 anos com alergia, mas desde fevereiro de 2022 o projeto está em análise pela Comissão de Seguridade Social e Família. Caso volte a tramitar e seja aprovado na Câmara, o projeto ainda precisa de aprovação no Senado e da sanção pela Presidência da República.

Algumas iniciativas de distribuição desse tipo de fórmula são de municípios e estados, a exemplo da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SE). Em Juiz de Fora (MG), uma lei municipal foi aprovada em 2022 para garantir o fornecimento. A cidade de São Paulo também tem uma legislação municipal que especifica o fornecimento de fórmulas especiais por meio de recurso próprio. Já o estado do Ceará mantém um programa para ajudar no tratamento dessas crianças com o incentivo do uso do leite materno.

Judicialização
As fórmulas indicadas a crianças com alergia ao leite de vaca não integram a lista de medicamentos e composições gerenciada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS, como lembrou a Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas (Sesau). Por isso, a pasta justificou a falta de acesso direto ao produto, sendo preciso uma ação judicial para que pais de crianças alérgicas consigam acesso ao leite Nan Soy e produtos alimentares semelhantes.

“Alagoas, assim como os demais estados brasileiros, fornece medicamentos e formas lácteas que constam na lista do Sistema Único de Saúde (SUS). Diante disso, as formas lácteas disponibilizadas são o PKU, destinado a pacientes com Fenilcetonúria, além do Nestogeno, que é voltado para crianças de mães vivendo com HIV, que não podem ser amamentadas com leite materno”, informou a Sesau por meio de nota.

A judicialização é a única alternativa para muitos pais que tentam garantir acesso à fórmula láctea. Na plataforma jurídica Jusbrasil, é possível verificar que existem mais de 5 mil referências ao termo “alergia à proteína do leite de vaca”, ou seja, são milhares de casos que acabam precisando ser resolvidos na Justiça.

Em Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde informou que para ter acesso a esse tipo de suplemento, os pais residentes na capital alagoana devem acionar a Defensoria Pública, pois “não há um programa que forneça diretamente”.

Nordeste Sem Fake
A editoria Nordeste Sem Fake, da Agência Tatu, monitora diariamente diversas redes sociais em busca de publicações com conteúdos potencialmente falsos. Mais checagens de fatos estão disponíveis no site.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar no Site






Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
junho 2023
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
« maio   jul »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Agricultura xDestaque2

Valor da produção da pecuária e da aquicultura chega a R$ 132,8 bilhões em 2024, com recorde nas produções de leite, ovos de galinha e mel

23/09/2025

  Destaques O valor de produção dos principais produtos de origem animal alcançou R$ 121,1 bilhões em 2024, enquanto a

Economia xDestaque1

Para coibir lavagem de dinheiro, Receita iguala fintechs a bancos

30/08/2025

Regra é publicada após operação que desmontou quadrilhas Bruno de Freitas Moura – Repórter da Agência Brasil A Receita Federal determinou

Fake-News xDestaque1

VÍDEO: Homem humilha bolsonaristas durante compra no mercado

03/01/2025

Viralizou nas redes o momento em que homem desmente teoria da extrema direita sobre o valor dos produtos Viralizou nas

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.