Prefeitura organiza prioridade de atendimento para o Programa Federal ” Minha Casa, Minha vida)
Nova York: Empresárias conquistenses participam em NY da Semana do Clima e encontros de negócios

Fabiana Batista e Larissa Almeida ficaram duas semanas nos Estados Unidos em eventos corporativos globais.
Um dos maiores eventos de sustentabilidade e futuro dos negócios do mundo, a Semana do Clima de Nova York (Climate Week NYC 2025) contou com a presença de duas empresárias de Vitória da Conquista. Larissa Almeida, fundadora do Moove e CMO da Blivion Company, e Fabiana Pinheiro, diretora de Expansão e Planejamento do Grupo Castro – que produz portas sustentáveis, integraram a missão YACY Por Elas, iniciativa do Instituto Por Elas que levou mulheres brasileiras a uma agenda institucional na ONU, na Câmara de Comércio Brasil–Estados Unidos, no Consulado Brasileiro e no Pacto Global da ONU.
Durante a viagem, as empresárias acompanhadas da vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia, Gabriela de Paula, participaram de painéis, visitas técnicas e encontros com lideranças globais, aprendendo sobre práticas de inovação sustentável, economia regenerativa e inclusão social nas cadeias produtivas. Para Larissa, a experiência reforça o papel das empresas do interior baiano no debate sobre o futuro dos negócios:
“Percebi que sustentabilidade não é mais uma tendência, é uma condição para permanecer relevante. Conectar Vitória da Conquista ao debate global é mostrar que inovação também nasce fora dos grandes centros”, avalia Larissa.
Fabiana destacou como as discussões sobre indústria limpa e design circular mostram que as operações do Grupo Castro já estão alinhadas com boas práticas globais, mas volta com ideias para implementar melhorias.
“Nova York foi um grande laboratório. Voltamos com novas ideias de reaproveitamento de materiais, descarte e reúso de resíduos, além de integração com a comunidade dentro da nossa cadeia produtiva”, afirma.A missão YACY Por Elas reuniu lideranças femininas de diversas áreas – dos direitos humanos, à economia criativa, passando pela comunicação – e teve como objetivo fortalecer a presença de mulheres brasileiras em fóruns internacionais sobre clima e desenvolvimento sustentável.
Segundo a advogada Rizzia Froes, presidente do Instituto Por Elas e organizadora da missão, “essas experiências formam um novo tipo de liderança feminina: a que pensa negócios com propósito e entende sustentabilidade como vantagem competitiva”.
De volta à Bahia, as empresárias planejam compartilhar as práticas aprendidas em Nova York com outras mulheres da região por meio de rodas de conversa e mentorias voltadas à inovação e sustentabilidade.
Pacto Global da ONU
No encontro do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, realizado na sede do United Nations Global Compact em Nova York, as empresárias participaram de debates sobre integridade corporativa, trabalho decente e igualdade de gênero nas cadeias produtivas. A reunião reforçou a importância de alinhar metas empresariais aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo ações concretas que unam propósito e rentabilidade.
“Estar num espaço que reúne líderes que pensam o planeta e o lucro de forma equilibrada foi inspirador”, contou Fabiana.
Visita ao MET
Em uma das agendas culturais, o grupo foi recebido pela pesquisadora Angélica Walker, docente do Metropolitan Museum of Art (MET). A visita guiada destacou obras que conectam a arte e a natureza e discutiu como os povos originários inspiram movimentos contemporâneos de sustentabilidade. Para Larissa, a experiência “mostrou como a arte também é um espelho das nossas escolhas ambientais e um poderoso instrumento de educação e mudança social”.
Painel na Brazilian American Chamber of Commerce
O ponto alto da missão foi o painel “Mineração no Brasil: impacto nas mulheres”, promovido pelo Instituto Por Elas na Câmara de Comércio Brasil–Estados Unidos. Com uma mesa composta exclusivamente por mulheres, o debate abordou a transição energética, os impactos da mineração e a urgência de incluir gênero e justiça social nas discussões sobre o clima.
A mesa reuniu lideranças indígenas, juristas e representantes do governo brasileiro, e teve mediação da jornalista especializada em tecnologia e inovação, vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia, Gabriela de Paula.
Visita institucional ao Consulado
A comitiva também foi recebida pela cônsul-adjunta do Brasil em Nova York, ministra Marissol Romariz, em uma visita institucional ao Consulado-Geral do Brasil. A diplomata apresentou as ações do Espaço da Mulher Brasileira, iniciativa que oferece apoio jurídico e psicológico a brasileiras em situação de vulnerabilidade no exterior. O encontro reforçou o papel das mulheres empreendedoras como pontes de cooperação e apoio mútuo entre Brasil e Estados Unidos.