(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Prefeitura organiza prioridade de atendimento para o Programa Federal ” Minha Casa, Minha Vida”)

Câmara aprova atualização da COSIP-MU com quatro votos contrários

Lula diz que Congresso impediu super-ricos de pagarem “merrequinha a mais”

Governo da Bahia destaca potencial do polo automotivo no estado em encontro com potenciais fornecedores da BYD

Vitória da Conquista recebe Seminário Estadual sobre a PEC da Segurança Pública

cmvc
  1. Home
  2. Política
  3. Toffoli determina posse de prefeito para ‘terceiro mandato’ seguido no Rio de Janeiro



Política xDestaque1

Toffoli determina posse de prefeito para ‘terceiro mandato’ seguido no Rio de Janeiro

17/06/2025 3 min read

AA

 Toffoli determina posse de prefeito para ‘terceiro mandato’ seguido no Rio de Janeiro
O prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira (Podemos),

O ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou a posse e diplomação do prefeito de Itaguaí (RJ), Rubem Vieira (Podemos), em uma espécie de “terceiro mandato” consecutivo.

Vieira assumiu a prefeitura de julho a dezembro de 2020, quando era presidente da Câmara Municipal. Na época, ele assumiu de forma interina após Carlo Bussato Júnior e seu vice, Abeilard Goulart, perderam seus mandatos após sofrerem impeachment.

Nas eleições municipais do mesmo ano, ele concorreu e foi eleito prefeito. Já em 2024, ele concorreu à reeleição e venceu novamente, com 39,46% dos votos.

TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) havia vetado candidatura de Vieira. O tribunal entendeu que se configuraria uma tentativa de exercer o terceiro mandato, o que está em desacordo com a Constituição.

Candidato recorreu ao TSE após revés. Em 2 de novembro de 2024, o ministro André Mendonça negou o recurso individualmente. Vieira recorreu, então, ao Plenário.

Reeleito, Vieira pediu “efeito suspensivo” para sua diplomação e posse no cargo de prefeito. Ele entrou com ação no Supremo após o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) suspender o julgamento do caso em razão de um pedido de vista do ministro Nunes Marques.

Quando assumiu em 2020, Vieira alega que seguiu o que a lei impôs. Segundo ele, o mandato foi eventual e obrigatório.

Dias Toffoli argumenta que a indefinição traz riscos para a “soberania popular”. “Situação essa que, se mantida indefinidamente, configura quadro de instabilidade institucional e de insegurança jurídica com inegáveis prejuízos à necessária continuidade na prestação de serviços públicos aos cidadãos do município.”

Contudo, o ministro deixa claro que a decisão tem validade só até o julgamento do TSE ser concluído. “Defiro a tutela de urgência, para determinar a diplomação e posse do requerente [Rubem Vieira] no cargo de Prefeito do Município de Itaguaí/RJ, cargo para o qual fora eleito nas eleições de 2024

Administração interina desde 1º de janeiro de 2025. Itaguaí está sendo administrada interinamente por Haroldo Rodrigues Jesus Neto, o Haroldinho Jesus (PDT), presidente da Câmara Municipal

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar no Site






Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
junho 2025
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  
« maio   jul »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Cultura xDestaque1

Morre Angela Ro Ro, ícone da MPB, aos 75 anos no Rio de Janeiro

08/09/2025

Cantora morreu no Rio e deixa legado de mais de dez discos e parcerias com nomes como Cazuza e Maria

Segurança Pública xDestaque1

PF encontra foto de TH Joias (PL) deitado em cama com pilhas de dinheiro

07/09/2025

A Polícia Federal obteve um registro de TH Joias, ex-deputado estadual do Rio de Janeiro preso por suposto envolvimento com

Segurança Pública xDestaque1

Polícia prende mais duas pessoas suspeitas de participar de morte de Marielle Franco

10/05/2024

  A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta quinta-feira (9), dois mandados de prisão preventiva contra acusados de participar dos assassinatos

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.