(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

AO VIVO: Com a presença de Lula, Congresso promulga fim da escala 6×1

PF aponta que empresa ligada a investigado no caso INSS pagou voos de Flávio Bolsonaro na Europa

Lula anuncia PEC para garantir Tarifa Zero nos fins de semana

Lula cresce, tira vantagem de Flávio Bolsonaro e empata em 50% no segundo turno, diz PoderData/Aya

Datafolha: Lula sobe, Flávio cai e os dois estão em empate técnico

  1. Home
  2. Habitação
  3. Minha Casa, Minha Vida doará casas a pessoas em situação de rua
Habitação xDestaque1

Minha Casa, Minha Vida doará casas a pessoas em situação de rua

25/04/2025 7 min read

AA

 Minha Casa, Minha Vida doará casas a pessoas em situação de rua
Programa do governo Lula prioriza 38 municípios com maior número de pessoas cadastradas como “sem moradia”

Primeiro lote destinará cerca de mil moradias gratuitas com apoio social e reinserção

O Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), uma das principais políticas habitacionais do governo Lula, dará um passo inédito para o processo de inclusão social do país: a doação de 3% das moradias subsidiadas pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) para pessoas em situação ou trajetória de rua. Os imóveis serão gratuitos, assim como os serviços de acompanhamento e reinserção social oferecidos aos beneficiários.

A iniciativa histórica foi anunciada pelo ministro das Cidades, Jader Filho, durante participação no programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), nesta quarta-feira (23). Segundo ele, o objetivo é garantir que a população mais vulnerável tenha acesso não apenas a um teto, mas também ao apoio necessário para reconstruir a vida.

“Essas cidades têm a obrigação de distribuir, no mínimo, 3% de todos os empreendimentos do Minha Casa Minha Vida aos moradores que estão em situação de rua. Veja bem: isso não é o limite, mas o piso a ser atendido nessas 38 cidades”, afirmou o ministro.

O deputado federal e secretário Nacional de Comunicação do PT, Jilmar Tatto, celebrou a medida inédita do governo Lula para a população em situação de rua.

Quem terá prioridade

A portaria interministerial que formaliza a medida foi assinada na terça-feira (22) e define os critérios de escolha e priorização dos beneficiários. Terão preferência famílias com crianças e adolescentes, mulheres, pessoas trans, grávidas, indígenas, pessoas idosas e com deficiência.

A portaria conjunta envolve o Ministério das Cidades (MCID), o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). 

Além da moradia, o governo Lula prevê um trabalho social estruturado, incluindo inserção no mercado de trabalho, matrícula de crianças nas escolas e oferta de serviços públicos nas proximidades.

“As casas serão doadas, a partir do MCMV com orçamento da União. Terá também acompanhamento e trabalho prévio com as famílias. Vamos sempre verificar quais são os equipamentos que precisam estar por perto dessas famílias”, disse o ministro.

Leia mais: Efeito Lula: Minha Casa, Minha Vida impulsiona setor imobiliário

Municípios com maior demanda

O foco inicial está em 38 cidades com maior número de pessoas em situação de rua cadastradas no CadÚnico, incluindo todas as capitais estaduais.

Os municípios beneficiados são: Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Feira de Santana (BA), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Foz do Iguaçu (PR), Goiânia (GO), Guarulhos (SP), João Pessoa (PB), Joinville (SC), Juiz de Fora (MG), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Osasco (SP), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santos (SP), São José do Rio Preto (SP), São José dos Campos (SP), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI), Uberlândia (MG) e Vitória (ES).

Leia mais: Lula exalta papel do Minha Casa, Minha Vida no desenvolvimento da construção civil

Expansão do programa

Jader Filho destacou ainda a relevância do MCMV para a economia e o mercado de trabalho. Segundo ele, o programa responde por mais da metade dos lançamentos imobiliários no país.
“A meta inicial era a de o programa alcançar 2 milhões de contratos. Já estamos chegando a 1,5 milhão. Ampliamos então a meta para 2,5 milhões, mas devemos chegar perto de 3 milhões de unidades habitacionais contratadas pelo governo federal.”

Ele também ressaltou a missão do governo Lula com o financiamento das obras previstas no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Não haverá falta de recurso para as obras do PAC. Isso é um compromisso do governo do presidente Lula”.

Apoio financeiro e operacional

A Caixa Econômica Federal (CEF), gestora do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), verificará a documentação das famílias e analisará os projetos de trabalho social para garantir viabilidade técnica. Além disso, a instituição realizará monitoramento periódico para assegurar o cumprimento dos objetivos estabelecidos.

O programa conta com um orçamento inicial de R$ 3,7 milhões para ações de habitação, conforme descrito no Plano Nacional para População em Situação de Rua. Essas ações incluem a construção de unidades habitacionais e a implementação piloto do Programa Nacional Moradia Cidadã, que oferece suporte contínuo para pessoas em situação crônica de rua.

Além disso, os beneficiários receberão apoio para estimar despesas com moradia e estratégias para geração de renda, fortalecendo a autonomia financeira.

Leia mais: Governo Lula investe R$ 1 bi em programa para população em situação de rua

Da Redação, com informações da Agência Brasil

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
abril 2025
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
« mar   maio »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Política xDestaque1

AO VIVO: Com a presença de Lula, Congresso promulga fim da escala 6×1

16/10/2026

Emenda reduz jornada máxima de 44 para 40 horas e concretiza reivindicação defendida por Lula desde a Constituinte de 1988,

Transporte Público xDestaque1

Lula anuncia PEC para garantir Tarifa Zero nos fins de semana

16/10/2026

Proposta será enviada ao Congresso e valeria para cidades com transporte coletivo. Pouco depois de comemorar a aprovação do fim

Pesquisas eleitorais xDestaque1

Lula cresce, tira vantagem de Flávio Bolsonaro e empata em 50% no segundo turno, diz PoderData/Aya

16/10/2026

Pesquisa mostra recuperação do presidente, que eliminou diferença de seis pontos percentuais em duas semanas; disputa está empatada a nove

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.