(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Após vitória na isenção do IR, governo Lula mira agenda de alcance popular; veja as prioridades

Lula entrega mais de 2,8 mil casas do Minha Casa, Minha Vida em Imperatriz nesta segunda-feira

Governo do Estado deflagra operação para coibir venda de bebidas adulteradas em Salvador

Lula pediu retirada do tarifaço em conversa com Trump

As ‘alternativas presidenciais’ de Bolsonaro, segundo Ciro Nogueira

cmvc
  1. Home
  2. Economia
  3. Norte e Nordeste puxam PIB e compensam crescimento mais baixo no Sul e Centro-Oeste, diz BB



Economia xDestaque3

Norte e Nordeste puxam PIB e compensam crescimento mais baixo no Sul e Centro-Oeste, diz BB

07/01/2025 3 min read

AA

 Norte e Nordeste puxam PIB e compensam crescimento mais baixo no Sul e Centro-Oeste, diz BB
Lula com João Azevêdo (PSB), governador da Paraíba, estado que deve registrar maior alta no PIB. Créditos: Ricardo Stuckert / PR
Projeções feitas pelo BB mostram que o agro foi quem puxou a atividade econômica para baixo. Paraíba, governada por João Azevêdo (PSB) deve registrar maior alta, com PIB de 6,6%.

O crescimento econômico no Nordeste vai assegurar as projeções nacionais para o Produto Interno Bruto (PIB), principal termômetro da atividade econômica, que deve fechar o ano de 2024 em 3,5%, segundo projeções divulgadas nesta sexta-feira (3) na Resenha Regional, um relatório mensal com indicadores das regiões e estados brasileiros feito pelo setor de investimentos do Banco do Brasil.

A análise mostra que o Norte deve fechar o ano com PIB de 4,7% e o Nordeste de 3,8%, compensando índices mais baixos de crescimento econômico no Sul, de 2,8%, e Centro-Oeste, 2,7%.

No Sudeste, os analistas do BB preveem crescimento de 3,7%, índice mais próximo ao nacional.

Entre os Estados, o maior PIB deve ser registrado na Paraíba (6,6%), seguido do Rio Grande do Norte 6,1%), Tocantins (6%), Amapá (5,8%), Espírito Santo (5,3%), Amazonas (5,2%) e Distrito Federal (5,1%).

Entre todas as unidades da federação, apenas Mato Grosso do Sul deve registrar dado negativo, com que da 0,7% na atividade econômica, puxada por um tombo de -13,1% no PIB agropecuário – indústria registrou alta de 3% e serviços de 1,7%.

Mato Grosso deve fechar o ano com leve oscilação, de 0,1%. Ainda devem registrar índices abaixo dos 3,5% do PIB nacional: Rondônia (2%), Rio Grande do Sul (2,5%), Paraná (2,6%), Bahia (2,9%), Alagoas (3,1%) e Minas Gerais (3,4%).

Agro puxa PIB para baixo

Nas projeções feitas pelo BB fica claro que o segmento do agro foi quem puxou a economia para baixo no país.

Caso fosse considerado apenas o PIB agropecuário, a economia brasileira teria um resultado negativo, de -2,5%. O crescimento da indústria (3,3%) e serviços (3,6%) que devem garantir os 3,5% do PIB nacional em 2024.

Além de Mato Grosso do Sul, que registrou a maior queda de -13,1%, o PIB agropecuário do Paraná (-11,3%) e de Santa Catarina (-8,4%) tiveram forte impacto no crescimento econômico.

Já em Roraima, o PIB do agro cresceu 19,2%. Com 10,4%, Rio Grande do Sul também registrou crescimento acima dos dois dígitos no setor agrícola.

Veja os dados e acesse o relatório completo.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar no Site






Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
janeiro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
« dez   fev »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Governo da Bahia xDestaque1

Governo do Estado entrega veículos novos e amplia cobertura de saúde em cidades do interior baiano

03/10/2025

Renovação da frota garante mais segurança e agilidade no transporte de pacientes A rede de Policlínicas Regionais da Bahia recebeu,

Nordeste xDestaque3

Cinco cidades do Nordeste lideram em qualidade de vida no Brasil

07/09/2025

Por Guilherme Silva O Nordeste do Brasil não se destaca apenas por suas belezas naturais e culturais, mas também por

Nordeste xDestaque1

Legado socioambiental da Transposição do São Francisco destaca avanços sociais

15/08/2025

O encontro tem como objetivo apresentar resultados da gestão ambiental do Programa de Integração do Rio São Francisco Com o

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.