Prefeitura organiza prioridade de atendimento para o Programa Federal ” Minha Casa, Minha vida)
Superlotação UPA estadual em Vitória da Conquista (única no município) – e que deveria fazer atendimentos de urgência e emergência

▶️ Com a deficiência de estruturas municipais de saúde, a UPA estadual fica sobrecarregada, atendendo 61% dos pacientes com classificação azul ou verde (mais de 8 mil pacientes/mês, de um total de 13.500 atendimentos/mês) — casos que idealmente deveriam ser acolhidos em postos de saúde municipais.
▶️ Esse desvio não apenas sublinha a inadequação da infraestrutura de saúde municipal, mas também impacta a eficiência do atendimento de emergências mais críticas na UPA.
▶️ A superlotação da UPA por casos de dengue é uma consequência direta da insuficiência de assistência na atenção primária e da negligência municipal no controle vetorial.
♦️ Insuficiência da cobertura de Atenção Primária
⏰ Funcionamento limitado das UBS: Das 50 UBS no município, apenas 4 funcionam como unidade sentinela/referência em um horário restrito, o que é considerado insuficiente para oferecer assistência adequada à população.
♦️ Onde estão as ações estaduais
▶️ Em toda a Bahia foram mais de R$ 19 milhões aplicados no combate à dengue
▪️Aquisição de novos carros de fumacês;
▪️Distribuição de 12 mil kits para os agentes de Combate às Endemias;
▪️Apoio para intensificação dos mutirões de limpeza com o auxílio das forças de segurança e emergência, além da utilização de agentes com bombas costais em diversas cidades;
▪️E aquisição de medicamentos e insumos.
▶️ Especificamente em Vitória da Conquista
▪️Em 2023 foram liberados veículos de fumacê entre os meses de agosto a novembro;
▪️E já em 2024 liberamos 10 veículos de fumacê em fevereiro e março;
▪️A dependência excessiva do fumacê, como último recurso, revela que a Prefeitura de Vitória da Conquista adota uma postura reativa em vez de proativa no combate à doença;
▪️O Governo do Estado ainda disponibilizou soro fisiológico, entregou kits para os agentes de combate às endemias;
▪️E fez capacitação presencial com os profissionais de saúde no município;
▪️Isso além de implantar 20 novos leitos de hidratação na UPA Estadual.
♦️ Por que o Estado não lutou por vacinas contra a Dengue para Vitória da Conquista
🚨É um falso argumento
▪️ Primeiro: a vacina contra a dengue significa esperança diante da explosão de casos da doença no país, mas não é a solução imediata para o atual cenário epidemiológico em razão da quantidade do imunizante disponibilizado pelo Ministério da Saúde e fabricante, pois foram 1,2 milhão de doses para todo o Brasil. O público-alvo é apenas de 10 a 14 anos
▪️ Segundo: O local de envio das doses é determinado pelo Ministério da Saúde, com base nos indicadores de 2023
♦️ Promessa de Tenda de Hidratação
▶️ O Governo do Estado e o Exército Brasileiro já se colocaram à disposição para apoio ao município a partir da cessão de equipamentos, insumos e até medicamentos para que a prefeitura implantasse tendas de hidratação.
♦️ Atendimentos
▶️ Município alega ter feito 4.172 atendimentos de pacientes suspeitos de Dengue
▶️ No entanto, existem mais de 10 mil casos. Esse excedente foi pra onde? Para as unidades estaduais, o que representa 60%.
▶️ É imperativo que o município revise suas estratégias de controle do vetor e melhore a infraestrutura de saúde. O combate à dengue requer um compromisso municipal duradouro com a prevenção, educação e cuidados de saúde primários.