(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Vitória da Conquista ganhou um “Teco-Teco”

Daniel Vorcaro bancou R$ 11,9 milhões em festas com políticos em NY: da “Noite das Astronautas” à degustações de whiskys e charutos

Relator, Zé Raimundo destaca fortalecimento da Justiça baiana com ampliação do número de desembargadores

Governo da Bahia realiza obras de Infraestrutura em mais de 8 mil km de rodovias

Corpus Christi 2026: Rodovias baianas devem receber cerca de 600 mil veículos no feriado prolongado

  1. Home
  2. Nordeste
  3. A cada 10 analfabetos no Nordeste, 8 são pretos ou pardos
Nordeste xDestaque3

A cada 10 analfabetos no Nordeste, 8 são pretos ou pardos

25/06/2023 5 min read

AA

 A cada 10 analfabetos no Nordeste, 8 são pretos ou pardos
Analfabetismo na região também atinge principalmente a homens com 60 anos ou mais; Piauí tem a maior taxa de analfabetismo dos nove estados

Reportagem Gabriel Mileno

Edição Graziela França

Apesar da redução observada nos últimos anos, o analfabetismo ainda é um desafio e uma realidade alarmante nos estados do Nordeste, que ainda possui 5,2 milhões de pessoas analfabetas, com um predomínio entre homens, pretos ou pardos, com 60 anos ou mais. Na região, para cada 10 pessoas analfabetas, 8 são pretas ou pardas e somente 2 são brancas.

Uma pessoa é considerada analfabeta quando não possui habilidades básicas de leitura e escrita em seu idioma nativo. Seja na leitura de coisas mais simples como letreiros de lojas e panfletos até conteúdos mais elaborados como artigos e documentos oficiais.

De acordo com a análise recente da Agência Tatu, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua: Educação 2022, é possível observar que, na região, há um número significativo de pessoas analfabetas com 15 anos ou mais. Segundo os critérios estabelecidos pela PNAD, essa faixa etária é considerada para determinar o analfabetismo.

Os dados revelam que há aproximadamente 2.8 milhões de homens e 2.4 milhões de mulheres que são classificados como analfabetos no Nordeste. O número de homens analfabetos representa 13% da população masculina acima dos 15 anos de idade. Já a população feminina é representada por 10% da população acima dos 15 anos.

Ao analisar o perfil dos analfabetos no Nordeste, é possível identificar, ainda, disparidades raciais. Dos 5.2 milhões de pessoas analfabetas, 4.1 milhões são pretos ou pardos, enquanto 1 milhão é branco. A taxa de analfabetismo no Nordeste  também é mais alta entre homens com 60 anos ou mais. Nessa faixa etária, a taxa atinge alarmantes 32,50% da população.

Proporção populacional de analfabetos no Nordeste por cor ou raça

 

A população do Nordeste com 15 anos ou mais é composta por 45,1 milhões de pessoas, sendo que 5.2 milhões delas são analfabetas

Analfabetismo nos estados nordestinos

O Piauí apresentou a maior taxa de analfabetismo, com 15% de pessoas analfabetas de 15 anos ou mais em 2022. Superando estados como Alagoas, que usualmente aparecia com as maiores taxas, mas que dessa vez registrou uma taxa de 14,4%.

Outros estados como Paraíba (13,6%), Ceará (12%), Maranhão (12%) e Sergipe (11,9%) também aparecem com taxas altas. Os estados de Pernambuco (11%), Rio Grande do Norte (10,4%) e da Bahia (10,2%) registraram as menores taxas do Nordeste.

Em Alagoas, a Secretaria de Estado da Educação explica que algumas das ações adotadas incluem a formação de professores e gestores; oferta de materiais complementares para estudantes; aplicação de avaliações diagnósticas para aferir o grau de alfabetização dos alunos e premiação das escolas com melhores resultados. Eles afirmam que são propostas comuns aos estados do nordeste e que oferecem incentivo à educação, tanto na infantil quanto para jovens e adultos.

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta.

1. ANALFABETISMO NO NORDESTE – IBGE (SIDRA)

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
junho 2023
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
« maio   jul »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Governo da Bahia xDestaque1

Bahia é reconhecida como líder no combate às desigualdades

28/05/2026

O estado da Bahia foi reconhecido como líder em crescimento com redução de desigualdades através do Prêmio Nacional de Inclusão

Nordeste xDestaque1

NORDESTE: Com Imposto de Renda Zero, número de isentos chega a 3,9 milhões

04/05/2026

A mudança foi garantida por lei sancionada em novembro de 2025, com impacto percebido a partir do pagamento de fevereiro.

Economia xDestaque2

Bahia registra menor taxa de desemprego da série histórica

29/04/2026

A Bahia encerrou 2025 com a menor taxa de desemprego desde o início da série histórica da PNAD Contínua, iniciada

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.