(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Lula vence no primeiro e no segundo turnos, aponta nova pesquisa BTG/Nexus

Datafolha: Lula abre 9 pontos sobre Flávio Bolsonaro após caso Vorcaro

Zema alterou lei para beneficiar Master em meio à doação de R$ 1 milhão de pai de Vorcaro, diz denúncia enviada à PF

Agricultura familiar, crédito rural e regularização fundiária marcam terceira plenária virtual de Waldenor e Zé Raimundo

Em Jequié, novo ambulatório e Centro de Ensino do Prado Valadares Hospital Geral Prado fortalecem estrutura de saúde

  1. Home
  2. Pesquisas eleitorais
  3. Lula vence no primeiro e no segundo turnos, aponta nova pesquisa BTG/Nexus
Pesquisas eleitorais xDestaque1

Lula vence no primeiro e no segundo turnos, aponta nova pesquisa BTG/Nexus

25/05/2026 5 min read

AA

 Lula vence no primeiro e no segundo turnos, aponta nova pesquisa BTG/Nexus

Levantamento mostra presidente à frente em todos os cenários testados para 2026 e confirma vantagem também em disputa direta contra rivais.+

A nova pesquisa Nexus/BTG, realizada entre os dias 22 e 24 de maio com 2.045 entrevistas em todo o Brasil, confirma a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais de 2026, tanto nos cenários de primeiro quanto de segundo turno. O levantamento, registrado sob o número BR-04193/2026, mostra Lula à frente de todos os adversários testados e consolidando posição como principal força política do país.

No principal cenário de primeiro turno, Lula aparece com 40% das intenções de voto, mantendo ampla vantagem sobre o senador Flávio Bolsonaro (PL), que registra 35%. Em seguida aparecem Ronaldo Caiado (PSD), com 5%, Romeu Zema (NOVO), com 4%, e Renan Santos (Missão), com 3%. Joaquim Barbosa soma 2%, enquanto Augusto Cury e Cabo Daciolo têm 1% cada.

Em um segundo cenário estimulado, Lula sobe para 41%, enquanto Flávio Bolsonaro mantém 35%. Renan Santos cresce para 4%, Joaquim Barbosa vai a 3%, enquanto Caiado e Zema permanecem em 5% e 4%, respectivamente.

Os números reforçam a resiliência eleitoral de Lula mesmo após quase quatro anos de governo e em um ambiente político ainda marcado pela polarização entre o campo progressista e a extrema direita bolsonarista.

Pesquisa BTG/Nexus

Lula também lidera na pesquisa espontânea

A vantagem do presidente também aparece de forma clara na pesquisa espontânea — quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados. Nesse cenário, Lula registra 36% das intenções de voto, dez pontos à frente de Flávio Bolsonaro, que soma 26%.

Os demais nomes aparecem muito atrás: Renan Santos, Romeu Zema e Ronaldo Caiado têm 2% cada. Jair Bolsonaro aparece com 1%, apesar de sua situação judicial delicada. Joaquim Barbosa, Augusto Cury e Cabo Daciolo não pontuaram.

O dado mais relevante da espontânea é justamente o alto grau de consolidação da lembrança eleitoral de Lula. Historicamente, esse indicador mede a força orgânica das candidaturas e o nível de presença do líder político no imaginário popular.

Segundo turno confirma favoritismo do presidente

Nos cenários de segundo turno, Lula também aparece vitorioso contra todos os adversários testados pela pesquisa.

Na disputa contra Flávio Bolsonaro, o presidente marca 47% contra 43% do senador bolsonarista. O resultado configura empate técnico no limite da margem de erro de dois pontos percentuais, mas mantém Lula numericamente à frente.

Contra Romeu Zema, a vantagem é mais ampla: 49% a 38%.

Já em um eventual confronto com Ronaldo Caiado, Lula venceria por 46% a 40%.

Os números revelam que, embora o bolsonarismo ainda mantenha uma base eleitoral robusta, Lula preserva capacidade competitiva nacional e segue como o principal polo de agregação do campo democrático e progressista.

Governo recupera força política

O levantamento ocorre em um momento de recuperação da popularidade do governo federal, impulsionada por indicadores econômicos mais favoráveis, crescimento do emprego, ampliação de investimentos públicos e melhora gradual da renda.

Nos bastidores políticos, lideranças governistas avaliam que a consolidação de Lula nas pesquisas decorre também do enfraquecimento relativo da oposição de extrema direita após as sucessivas crises judiciais envolvendo Jair Bolsonaro e aliados.

Ao mesmo tempo, a pesquisa evidencia a fragmentação do campo conservador fora do bolsonarismo. Nomes como Romeu Zema e Ronaldo Caiado aparecem distantes de Lula e também sem capacidade, até o momento, de ultrapassar Flávio Bolsonaro como principal representante da direita.

Polarização segue dominante

O cenário desenhado pela Nexus/BTG indica que a polarização entre lulismo e bolsonarismo continua estruturando a política brasileira, ainda que com novas figuras tentando ocupar espaço na disputa presidencial.

Mesmo assim, Lula segue liderando de forma consistente em todos os cenários apresentados, preservando vantagem estratégica tanto no voto espontâneo quanto no estimulado e nas simulações de segundo turno.

A pesquisa ouviu 2.045 pessoas entre os dias 22 e 24 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE sob o número BR-04193/2026.

Compartilhe:
  
Previous post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
maio 2026
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
« abr    



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Pesquisas eleitorais xDestaque3

Lula lidera e Flávio Bolsonaro cai 6 pontos após escândalo com Vorcaro, diz Atlas

19/05/2026

Pesquisa mostra queda de Flávio Bolsonaro após divulgação de áudio com Daniel Vorcaro e avanço de Lula em simulações de

Jornalismo e mídia xDestaque1

Oliver Stone desmente Lauro Jardim e diz que filme sobre Lula não recebeu dinheiro de Vorcaro

15/05/2026

Matéria publicada no jornal O Globo e disseminada por grupos bolsonaristas afirma que documentário estadunidense sobre o presidente brasileiro recebeu

Pesquisas eleitorais xDestaque1

Lula se recupera na pesquisa Quaest e tem vantagem numérica sobre Flávio Bolsonaro no segundo turno

13/05/2026

Nova rodada da Genial/Quaest mostra melhora da aprovação do governo, avanço da avaliação positiva e crescimento de Lula nos cenários

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.