(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

URGENTE: Bolsa Família será cortado em 2 anos, informa coordenadora de Flávio Bolsonaro

Morre aos 84 anos Benito di Paula, autor de grandes clássicos da MPB

Governo da Bahia amplia rede de saúde com novos serviços e entrega de ambulâncias nesse sábado (17)

“Ao invés de ficar falando que é honesto, prove que é honesto”: o ponto alto de Lula no confronto com Flávio

Mais de 4 mil seções eleitorais tiveram locais de votação alterados

  1. Home
  2. Mobilidade Urbana
  3. Ônibus começam a rodar com nova identidade visual em Vitória da Conquista
Mobilidade Urbana xDestaque1

Ônibus começam a rodar com nova identidade visual em Vitória da Conquista

11/05/2023 8 min read

AA

 Ônibus começam a rodar com nova identidade visual em Vitória da Conquista
Foto: Reprodução | Ônibus Brasil

A nova identidade visual do transporte coletivo de Vitória da Conquista já pode ser vista em alguns veículos circulando pela cidade. A arte foi aprovada pela prefeita Sheila Lemos, por meio de um decreto do início de março, e vem sendo implantada gradativamente na frota.

De acordo com a prefeitura, o grafismo é referente aos símbolos conquistenses, como o Cristo do Periperi, o monumento aos indígenas e a Serra do Marçal, e ao slogan – Vitória da Conquista, melhor clima da Bahia para estudar, trabalhar e empreender – que alude, em um só frase, ao clima, à qualidade vida e ao potencial da cidade para trabalhar, empreender e estudar.

A aprovação da nova identidade visual ocorre pela necessidade de proporcionar melhor imagem e uma conotação mais dinâmica ao Sistema de Transporte Público de Passageiros, disponibilizando aos usuários informações claras, de maneira a propiciar a melhor identificação do veículo, linha e/ou destino.

À época da publicação, o coordenador de Transporte Público, Sérgio Hubner, explicou que escolha da cor branca foi cuidadosamente calculada. “O branco é paz, pesa menos o semblante da cidade, porque o ônibus já é volumoso por si só. O branco é uma cor barata pra se retocar, e o transporte público exige muitos retoques. E tudo o que se puder economizar no sistema de transporte público, você reverte isso pra modicidade tarifária, que é o grande pedido e anseio da prefeita, em deixar esse legado da modicidade tarifária”, justificou.

Prazo para táxis

Os táxis também tiveram a nova identidade visual aprovada e os prestadores do serviço terão o prazo de um ano, contado da publicação do decreto, para se adaptar às mudanças. Para os ônibus do transporte coletivo o prazo é de seis meses. Novos veículos que foram incorporados ao sistema terão que cumprir a configuração determinada.

Caberá à Coordenação de Transportes Públicos a fiscalização, conforme diretrizes estabelecidas no Manual de Identidade Visual dos Veículos, que estará disponibilizado no site oficial, ou poderá ser retirado na Coordenação de Transportes Públicos, mediante a entrega de mídia de armazenamento eletrônico/digital (CD-ROM, pen drive etc.) para gravação ou cópia do material.

Concorrência pública

O município de Vitória da Conquista está realizando uma nova concorrência pública para seleção das duas empresas que vão operar o transporte coletivo urbano de Vitória da Conquista.

As empresas Viação Rosa, Viação Atlântico, Viação Expresso Brasileiro e Viação MC entregaram, no mês passado a documentação de habilitação para participarem do certame. De acordo com o edital do processo, será a vencedora as duas empresas que apresentarem o menor valor da tarifa. Como a decisão do Governo Municipal de manter a tarifa em R$ 3,80, as empresas terão um subsídio sempre que o custo da prestação do serviço for superior à receita com a arrecadação. A tarifa será reajustada anualmente.

A prefeitura espera, por meio da concorrência, que o transporte coletivo urbano vai apresentar várias melhorias para o usuário, a exemplo de veículos com idade máxima de sete anos, acessibilidade em 100% da frota, manutenção da integração tarifária, wi-fi, e circuito fechado de TV, para maior segurança dos passageiros e tripulação. Outra novidade será a aceitação de outras formas de pagamento da tarifa que não apenas o cartão BEM ou dinheiro, a exemplo do PIX.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
maio 2023
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
« abr   jun »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Paulo Nunes xDestaque2

Caminhar não é (PRECISO) viver também não

18/10/2026

Artigo escrito originalmente em 2013 As  leis de trânsito dão prioridade ao pedestre, mas não se desenvolvem políticas públicas para

Vitória da Conquista xDestaque1

Vitória da Conquista está com alerta de baixa umidade do ar para esta segunda-feira, 14

14/09/2026

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de perigo potencial de baixa umidade para Vitória da Conquista e

Saúde xDestaque1

Representante do Ministério da Saúde visita Carreta de Saúde da Mulher em Vitória da Conquista (BA)

10/09/2026

  Uma Carreta do Ministério da Saúde de Prevenção ao câncer de mama e de colo de útero e de

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.