(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Corregedoria Eleitoral libera canal “Exército do Lula” no Whatsapp

Professoras- dez anos de achatamento salarial e desrespeito

Diretor da Vox explica por que Lula passou Flávio Bolsonaro na sua pesquisa de 2º turno

Felipe Neto denuncia fake news de Veja para eleger Flávio Bolsonaro e libertar Daniel Vorcaro

O crescimento econômico e educacional do Nordeste frente ao preconceito

  1. Home
  2. Eleições 2026
  3. Diretor da Vox explica por que Lula passou Flávio Bolsonaro na sua pesquisa de 2º turno
Eleições 2026 xDestaque1

Diretor da Vox explica por que Lula passou Flávio Bolsonaro na sua pesquisa de 2º turno

11/10/2026 3 min read

AA

 Diretor da Vox explica por que Lula passou Flávio Bolsonaro na sua pesquisa de 2º turno
Lula engata a quarta marcha

Instituto Vox Brasil, em novo levantamento, apontou liderança numérica do presidente Lula contra Flávio Bolsonaro.

Nova pesquisa Vox Brasil, divulgada nesta sexta-feira (9), inverteu a liderança numérica na simulação de segundo turno entre Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL): o presidente aparece agora com 44,2% das intenções de voto, contra 42,7% do senador.

Em entrevista à Exame, Alberto Barros, diretor e analista político do instituto, atribuiu a mudança à abstenção de eleitores de Lula no primeiro turno, que não compareceram às urnas no dia 4 de outubro, mas mantêm a intenção de voto no petista para o segundo turno.

Em oito dias, a diferença entre os dois candidatos virou de lado. No levantamento da Vox Brasil divulgado em 1º de outubro, Flávio Bolsonaro liderava com 48,2% das intenções de voto contra 45,2% de Lula, uma vantagem numérica de 3 pontos percentuais a favor do senador.

Apesar da inversão, os dois levantamentos indicam empate técnico, considerando a margem de erro de 2,15 pontos percentuais. O que chama atenção, porém, é a magnitude da oscilação de Flávio Bolsonaro no intervalo: o senador recuou 5,5 pontos percentuais em menos de duas semanas, enquanto Lula oscilou apenas 1 ponto, dentro da própria margem de erro.

Explicação da Vox Brasil

“O Lula não perdeu o seu eleitor. O eleitor dele simplesmente não foi votar. Ele não foi para o Flávio, ele não foi para candidato nenhum, ele não foi votar”, destacou Alberto Barros.

Segundo ele, a mudança na liderança numérica se explica principalmente pela queda de Flávio Bolsonaro, de 48,2% para 42,7%, e não por um crescimento expressivo de Lula, que oscilou apenas 1 ponto percentual.

Estratégia rejeição dos candidatos

Ainda segundo Barros, Lula mantém base sólida em segmentos como Nordeste, mulheres e católicos, e tem intensificado a campanha justamente nesses grupos, acrescentando também o eleitorado estudantil ao foco de mobilização.

Os índices de rejeição recuaram para ambos os candidatos no período. A rejeição a Lula caiu de 52,8% para 45,2%, e a de Flávio Bolsonaro de 49,1% para 44,2%. A queda simultânea sugere que o segundo turno ainda está em aberto e que nenhum dos dois consolidou uma imagem definitiva junto ao eleitorado indeciso.

O diretor da Vox Brasil não identifica uma resistência específica ao nome de Flávio Bolsonaro como principal fator explicativo para o recuo do senador nas pesquisas. A interpretação do instituto aponta para a remobilização da base petista como o movimento mais relevante neste momento da disputa.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
outubro 2026
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
« set    



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Eleições 2026 xDestaque1

Datafolha: Flávio Bolsonaro tem 52% e Lula registra 48% em disputa acirrada no 2º turno

08/10/2026

Os percentuais referem-se aos votos válidos, calculados após a exclusão dos entrevistados que declaram intenção de votar em branco ou

Política Conquistense xDestaque1

Após resultado na Bahia, Waldenor e Zé Raimundo seguem mobilizados para o segundo turno de Lula

06/10/2026

Com a reeleição do governador Jerônimo Rodrigues e do senador Jaques Wagner e a eleição de Rui Costa para o

Segurança Pública xDestaque1

Checagem de fatos: Lula não jogou bandeira do Brasil no chão após votar, mas a entregou a fotógrafo

05/10/2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não atirou no chão uma ​bandeira do Brasil após votar neste domingo,

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.