Depois de colocar o Bode na sala, prefeitura faz reunião para tirar o Bode
A Prefeitura de Vitória da Conquista promoveu nesta segunda-feira (26) uma reunião institucional para discutir o funcionamento do sistema de estacionamento rotativo pago, a Zona Azul, reunindo representantes da gestão municipal, da Câmara de Vereadores, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial e Empresarial de Vitória da Conquista (Acevic). O encontro teve como objetivo alinhar informações, ouvir demandas e construir, de forma conjunta, propostas de aperfeiçoamento do serviço.
POR QUE A REUNIÃO ACONTECE DEPOIS DA CONFUSÃO?
A prefeita Sheila Lemos destacou a importância do encontro e reforçou o papel estratégico da Zona Azul para a cidade. “Na tarde de hoje nós convidamos a CDL, a ACEVIC e a Câmara de Vereadores para tratarmos sobre o estacionamento rotativo de Vitória da Conquista. Ficou claro que o estacionamento rotativo, a Zona Azul, é de suma importância para o fortalecimento do nosso comércio, principalmente aqui na área central da nossa cidade. Ouvimos as sugestões da CDL, da associação e da Câmara de Vereadores e, em breve, vamos realizar uma coletiva de imprensa com a CDL e a Câmara de Vereadores para levar essas novas soluções para todos os conquistenses”, afirmou.
POR QUE A REUNIÃO ACONTECE APENAS COM O MERCADO?
POR QUE O POVO, USUÁRIO DOS VEÍCULOS NÃO FOI CONVIDADO?
Durante a reunião, as entidades representativas apresentaram contribuições que serão reunidas em um documento formal. O material será encaminhado à Serbet, empresa concessionária responsável pela administração do sistema de estacionamento rotativo no município.
AS TAIS ENTIDADES REPRESENTATIVAS CITADAS, REPRESENTAM OS USUÁRIOS DOS AUTOMÓVEIS E MOTOS?
O presidente da CDL, Hélio Marques, ressaltou que o sistema é fundamental para a dinâmica econômica da cidade e destacou a importância da organização das vagas nas áreas comerciais. “A nossa reunião foi muito positiva. Nós discutimos vários assuntos em relação à Zona Azul. A gente percebeu que o sistema rotativo é muito importante para o comércio de Vitória da Conquista. Então, a gente só precisa fazer alguns ajustes necessários para que a informação chegue correta para os nossos clientes”, pontuou.
NOTA-SE NO PARÁGRAFO EM EPÍGRAFE, QUE O SR. HÉLIO MARQUES DIZ QUE É FUNDAMENTAL. O LUCRO PARA SEU SEGMENTO, MAS AOS USUÁRIOS, POSSÍVEIS CLIENTES, APENAS PRECISAM DE INFORMAÇÃO.
Hélio Marques também destacou que o diálogo com o poder público e demais entidades é essencial para garantir que o serviço atenda ao interesse coletivo. “A gente sempre quer o melhor para o comércio, quer conviver com a população e não quer nunca penalizar a população. Nós queremos ajudar”, completou.
Representando a Câmara de Vereadores, o vereador Luciano Gomes enfatizou o papel do Legislativo como mediador das demandas da população e dos setores envolvidos. “A Câmara faz o papel de mediadora. Hoje a Prefeitura nos convidou para essa reunião junto com a CDL, com a Associação Comercial e com diversos órgãos representativos, e nós viemos trazer as propostas e as demandas da população. Não ficou nada definido, algumas propostas foram colocadas e agora elas vão ser analisadas pela equipe técnica da Prefeitura, junto com a empresa que atua na Zona Azul”, afirmou.
O REPRESENTANTE DA CÂMARA, AUTÊNTICA REPRESENTANTE DOS USUÁRIOS DO SISTEMA POR DEVER CONSTITUCIONAL, DIZ TER LEVADO PROPOSTAS, ENTENDEMOS QUE SEJAM PARA DIMINUIR O DESCONFORTO POPULAR. APESAR DISSO, O REPRESENTANTE CONDUTOR DO VEÍCULO DEVERIA ESTAR PRESENTE.
As sugestões apresentadas pela CDL, pela Acevic e pela Câmara de Vereadores serão analisadas pela concessionária. Após o retorno oficial da empresa, a Prefeitura realizará uma coletiva de imprensa para esclarecer dúvidas e informar à população sobre os próximos encaminhamentos.
NO NOSSO MODESTO ENTENDIMENTO, CONCESSIONÁRIA NÃO TEM PODER CONSTITUCIONAL PARA ANALISAR SERVIÇO PÚBLICO, CABE A ESTA APENAS ACATAR AS POSSÍVEIS DECISÕES.
O sistema de estacionamento rotativo pago, conhecido como Zona Azul, tem como objetivo organizar o uso das vagas públicas em áreas de grande circulação, especialmente no Centro da cidade, garantindo a rotatividade de veículos, ampliando o acesso ao comércio e contribuindo para a mobilidade urbana.
SE FOSSE VERDADE, A INFORAMÇÃO DO PARÁGRAVO RETRO, NÃO HAVERIA POR PARTE DA PREFEITURA, A MULTA EXTORSIVA DE R$ 60,00, COMO TAMBÉM O PAGAMENTO OBRIGATÓRIO EM 20 MINUTOS, ALÉM DA PROIBIÇAO DO PAGAMENTO EM MOEDA CORRENTE.
A Prefeitura reforça que todo o processo é conduzido com diálogo, transparência e responsabilidade, buscando o aperfeiçoamento do serviço e o fortalecimento da economia local.
QUAL DIÁLOGO A PREFEITURA TEVE COM A POPULÇÃO? O SERVIÇO NAS CONDIÇÕES COLOCADAS, CAUSA TRANSTORNO OS MUNICIPES, DIFICULTA O PAGAMENTO DAS MULTAS COM A INTENÇÃO CLARA, DE TIRAR DINHEIRO DO BOLSO DO POVO, AFASTA OS POSSÍVEIS COMPRADORES DAS LOJAS DO CENTRO DA CIDADE, E HUMILHA O CIDADÃO CONQUISTENSE.
DESCUPEM, A REUNIÃO PARA TIRAR O BODE DA SALA ACONTECEU, NÃO PARA ORGANIZAR ACONTECEU PORQUE, AS VAGAS DE ESTACIONAMENTO ROTATIVO ESTAVAM DESOCUPADAS, AS PESSOAS FUGIRAM DO COMÉRCIO. SE QUISEREM RESOLVER, RETIREM A MULTA DE EXTORSIVA, VALIDE OS CRÉDITOS ANTECIPADOS NO APLICATIVO, RECEBAM O DINHEIRO DO ESTACIONAMENTO EM MOEDA CORRENTE TAMBÉM. DO CONTRÁRIO O COMÉRCIO NO CENTRO DA CIDADE VAI PENAR.

