(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Vereador do PL diz que “estudar não deveria ser para todo mundo”

Ferran Torres decide, e Espanha é bicampeã mundial

Convenções partidárias começam nesta segunda; veja o que muda

Edir Macedo injeta R$ 1,5 bilhão para tentar viabilizar venda do Digimais

O moralismo seletivo e a falência da ética como discurso político na Bahia

  1. Home
  2. Segurança Pública
  3. Presidente Lula foi o responsável por ativar o novo sistema de alerta da Defesa Civil
Segurança Pública xDestaque1

Presidente Lula foi o responsável por ativar o novo sistema de alerta da Defesa Civil

16/06/2025 3 min read

AA

 Presidente Lula foi o responsável por ativar o novo sistema de alerta da Defesa Civil

Na Bahia, moradores de Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista e Santa Cruz Cabrália foram notificados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o responsável por ativar o novo sistema Defesa Civil Alerta, que foi ampliado para o Nordeste. A cerimônia aconteceu neste sábado (14). Na Bahia, moradores de Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista e Santa Cruz Cabrália foram notificados.

A iniciativa prepara a população para o início da operação oficial do sistema na região, com data prevista para 18 de junho. Segundo os envolvidos, o objetivo é alertar a população sobre os perigos climáticos extremos, como chuvas torrenciais e incêndios.

Desse modo, as pessoas são alertadas a tempo e buscam um local seguro em caso de desastres ambientais. “Eu tenho uma convivência com essas coisas. Sem nenhuma informação, a gente fica totalmente perdido. Não sabe para onde vai, a gente não sabe para onde levar as coisas da gente. Não tem com quem contar, não tem ninguém, todo mundo está fugindo”, disse Lula, durante o evento em Brasília.

Na simulação, a Defesa Civil enviou uma mensagem emergencial para os telefones celulares de moradores de 36 municípios do Nordeste. Nesse primeiro momento, além das capitais, três cidades de cada estado participaram da demonstração do sistema.

Confira os municípios que participaram da simulação neste sábado (14):

Alagoas: Maceió, Marechal Deodoro, Pilar e São Luís do Quitunde
Ceará: Fortaleza, Aquiraz, Caucaia e Uruburetama
Maranhão: São Luís, Paço Lumiar, Trizidela do Vale e Imperatriz
Paraíba: João Pessoa, Alagoa Nova, Itatuba e Coremas
Pernambuco: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Ipojuca
Piauí: Teresina, Urucuí, Picos e Esperantina
Rio Grande do Norte: Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Extremoz
Sergipe: Aracaju, Barra dos Coqueiros, Estância e Lagarto.

Com o sistema ativado, os técnicos da Defesa Civil Nacional irão monitorar, junto às Defesas Civis estaduais, o recebimento das mensagens. Após a capacitação, o envio dos alertas será de responsabilidade direta dos órgãos locais.

O alerta da Defesa Civil Alerta está ativado nas regiões Sul e Sudeste, desde dezembro de 2024. O programa foi desenvolvido em parceria com o Ministério das Comunicações, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as empresas de telefonia móvel.

De acordo com o governo, a expectativa é de que o programa seja ampliado para o Norte e o Centro-Oeste até o final do ano. De acordo com Waldez Góes, a ideia é que essas regiões estejam habilitadas até setembro, quando se vivencia o ápice do período de estiagem.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
junho 2025
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  
« maio   jul »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Brasil xDestaque1

Imprensa nacional repercute início das obras da Ponte Salvador-Itaparica enquanto oposição critica ausência de projeto

19/07/2026

A repercussão nacional do início das obras da Ponte Salvador–Ilha de Itaparica reforçou a dimensão histórica do empreendimento para a

ENTREVISTA xDestaque3

Marco Aurélio de Carvalho: “4º mandato de Lula vai resgatar a união nacional. Bolsonarismo será varrido em definitivo”

19/07/2026

Coordenador das campanhas de reeleição do presidente Lula e eleição de Fernando Haddad em São Paulo, advogado fundador do Prerrô

Política xDestaque1

Mais um: Vitória da Conquista paga mais de R$ 12 milhões para empresa investigada por desvios nas gestões de ACM Neto e Bruno Reis

16/07/2026

O ex-prefeito de Jequié, Zé Cocá, não é o único aliado de ACM Neto a manter contratos milionários com a

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.