Quaest: Lula amplia vantagem em todos os cenários e seria reeleito com facilidade em 2026

Levantamento da Genial/Quaest mostra vantagem de Lula no 1º e 2º turnos contra nove possíveis adversários
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue à frente de todos os concorrentes testados para a eleição presidencial de 2026, segundo nova pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (9). O levantamento indica estabilidade nas intenções de voto pelo segundo mês consecutivo e reforça o cenário já registrado em setembro, com o presidente liderando em todos os cenários de primeiro e segundo turnos.
De acordo com o g1, a sondagem foi realizada entre os dias 2 e 5 de outubro, com 2.004 entrevistas presenciais em todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Lula amplia vantagem e lidera em todos os cenários
A pesquisa aponta que Lula mantém vantagem de nove pontos sobre Ciro Gomes (PDT), 10 pontos sobre Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível, e 12 pontos em relação a Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Michelle Bolsonaro (PL). Ele também supera Ratinho Júnior (PSD) por 13 pontos; Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Eduardo Bolsonaro (PL) por 15 pontos; e Eduardo Leite (PSD) por 23 pontos.
No levantamento anterior, feito em setembro, Lula tinha oito pontos de vantagem sobre Tarcísio, o que mostra leve crescimento de sua margem. A Quaest também identificou Eduardo Bolsonaro como o nome com maior rejeição entre todos os pré-candidatos testados.
Cenários de primeiro turno
A Genial/Quaest simulou oito possíveis cenários de primeiro turno. No mais tradicional, com Jair Bolsonaro na disputa, Lula aparece com 35% das intenções de voto, contra 26% do ex-presidente, 10% de Ratinho Júnior, 9% de Ciro Gomes e 3% de Romeu Zema e Ronaldo Caiado.
Quando o nome de Michelle Bolsonaro substitui o de Bolsonaro, Lula chega a 36%, enquanto a ex-primeira-dama marca 21%. Ciro e Ratinho empatam com 10%. Já nos cenários com Tarcísio de Freitas, Lula sobe para 39% contra 18% do governador paulista.
O presidente também lidera com folga nos cenários envolvendo Eduardo Bolsonaro: chega a 43% das intenções contra 22% do deputado em um dos recortes.
Segundo turno
Nos nove cenários testados de segundo turno, Lula venceria todos os adversários. Contra Ciro Gomes, o presidente teria 41%, frente a 32% do pedetista. Na disputa com Jair Bolsonaro, o resultado seria 46% a 36%, mantendo leve oscilação dentro da margem de erro.
A maior vantagem de Lula é sobre Eduardo Leite (PSD): 45% a 22%. Já as disputas com Michelle Bolsonaro, Ratinho Júnior, Romeu Zema e Ronaldo Caiado também apontam vitórias com margens de dois dígitos.
Rejeição
A Quaest também perguntou se os brasileiros acham que Lula deveria disputar a reeleição em 2026. A maioria, 56%, é contra a candidatura do presidente, enquanto 42% são favoráveis e 2% não opinaram. O percentual de rejeição, porém, vem caindo desde maio, quando 66% se diziam contrários a uma nova candidatura do petista.
Por outro lado, 76% dos entrevistados afirmaram que Jair Bolsonaro deveria desistir de concorrer e apoiar outro candidato, índice que se manteve estável em relação a setembro. Apenas 18% defendem que o atual presidente dos Estados Unidos mantenha sua candidatura, mesmo estando inelegível no momento.