(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Nova espécie descoberta por cientistas brasileiras em missão na Antártida desafia limites conhecidos da sobrevivência

Bolsa Família: municípios devem orientar famílias sobre desligamento voluntário do programa

InfoGripe: VSR, influenza e rinovírus elevam casos de síndrome respiratória grave no país

”Para Cada Vida que Muda, Nasce uma Nova Bahia”: conceito une campanhas e traduz transformação do estado

Senhor do Bonfim recebe pacote de investimentos em infraestrutura, saneamento e agricultura familiar

  1. Home
  2. Desenvolvimento Social
  3. Bolsa Família: municípios devem orientar famílias sobre desligamento voluntário do programa
Desenvolvimento Social xDestaque1

Bolsa Família: municípios devem orientar famílias sobre desligamento voluntário do programa

07/06/2026 4 min read

AA

 Bolsa Família: municípios devem orientar famílias sobre desligamento voluntário do programa

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) orienta as prefeituras a reforçarem a divulgação das novas regras de desligamento voluntário do Programa Bolsa Família. A medida foi publicada em maio pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) por meio da Instrução Normativa nº 54. A publicação estabelece os procedimentos para que famílias beneficiárias possam solicitar a saída do programa de forma voluntária.

Conforme a instrução, cabe aos entes municipais orientar as famílias, com vistas a disseminar informações sobre o procedimento.

Segundo a CNM, é importante que os gestores municipais informem adequadamente às famílias sobre o funcionamento da nova regra, especialmente aquelas que tiveram aumento de renda e desejam deixar o programa por iniciativa própria. 

Os procedimentos técnicos e operacionais estão detalhados nos anexos da Instrução Normativa.

Desligamento voluntário

O desligamento pode ser solicitado pelo beneficiário diretamente junto à gestão municipal, por meio do aplicativo Bolsa Família ou em situações específicas, durante o requerimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Conforme a CNM, independentemente da forma de solicitação, a administração dos benefícios será feita por meio do Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec) – em respeito ao calendário operacional do Programa Bolsa Família.

Pela publicação, os municípios atuam como elemento central na gestão descentralizada do programa e representam o elo mais próximo aos beneficiários – já que as equipes da assistência social são responsáveis pelo atendimento das famílias.

Em nota, a entidade destaca a importância de que os municípios orientem as famílias beneficiárias sobre as novas regras, especialmente em relação aos procedimentos para solicitação do desligamento voluntário do programa Bolsa Família.

#Bolsa Família#Brasil#Economia#Brasil Gestor
Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
« maio    



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Política xDestaque1

Fim da escala 6×1 vai melhorar qualidade de vida, fortalecer a economia e gerar empregos, avalia Waldenor Pereira

29/05/2026

A aprovação da PEC que prevê o fim da escala 6×1 e a redução da jornada de trabalho sem redução

Desenvolvimento Social xDestaque3

Bolsa Família 2.0: a resposta do Nobel de Economia para Luciano Huck

26/05/2026

Economistas premiados propõem novas versões do programa social diante da desigualdade e automação. A declaração recente de Luciano Huck sobre

Segurança Pública xDestaque1

Flávio Bolsonaro e Dark Horse estariam na delação de Vorcaro e teriam função, afirma Octavio Guedes

18/05/2026

Comentarista da GloboNews revelou ter sido informado que os milhões repassados pelo dono do Master ao senador foram citados em

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.