(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Gigante aérea da Índia negocia compra de até 150 aeronaves da Embraer

Mega da Virada 2026: apostas começam no dia 3/11 com prêmio estimado acima de R$ 1 bi

Trump sofre derrota histórica: democratas tomam Câmara e Senado dos EUA, apontam projeções

Após ameaças de envenenamento, Lula envia ministros a aldeias de MS

Lula rebate boatos pós-eleição: “nenhum programa social será extinto”

  1. Home
  2. Internacional
  3. Trump sofre derrota histórica: democratas tomam Câmara e Senado dos EUA, apontam projeções
Internacional xDestaque1

Trump sofre derrota histórica: democratas tomam Câmara e Senado dos EUA, apontam projeções

04/11/2026 7 min read

AA

 Trump sofre derrota histórica: democratas tomam Câmara e Senado dos EUA, apontam projeções

Partido Democrata rompe décadas de domínio republicano em estados conservadores e impõe ao presidente um Congresso de oposição a partir de janeiro de 2027.

Donald Trump sofreu uma derrota histórica nas eleições de meio de mandato dos Estados Unidos: os democratas conquistaram a maioria na Câmara dos Representantes e no Senado, segundo projeções da Associated Press (AP). A apuração da votação de terça-feira (3) avançou pela madrugada desta quarta-feira (4) com vitórias da oposição em redutos republicanos e estados que haviam apoiado o presidente em 2024.

A perda das duas maiorias muda o equilíbrio de forças em Washington e compromete a capacidade de Trump de aprovar sua agenda nos dois últimos anos de mandato. O novo Congresso assume em janeiro de 2027, quando a oposição poderá usar suas maiorias para bloquear projetos, investigar a administração e barrar nomeações presidenciais.

Onda azul derruba redutos republicanos e rompe jejuns históricos

Até a manhã desta quarta-feira, as projeções da AP indicavam ao menos 225 cadeiras democratas na Câmara, acima das 218 necessárias para controlar a Casa, que tem 435 integrantes. No Senado, o bloco democrata alcançava pelo menos 54 das 100 cadeiras, superando as 51 necessárias para a maioria.

Os números permanecem parciais, com disputas ainda sem definição. A conquista das duas Casas, porém, já estava projetada. A dimensão histórica do resultado aparece nas vitórias democratas em estados onde o partido acumulava décadas de derrotas nas eleições para o Senado:

  • Texas: James Talarico derrotou o procurador-geral republicano Ken Paxton. O estado não elegia um senador democrata desde 1988.
  • Kansas: o pastor metodista Adam Hamilton venceu o senador Roger Marshall, encerrando um jejum democrata iniciado em 1932 — há 94 anos.
  • Carolina do Sul: Annie Andrews venceu em um estado que não elegia um senador democrata desde 1998.

A onda também atingiu Ohio, Iowa, Carolina do Norte e Maine. Segundo a AP, os democratas tomaram ao menos sete cadeiras do Senado dos republicanos, ampliando o alcance da derrota do partido de Trump.

A composição do novo Senado também terá marcos de representatividade. O progressista Abdul El-Sayed, eleito por Michigan, será o primeiro senador muçulmano da história dos Estados Unidos. Chris Pappas, de New Hampshire, será o primeiro homem abertamente gay a integrar a Casa.

Entre os republicanos, Byron Donalds foi eleito o primeiro governador negro da Flórida, ao derrotar o democrata David Jolly.

Guerra com o Irã e custo de vida pesam contra Trump

A derrota ocorreu em um cenário de desgaste do governo, marcado pela insatisfação com a guerra contra o Irã, a alta dos combustíveis e o aumento do custo de vida. O descontentamento alcançou eleitores de estados que haviam contribuído para a vitória presidencial de Trump em 2024.

Pesquisa Reuters/Ipsos divulgada na segunda-feira (2), véspera da votação, mostrou o presidente com 32% de aprovação, perto de seus piores índices históricos. O levantamento foi realizado entre 29 de outubro e 2 de novembro.

O desejo de impor limites ao presidente também apareceu em levantamento com eleitores citado pela Reuters: metade dos entrevistados via a eleição como uma oportunidade de repreender Trump, enquanto 70% queriam que o Congresso exercesse maior controle sobre o presidente.

Trump aceita resultado, mas ameaça governar no veto

Diante das projeções de derrota, Trump declarou ao The New York Times estar “absolutamente disposto a aceitar esses resultados” e afirmou que “provavelmente chegaremos a um entendimento” com os democratas no Congresso.

A sinalização de diálogo veio acompanhada de uma ameaça de bloqueio legislativo. Em sua conta na Truth Social, o presidente publicou a foto de um boné vermelho com a palavra “veto”.

A estratégia já havia sido antecipada em entrevista ao podcast Pod Force One, do New York Post. “Acho que vou me tornar o Sr. Veto”, disse. “Eles vão enviar algumas coisas. Você veta. E, eventualmente, vêm até nós e fazemos um acordo.”

Ao mesmo tempo, Trump tentou se afastar da responsabilidade pelo resultado. Em sua rede social, argumentou que seu nome não estava nas cédulas e que, se estivesse, os republicanos teriam vencido “de lavada”.

O presidente classificou a decisão de entrar em guerra com o Irã como “muito sensata” e afirmou não se arrepender de nada. Apesar das derrotas republicanas, descreveu os dois primeiros anos de seu segundo mandato como “o período de dois anos mais bem-sucedido na história de qualquer presidente”.

O que muda com o Congresso nas mãos dos democratas

Com a nova composição, os democratas terão poder para barrar projetos do governo, fiscalizar gastos públicos e abrir investigações sobre a administração republicana. Trump passará a negociar com uma oposição que controlará as duas Casas legislativas.

A maioria no Senado representa um obstáculo adicional para a Casa Branca. Cabe aos senadores aprovar ou rejeitar indicações presidenciais para ministros, embaixadores e juízes federais, inclusive integrantes da Suprema Corte, caso surja uma vaga.

O partido do presidente costuma perder espaço nas eleições de meio de mandato, como ocorreu em quase todas as disputas desde a Segunda Guerra Mundial. Desta vez, o revés inclui a perda simultânea das duas maiorias e derrotas em redutos conservadores. Para Trump, o resultado significa enfrentar os dois últimos anos de governo com um Congresso de oposição e a perspectiva de confrontos permanentes sobre sua agenda.

 

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
novembro 2026
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  
« out    



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Internacional xDestaque1

Deputada colombiana apoiadora de Trump diz que filho foi preso pelo ICE nos EUA

15/02/2026

Apoiadora da política de imigração de Trump, deputada diz que seu filho tinha autorização de trabalho válida e audiência marcada

Pesquisas eleitorais xDestaque1

AtlasIntel enterra candidatura presidencial de Tarcísio

22/12/2025

A mais recente pesquisa AtlasIntel, divulgada em 15 de dezembro, traz um cenário ampliado que testa os principais nomes conhecidos.

Política xDestaque1

Drible de Lula em Trump enlouquece plantadores de soja dos EUA

26/09/2025

Negociações brasileiras com a China podem levar ao encalhe da soja dos agricultores dos Estados Unidos com o tarifaço imposto

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.