(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Sequestrada e presa por Israel, Luizianne denuncia violações de direitos humanos

Ruy & Rovs Lançam o Álbum “E elas brotavam teimosamente”: Celebração da Arte como Força de Transformação e Resistência

O que foi a Revolta dos Malês, a maior rebelião de escravizados do Brasil

A Justiça Tarda, Mas Não Falha

Incomunicáveis, brasileiros sequestrados por Israel devem receber visita consular

cmvc





  1. Home
  2. Cultura
  3. Academia Conquistense de letras empossa mais 4 membros no dia 7 de outubro e celebra renovação histórica



Cultura xDestaque1

Academia Conquistense de letras empossa mais 4 membros no dia 7 de outubro e celebra renovação histórica

02/10/2025 10 min read

AA

 Academia Conquistense de letras empossa mais 4 membros no dia 7 de outubro e celebra renovação histórica

No dia 07 de outubro, mais 4 novos acadêmicos serão empossados  Academia Conquistense de Letras (ACL), marcando um tempo histórico de renovação. Após mais de uma década sem abertura de editais para ocupação de novas cadeiras, a instituição, fundada em 1984, lançou recentemente um processo seletivo que resultou na eleição de 12 novos acadêmicos.

CALENDÁRIO DE POSSE EM TRÊS ETAPAS

A posse está sendo realizada de forma fracionada, em três etapas, com grupos de quatro membros.  Sob a condução da presidente da ACL Elvarlinda da Rocha Jardim, os eventos de solenidade significam um marco de fortalecimento da literatura regional.

Encerrando o calendário de posse dos novos acadêmicos, o terceiro grupo terá sua solenidade às 19 horas, do dia próximo dia 7 de outubro, no foyer do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.

QUEM SÃO OS 4 NOVOS ACADÊMICOS EMPOSSADOS EM 7 DE OUTUBRO
MARILAINE GUADALAJARA, CADEIRA N.º 17, PATRONO: SOSÍGENES COSTA

Nascida em São Paulo, Marilaine Guadalajara é formada na Bahia, foi acolhida por Vitória da Conquista ainda menina, onde construiu sua trajetória profissional. Professora há quase 40 anos,

atuou em salas de aula e na coordenação de importantes instituições em Conquista e São Paulo. Graduada em Letras e pós-graduada em Linguística pela UESB, é autora dos livros “Qanta Munani”

(2013), “Ele me tirou de lá” (2021) e “Máscaras” (2023), além de outras publicações avulsas. Cristã, mãe e esposa, traz para a Academia a experiência de educadora e autora comprometida com a literatura e a vida comunitária.  Para Marilaine Guadalajara fazer parte da Academia significa uma oportunidade de continuar servindo à literatura e à educação de Vitória da Conquista: “Para além da imortalidade que o acadêmico adquire ao ingressar na ACLetras, o meu mérito maior está na honra de me tornar mais uma a zelar pela imortalidade da Língua Portuguesa”.

PAWLO CIDADE, CADEIRA N.º 16, PATRONO: UBALDINO GUSMÃO FIGUEIRA.

Escritor e produtor cultural com mais de 20 livros publicados, Pawlo Cidade é autor de obras que transitam entre a literatura e a crônica urbana, mantém o “Blog ‘Pawlo Cidade”’, espaço de difusão de suas produções literárias e reflexões culturais. Além de escritor é gestor cultural, dramaturgo, pedagogo, educador ambiental, membro da Academia de Letras de Ilhéus; Ex-Secretário de Cultura de Ilhéus; ex-diretor das artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Para

Pawlo, estar na ACL é somar voz a um coro que valoriza a memória, a identidade e a força cultural de Vitória da Conquista.  Entrar nesta Academia é reconhecer o valor coletivo da literatura como

alimento cultural. Ele pretende trazer para este espaço o diálogo entre o local e o nacional, narrativas que emergem do nosso chão, e contribuir para que Vitória da Conquista seja vista também como um polo literário forte. “A ACL é um campo fértil da literatura Conquistense. Se juntar a esta casa é se juntar a profundidade das suas ideias e de seus ideais”, afirma Pawlo.

RENATO SENNA CADEIRA N.º 19, PATRONO: EUCLIDES DANTAS

Renato Senna é jornalista, publicitário, professor de redação. Natural de Itapetinga, professor substituto de Comunicação Jornalística, UESB. Escritor, romancista, contista e cronista, com trabalhos reconhecidos no cenário literário, contribui para o fortalecimento da cultura conquistense por meio de suas publicações e participações em eventos culturais. Vários livros publicados e a publicar, dentre eles, “O pássaro labareda e a loucura de Benjamim de León Antuñez” e “Reclusas Noites de Inverno” (Prêmio Zélia Saldanha, 2006).  Para Senna, é um orgulho fazer parte da ACL e poder dialogar com outros escritores, mantendo viva a chama da literatura em nossa cidade. “O escritor tem momentos de alegria, tristeza e até lágrimas; ao ser um dos escolhidos pela ACLetras, o que muito me honra, sinto que valeu a pena todo esforço e solidão, porque, na sua essência, escrever é um ato solitário“.

ROSSANE NASCIMENTO CADEIRA N.º 27, PATRONO: GUIMARÃES ROSA.

Professora, jornalista, publicitária e gestora cultural, Rossane Nascimento é graduada em Letras Vernáculas pela UESB, especialista em Literatura Brasileira, Marketing e Jornalismo. É produtora do compositor Elomar Figueira Mello e mestranda em Cultura. Tem experiência em comunicação, educação e literatura, com trabalhos que unem arte, palavra e ação. Biógrafa do ex-deputado e comunicador baiano, Carlos Alberto Simões (in memoriam), com o livro “Um menino de Asas com Visão de Águia”, a ser lançado, tem poemas inéditos e atualmente escreve notas biográficas de Elomar. Como gestora cultural, Rossane desenvolve projetos voltados à valorização da arte e da cultura regional. “Para mim, assumir esta cadeira é assumir o compromisso de contribuir com a conjunção entre educação, literatura e comunicação; é continuar colaborando para a valorização da nossa identidade, especialmente a nossa cultura sertânica, com foco no pertencimento. Espero que, com meu trabalho, eu possa fortalecer os espaços de leitura, de oficinas literárias e que novas vozes sejam celebradas”.

A VOZ DA PRESIDÊNCIA

Para a presidente da ACL, Elvarlinda da Rocha Jardim, a posse dos 12 novos membros marca um momento decisivo para a instituição. É uma renovação que honra nosso passado e projeta nosso futuro, ao abrir espaço para novas vozes, para diversidades de expressão. Para ela, a chegada de novos acadêmicos fortalece a instituição e reafirma o compromisso da Academia com a literatura, a cultura e a identidade de Vitória da Conquista, enfatizando que a nossa literatura deve ser visível, ativa e transformadora. “Que cada novo acadêmico sinta a responsabilidade de fomentar a leitura, a escrita e a arte em nossa cidade, e que todos, autores e público, percebam a Academia não como relicário do passado, mas como uma casa de criação, troca e diálogo”, reforça a presidente.

PROGRAMAÇÃO: O ERUDITO, O POPULAR BRASILEIRO E CLÁSSICOS UNIVERSAIS MARCAM A SOLENIDADE COM DUO DE PIANO E SAXOFONE E SOLOS DE VIOLÃO CLÁSSICO DE ELOMAR   

Para brindar a noite e encerrar com chave de ouro o calendário de posse de novos membros, a programação cultural inclui uma apresentação musical com duo piano e sax, tendo como convidados o saxofonista Sérgio Veiga e a pianista e maestrina Taís Carvalho.  Equilibrando o erudito, o popular brasileiro e clássicos universais, juntos executarão peças da autoria de Tom Jobim, Ary Barroso, Luiz Gonzaga, Villa Lobos, dentre outros.

Os convidados também poderão apreciar solos para violão clássico, por João Omar e apresentação de canto poema, por Elomar Figueira Mello.

SERVIÇO

Cerimônia de posse de 4 novos acadêmicos na academia conquistense de letras

Apresentação musical

  • Data: 07 de outubro
  • Horário: 19h
  • Local: Saguão do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima
  • Assessoria de Imprensa: Rossane Comunicação e Cultura
  • Telefone: 77 99925-5390
  • E-mail: atendimentorossane@gmail.com
Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar no Site






Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
outubro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
« set    



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Cultura xDestaque1

Homenagem à Memória de Benjamim Nunes Pereira

31/08/2025

É com eterno sentimento de saudades e imensa reverência que nos despedimos de Benjamim Nunes Pereira, (77 anos) figura luminosa

Ruy Medeiros xDestaque2

Há 105 anos, foi-se o Último Boêmio

07/06/2023

    Ruy Medeiros   Há escritores que são lidos bastante em seu tempo e continuam a ser lidos; outros

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.