(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Assembleia fará homenagem ao centenário de Waldir Pires, ex-governador da Bahia

Flávio Bolsonaro defendeu militares acusados de assassinar quatro pessoas

Lula reduz distância para Flávio Bolsonaro e disputa segue empatada, aponta Indexa/Broadcast

Quem são os empresários que promoveram festa para Flávio Bolsonaro com prostitutas durante a pandemia

Governo da Bahia amplia combate à fome com inauguração de cozinha comunitária em Ituberá

  1. Home
  2. Governo da Bahia
  3. Governo da Bahia amplia combate à fome com inauguração de cozinha comunitária em Ituberá
Governo da Bahia xDestaque2

Governo da Bahia amplia combate à fome com inauguração de cozinha comunitária em Ituberá

22/10/2026 4 min read

AA

 Governo da Bahia amplia combate à fome com inauguração de cozinha comunitária em Ituberá
Foto Denisse SalazarGOVBA
Com apoio do Programa Bahia Sem Fome, unidade atende mais de 230 pessoas por dia com refeições balanceadas e valorização da agricultura familiar
 
O Governo da Bahia inaugurou, nesta quarta-feira (21), a Cozinha Comunitária Municipal Padre Gerisbaldo Batista dos Santos, conhecida como Cozinha Comunitária Pe. Geris, em Ituberá, no Baixo Sul. A iniciativa integra a estratégia Comida no Prato e conta com o apoio do Programa Bahia Sem Fome, ampliando a rede de segurança alimentar no município, com refeições diárias para mais de 230 pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A ação é realizada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Coordenação-Geral de Ações Estratégicas de Combate à Fome (CGCFOME), a Prefeitura de Ituberá e a Igreja Católica. As refeições são preparadas na cozinha da casa paroquial e distribuídas em diferentes bairros por cerca de 50 voluntários, que se revezam de segunda a sexta-feira na organização e na entrega dos alimentos.
Na cerimônia de inauguração da unidade, o coordenador-geral do Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, e o prefeito de Ituberá, Reges Aragão, assinaram um termo de convênio simbólico, reafirmando a parceria entre as instituições em prol do interesse coletivo. Segundo Tiago Pereira, a inauguração reforça o compromisso do Estado com o enfrentamento à insegurança alimentar. “São quase R$ 600 mil investidos nas duas cozinhas comunitárias do município, em parceria com a prefeitura e a paróquia. Enquanto houver fome, a gente não pode recuar nenhum passo. É garantir política pública e chegar mais perto de quem mais precisa”, destacou.
De acordo com a nutricionista Camila Medeiros, os cardápios priorizam refeições balanceadas, com verduras e legumes fornecidos por agricultores familiares da região. “Buscamos oferecer alimentos nutritivos e variados, como saladas, batata-doce e abóbora, vindos diretamente dos pequenos produtores rurais”, destacou.
A mobilização comunitária também é essencial para o funcionamento da cozinha. A professora aposentada Solange Cabral, voluntária da pastoral local, destaca a importância do trabalho coletivo. “É um trabalho social de muita importância e que a gente faz com muito amor”, afirmou.
Para as famílias atendidas, a iniciativa representa mais segurança alimentar. Desempregada, Solange do Nascimento conta que as refeições ajudam a enfrentar as dificuldades financeiras. “Melhorou muito depois que essa comida chegou para a gente”, relatou.
Cozinhas comunitárias
A implantação da Cozinha Comunitária Pe. Geris integra a expansão da Rede de Equipamentos Integrados de Combate à Fome na Bahia, que prevê mais 150 unidades em até 403 municípios, após a primeira etapa, com 100 cozinhas nos maiores centros urbanos do estado.
Nesta quinta-feira (22), o Governo da Bahia inaugura mais uma unidade do programa, no município de Andaraí, na Chapada Diamantina.
Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
outubro 2026
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
« set    



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Segurança Pública xDestaque1

Polícia Militar da Bahia recebe 136 novas viaturas para reforçar frota operacional

03/09/2026

Veículos serão distribuídos entre unidades de Salvador, Região Metropolitana e interior A Polícia Militar da Bahia (PMBA) recebeu, nesta quinta-feira

Chapada Diamantina xDestaque3

Fligê 2026 reúne 40 mil pessoas em quatro dias e se prepara para 10ª edição em 2027

25/08/2026

Nona edição da Feira Literária de Mucugê reuniu cerca de 40 mil pessoas e fortaleceu a literatura, a cultura e

Vitória da Conquista xDestaque1

Vitória da Conquista avança na educação pública e superior com inauguração de novas unidades escolares estaduais

30/06/2026

Da zona urbana aos distritos, a expansão do ensino público marcou esta terça-feira (30). Em Vitória da Conquista, o governador

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.