(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Além de Guanambi, Vitória da Conquista também terá apenas voos em avião de nove lugares para Salvador

Motta afirma que fará tramitação ‘sem atropelo’ de PEC 6×1 e deixa de lado projeto do governo

Deputado Zé  Raimundo pede empenho do Governo para viabilizar mais vôos entre Conquista e Salvador

BC aprovou, na gestão Campos Neto, compra de banco por Vorcaro após rejeição oito meses antes

Base do governo apresenta projeto de reestatização da distribuição de combustíveis e gás

  1. Home
  2. Municípios da Bahia
  3. ‘Cidade da cachaça’ tem a melhor qualidade de vida da Bahia



Municípios da Bahia xDestaque1

‘Cidade da cachaça’ tem a melhor qualidade de vida da Bahia

31/05/2025 3 min read

AA

 ‘Cidade da cachaça’ tem a melhor qualidade de vida da Bahia
Com pouco mais de 7,3 mil habitantes, Abaíra tem como principal atividade econômica a produção de cachaça

Uma pequena cidade do centro-sul da Bahia, de 7,3 mil habitantes, recebe o título de cidade com a melhor qualidade de vida da Bahia. Pelo menos é que aponta o Índice de Progresso Social (IPS), que analisa 57 indicadores sociais e ambientais de todos os municípios brasileiros. Abaíra é conhecida como a ‘cidade da cachaça’ devido a produção artesanal do produto e lidera o top 5 do ranking, que inclui ainda: Madre de Deus, Lauro de Freitas, Valente e Salvador.

Entre os fatores analisados pelo estudo, que tem metodologia internacional aplicada à realidade brasileira, estão a saúde, educação, saneamento e inclusão social. “O objetivo do IPS é avaliar a qualidade de vida da população através de índices públicos, recentes, exclusivamente sociais e ambientais. O estudo vem de um entendimento de que desenvolvimento econômico não corresponde necessariamente a desempenho social”, explica Melissa Wilm, coordenadora do IPS Brasil.

Por isso, Abaíra aparece em primeiro lugar na lista, mesmo com o rendimento médio dos moradores sendo de 1,6 salário mínimo. Em Salvador, o rendimento da população é quase o dobro: 3,1. A cidade do interior tem a maior proporção de idosos em comparação com crianças da Bahia, segundo revelou o último Censo. Enquanto a proporção média da Bahia é de 56 idosos a cada 100 crianças, em Abaíra a é de 137 a cada 100.

Abaíra é reconhecida pela cobertura vacinal elevada, acesso a saneamento básico, inclusão social, segurança e qualidade do meio ambiente. A nota da cidade, segundo o levantamento, é de 63,25 – maior do que a média do estado, que é de 57,67. O engenheiro sanitarista Jonatas Sodré avalia a importância do saneamento básico para a qualidade de vida da população. “Quem mais sofre com a falta de saneamento são as crianças e idosos, o que impacta diretamente as vidas das mães, que precisam ficar em casa para cuidar. Muitas vezes, nas periferias, isso diminui a renda familiar”, explica.

O esgotamento sanitário adequado também é um ponto forte da capital baiana, de acordo com o IPS Brasil. Salvador obteve nota 62,05 no ranking. Outros destaques positivos são acesso à informação, qualidade do meio ambiente e acesso à educação superior. A cidade fica em quinto lugar na lista das cidades baianas, atrás de Abaíra, Madre de Deus (63,15), Lauro de Freitas (62,41) e Valente (62,02).

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
maio 2025
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
« abr   jun »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Segurança Pública xDestaque1

Operação Midas cumpre 33 mandados de prisão e apreensão em seis estados

31/03/2026

Trinta e três mandados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos em seis estados pela “Operação Midas”.

Política da Bahia xDestaque1

ALBA: Zé Raimundo destaca investimentos dos governos Lula e Jerônimo em Jequié e em todo o sudoeste

24/03/2026

Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), nessa segunda-feira (23), o deputado Zé Raimundo rebateu as  críticas

Municípios da Bahia xDestaque1

A cidade mais alta do Nordeste onde o clima é frio, as montanhas dominam a paisagem e o café é premiado

08/03/2026

Região também guarda vestígios arqueológicos com milhares de anos Nem só de calor vive o Nordeste. No interior da Bahia,

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.