(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Além de Guanambi, Vitória da Conquista também terá apenas voos em avião de nove lugares para Salvador

Motta afirma que fará tramitação ‘sem atropelo’ de PEC 6×1 e deixa de lado projeto do governo

Deputado Zé  Raimundo pede empenho do Governo para viabilizar mais vôos entre Conquista e Salvador

BC aprovou, na gestão Campos Neto, compra de banco por Vorcaro após rejeição oito meses antes

Base do governo apresenta projeto de reestatização da distribuição de combustíveis e gás

  1. Home
  2. Ditadura Militar Brasileira
  3. Morre Theodomiro Romeiro, primeiro condenado à morte pela ditadura militar brasileira



Ditadura Militar Brasileira

Morre Theodomiro Romeiro, primeiro condenado à morte pela ditadura militar brasileira

15/05/2023 3 min read

AA

 Morre Theodomiro Romeiro, primeiro condenado à morte pela ditadura militar brasileira
Theodomiro Romeiro dos Santos/ Foto: Reprodução, revista Continente/ABI-Bahia (Foto: Associação Bahiana de Imprensa)

Com apenas 18 anos, Romeiro foi condenado pelo Conselho Especial da Aeronáutica

Morreu neste domingo (14), aos 70 anos, Theodomiro Romeiro dos Santos, o primeiro homem condenado pela ditadura militar brasileira quando tinha apenas 18 anos de idade. A informação do falecimento foi divulgada pelo escritor e jornalista, Emiliano José, em sua página oficial no Facebook.

Ainda jovem, Theodomiro se tornou um destacado militante   na luta contra a ditadura militar, fato que o levou a ser perseguido, preso e condenado à morte pelo Conselho Especial da Aeronáutica em março de 1971

Em 27 de outubro de 1970, na avenida Vasco da Gama, em Salvador, Bahia, Theodomiro Romeiro, Getúlio de Oliveira e Paulo Pontes , todos membros do então clandestino Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR), receberam voz de prisão de quatro agentes da ditadura. Na ocasião Getúlio conseguiu fugir, sendo perseguido por um dos agentes, mas Theodomiro e Paulo Pontes foram presos e algemados um ao outro. Com a mão esquerda livre, ao entrar no automóvel que os conduziria à prisão, Theodomiro sacou o revólver que estava em sua pasta e disparou três vezes, acertando dois dos agentes: um sargento da aeronáutica, que morreu com um dos tiros; e um agente da polícia federal, que saiu ferido.

Preso, Theodomiro foi condenado à morte naquele mesmo ano, mas teve essa pena comutada para prisão perpétua em 1971. Durante o período preso, teria sido torturado. Sabendo-se excluído da anistia política de 1979 e sob o risco de acabar sendo morto pela repressão, Theodomiro Romeiro dos Santos protagonizou, em agosto daquele ano, uma fuga da prisão.

Exilou-se na França e retornou ao Brasil apenas em 1985, após a expiração de sua condenação, e se graduou em Direito. Theodomiro aposentou-se como juiz do Tribunal Regional do Trabalho de Pernambuco. Recebeu anistia, mas, por motivações ideológicas, jamais pleiteou qualquer indenização.

Preso, Theodomiro foi condenado à morte naquele mesmo ano, mas teve essa pena comutada para prisão perpétua em 1971. Durante o período preso, teria sido torturado. Sabendo-se excluído da anistia política de 1979 e sob o risco de acabar sendo morto pela repressão, Theodomiro Romeiro dos Santos protagonizou, em agosto daquele ano, uma fuga da prisão.

Theodomiro ficou um mês em Vitória da Conquista, guardado pelas irmãs Sacramentinas, há historiadores que dizem que foram três dias, mas foi um mês.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
maio 2023
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
« abr   jun »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Ditadura Militar Brasileira xDestaque1

DITADURA MILITAR Há 62 anos, o Congresso elegia Castello Branco e legalizava o golpe

11/04/2026

Dois dias após o AI-1, um Congresso já atingido por cassações elegeu, em voto aberto, o primeiro presidente do regime

Política xDestaque1

Ex-ministro de Lula é deportado do Panamá após pergunta sobre ditadura

09/03/2026

Franklin Martins tinha conexão no país e estava a caminho de seminário na Guatemala. Viagem foi interrompida após interrogatório Ex-ministro

Cultura xDestaque1

Dennis Carvalho, ator e diretor, morre aos 78 anos no Rio

01/03/2026

O ator e diretor Dennis Carvalho morreu na manhã deste sábado (28), aos 78 anos, no Rio de Janeiro. Ele

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.