(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Vereador do PL diz que “estudar não deveria ser para todo mundo”

Ferran Torres decide, e Espanha é bicampeã mundial

Convenções partidárias começam nesta segunda; veja o que muda

Edir Macedo injeta R$ 1,5 bilhão para tentar viabilizar venda do Digimais

O moralismo seletivo e a falência da ética como discurso político na Bahia

  1. Home
  2. Eleições 2022
  3. Bolsonaro venceu em 77 dos 100 municípios mais ricos do agronegócio
Eleições 2022 xDestaque1

Bolsonaro venceu em 77 dos 100 municípios mais ricos do agronegócio

13/10/2022 4 min read

AA

 Bolsonaro venceu em 77 dos 100 municípios mais ricos do agronegócio
Riachão das Neves Bahia está entre os 100 maiores municípios agrícolas da Brasil

Em 23 deles, o ex-presidente Lula recebeu a maioria dos votos

Dos  77 dos 100 municípios mais ricos do agronegócio, o presidente Jair Bolsonaro superou, no primeiro turno, o petista Luiz Inácio Lula da Silva. Em 23 deles, o ex-presidente recebeu a maioria dos votos. O levantamento foi realizado pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Os números reiteram o apoio dado por líderes e entidades do setor ao presidente. Juntos, os municípios somaram 5,3 milhões de votos, equivalente a 4,3% do total do País, e concentram 34,3% do Valor Bruto da Produção Agrícola (VBP) nacional, de R$ 254,866 bilhões. O índice é medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 22 municípios, Bolsonaro recebeu mais de dois terços dos votos. A maior porcentagem de votos válidos obtida foi em Canarana (MT), com 74,84%, ante 21,80% de Lula, enquanto a do petista foi em Riachão das Neves (BA), com 77,14% ante 20,23% do presidente.

Na verdade os eleitores, na sua maioria, dependente do emprego no agro não quis arriscar perder seu emprego diante das ameaças dos patrões, ricos e poderosos, mas a Bahia reagiu. Espera-se que no segundo turno, o ex-presidente Lula, consiga equilibrar a disputa.

Riachão das Neves- Baha

O sistema de agricultura familiar, definido como propriedades que dependem principalmente dos membros da família para a sua mão de obra e gestão, é responsável por garantir alimentos de qualidade na mesa dos brasileiros, visto que 70% da produção de alimentos consumidos provêm desse setor. Este sistema é reconhecido por gerar postos de trabalho em números bem maiores que a agricultura empresarial e por se preocupar com a sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

É pensando nesse modelo de Gestão Pública, que a Prefeitura de Riachão das Neves, por meio da Secretaria de Agricultura, lança o projeto “Solo Fértil”, que contempla a Assistência Técnica e Extensão Rural, visando o fortalecimento organizacional, produtivo, econômico, ambiental, cultural e social no segmento rural de Riachão das Neves.

O Projeto “Solo Fértil” é integrado com a Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais (LEI Nº 11.326, DE 24 DE JULHO DE 2006), que garante o acesso a serviço de assistência técnica e extensão rural pública, gratuita, de qualidade e em quantidade suficiente, com uma equipe de multiprofissionais constituída por três agrônomos, um veterinário, um gestor ambiental, um geógrafo (educador ambiental), dois técnicos em agropecuária e um auxiliar administrativo.

De acordo com o Secretário de Agricultura, Júnior Nunes, é responsabilidade também dos municípios disponibilizar mecanismos alternativos e de qualidade para os trabalhadores rurais do município, que são responsáveis pela produção e abastecimento, que chega a 70% dos alimentos consumidos pela população brasileira. “Temos a honra de dispor desse Projeto tão importante, com profissionais qualificados, para atendermos de forma satisfatória aos agricultores familiares do nosso Município”. Destacou Júnior Nunes.

Para o prefeito Hamilton Lima, esse mecanismo busca atender os agricultores familiares, objetivando inserir cada vez mais o homem no campo, dando-lhe a certeza de melhores produções.
Segundo Raimundo Filho, membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável – CMDS a implementação do Projeto “Solo Fértil”  prevê meios sócio econômico e ambiental, para que o agricultor familiar tenha vontade de permanecer no campo.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
outubro 2022
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  
« set   nov »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Política xDestaque1

Vereador do PL diz que “estudar não deveria ser para todo mundo”

20/07/2026

Declaração, proferida durante podcast, voltou a repercutir nas redes sociais nesta semana. Uma fala do vereador de Itajaí (SC) Victor

Esportes xDestaque1

Ferran Torres decide, e Espanha é bicampeã mundial

19/07/2026

Atacante marca na prorrogação, seleção espanhola vence a Argentina por 1 a 0 e conquista o segundo título da Copa

Eleições 2026 xDestaque1

Convenções partidárias começam nesta segunda; veja o que muda

19/07/2026

Momento define oficialmente quem serão os candidatos, aprovam coligações e definem diretrizes de campanha Começa nesta segunda-feira (20) o período

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.