(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Nas rodovias do futuro, o ativo mais valioso não será o asfalto, mas a IA mais precisa

Aprovado na CCJ projeto de Alice Portugal que reconhece a Irmandade da Boa Morte como Manifestação Cultural Nacional

Morre José Cerqueira dirigente político de Vitória da Conquista

Lula anuncia que zerou fila do INSS

Datafolha: Lula tem 38% e lidera corrida presidencial; Augusto Cury vai a 8%

  1. Home
  2. Vitória da Conquista
  3. O IPTU da escorcha em Vitória da Conquista e uma democracia de esmolas
Vitória da Conquista xDestaque1

O IPTU da escorcha em Vitória da Conquista e uma democracia de esmolas

29/03/2023 5 min read

AA

 O IPTU da escorcha em Vitória da Conquista e uma democracia de esmolas
Jornalista Jeremias Macário

Jeremias Macário

   Parece mentira, mas não é. Eu vi e testemunhei com meus próprios olhos porque fui uma das vítimas. Como não recebo mais meu boleto (há dois anos) em minha residência, fui hoje à Secretaria de Finanças pegar meu IPTU e fiquei estarrecido com tanta gente para pouco atendimento.

  Para começar, esperei quase três horas, isso mesmo, para o painel sinalizar o aquele “plim” da minha senha IPO75. Ficou em minha memória de tanto olhar para a tela. Só havia dois caixas preferenciais, segundo a portaria, para entrega dos carnês. Vi idosos agoniados e atordoados, capengando de um lado para o outro, sem saber o que fazer. 

   Do barulho infernal de tanta gente, veio-me à cabeça aquelas cenas dantescas de Dante Alighieri, ou o livro “Inferno”, de Dan Brown. Em nosso Brasil existem as camadas terríveis de sofrimentos até o indivíduo atingir as profundezas mais quentes e dolorosas das torturas. 

    O mais incrível é que nosso povo passa por todas elas (camadas) sem reclamar, sem se indignar, sem protestar, diferente dos franceses, dos israelenses, dos ingleses e até dos nossos vizinhos hermanos da Argentina, Colômbia e do Chile que saem às ruas em multidões e chegam a derrubar ministros e governos. Pensei comigo que a nossa democracia é indolente e feita de esmolas.

   Como se não bastasse tudo isso de estresse e falta de respeito, de quase três horas de espera, levei ainda um susto com o aumento escorchante do imposto, de mais de 100 reais em relação ao do ano passado, um índice bem acima da inflação, de pouco mais de 10%.

   Verdadeiramente, não somos considerados cidadãos e sim, peças de manipulação dessa política do roubo e da corrupção do voto eleitoreiro alienado. Como não me revoltar, se as autoridades (Câmara, OAB, Ministério Público, Defensoria, magistrados e outras entidades) não nos representam? Muito pelo contrário!

  O trabalhador incansável, que derrama seu suor e sangue durante toda sua vida, com seriedade e honestidade, não tem valor neste país da democracia das esmolas, da impunidade e do assistencialismo do cala boca que transforma a pessoa em apenas num número invisível. 

   Alguém pode estar aí achando estranho quando falo em democracia das esmolas e até dizendo que estou agindo com incoerência em relação aos meus princípios socialistas. Respondo que ser socialista não é concordar com este Estado Assistencialista que procura sempre deixar nossa gente na ignorância e no comodismo.

    Existem aqui em Vitória da Conquista e em quase todas cidades brasileiras os chamados andarilhos de rua que recebem abrigos em todas cidades por onde chegam, com dormida e uma boa comida, muitos dos quais rejeitam qualquer oferta de trabalho e emprego de empresas que abrem colocações. 

     Quase todos ainda recebem o Bolsa Família e gastam em farras. Muitos deles deixaram suas famílias para viver assim. Não pagam luz, água, IPTU ou outro imposto e são bem acolhidos e tratados. Não podem ser aborrecidos e, qualquer coisa, falam palavrões e desaforos para funcionários que os recebem.

    Não estou condenando o amparo aos mais necessitados, principalmente os que vivem na miséria e pobreza nos casebres e favelas passando fome, mas desses aproveitadores e oportunistas que recusam trabalhar e preferem viver assim porque têm prioridade total, inclusive no atendimento numa UPA, num posto de saúde ou hospital. 

  O assistencialismo eleitoreiro só faz alimentar o ócio e vicia o cidadão, como dizia Luiz Gonzaga, nosso rei do baião. Enquanto isso, os outros pobres que dão um duro danado para pagar as coisas e tentar viver com certa dignidade, são humilhados nas repartições públicas, como na Secretaria de Finanças de Conquista. É por essas e outros que digo que no Brasil existe uma democracia das esmolas.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
março 2023
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
« fev   abr »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Transportes xDestaque1

Nas rodovias do futuro, o ativo mais valioso não será o asfalto, mas a IA mais precisa

04/09/2026

Avanço do Free Flow deve provocar uma nova corrida entre as concessões: a disputa pela IA capaz de cobrar corretamente

Política xDestaque1

Aprovado na CCJ projeto de Alice Portugal que reconhece a Irmandade da Boa Morte como Manifestação Cultural Nacional

04/09/2026

A luta pelo reconhecimento e pela valorização da cultura da Bahia avançou mais uma etapa na Câmara dos Deputados. Foi

História de Vitória da Conquista xDestaque1

Morre José Cerqueira dirigente político de Vitória da Conquista

04/09/2026

Informamos o falecimento do líder comunitário José cerqueira, ocorrido hoje, pela manhã. O velório do nosso amigo Zé será realizado

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.