Previsão de chuvas intensas se mantém nos próximos dias para BA, MG, RJ e SP

Após uma virada de ano bastante chuvosa, a previsão é de mais precipitação entre os dias 5 e 13 de janeiro em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.
O maior volume de chuvas no período irá se concentrar em São Paulo, centro e sul de Minas Gerais e no sul do Rio de Janeiro, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A precipitação esperada nessas regiões é de 80 mm a 150 mm.
O mau tempo também irá prevalecer em outras regiões do país. No Paraná e no norte de Santa Catarina há chance de chover entre 40 mm e 80 mm. Em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal também a perspectiva é de bastante chuva, segundo o Inmet.
Os estados de Minas Gerais e da Bahia, bastante afetados pela alta precipitação desde o início de dezembro, vão continuar na mira das nuvens carregadas. O oeste da Bahia será a área de maior precipitação nos próximos dias, de acordo com o Inmet.
O acúmulo de chuvas é causado pelo fenômeno chamado Zona de Convergência do Atlântico Sul, que provoca faixas de nuvens persistentes que ficam estacionadas por pelo menos quatro dias consecutivos.