(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Nas rodovias do futuro, o ativo mais valioso não será o asfalto, mas a IA mais precisa

Aprovado na CCJ projeto de Alice Portugal que reconhece a Irmandade da Boa Morte como Manifestação Cultural Nacional

Morre José Cerqueira dirigente político de Vitória da Conquista

Lula anuncia que zerou fila do INSS

Datafolha: Lula tem 38% e lidera corrida presidencial; Augusto Cury vai a 8%

  1. Home
  2. Política
  3. Lula pediu retirada do tarifaço em conversa com Trump
Política xDestaque1

Lula pediu retirada do tarifaço em conversa com Trump

06/10/2025 3 min read

AA

 Lula pediu retirada do tarifaço em conversa com Trump
Donald Trump e Lula (Foto: Reuters | ABR)

Segundo o Planalto, telefonema teve “tom amistoso” e relembrou a “boa química” entre os dois

 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou na manhã desta segunda-feira (6) com o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em meio às tensões comerciais entre Brasília e Washington. A videochamada, que durou cerca de 30 minutos, teve tom amistoso e tratou principalmente das novas tarifas impostas pelo governo norte-americano sobre produtos brasileiros.

O diálogo foi articulado ao longo do fim de semana por meio de tratativas entre o Itamaraty e a Casa Branca. Também participaram o vice-presidente Geraldo Alckmin e o chanceler Mauro Vieira. Segundo nota oficial divulgada pelo governo brasileiro, Lula afirmou que o encontro virtual representou “uma oportunidade para a restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente”.

Durante a conversa, o presidente brasileiro solicitou a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais e o fim das restrições aplicadas contra autoridades do país. “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu telefonema do presidente Donald Trump, dos Estados Unidos. Em tom amistoso, os dois líderes conversaram por 30 minutos”, informa o comunicado. Ainda segundo a nota, Lula ressaltou que o Brasil é um dos três países do G20 com quem os EUA mantêm superávit na balança de bens e serviços.

Trump, por sua vez, designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar continuidade às negociações com o vice-presidente Alckmin, o ministro da Fazenda Fernando Haddad e o chanceler Mauro Vieira. Os dois presidentes também acordaram em se encontrar pessoalmente em breve. Lula sugeriu que a reunião ocorra durante a Cúpula da ASEAN, na Malásia, e reforçou o convite para que Trump participe da COP30, que será realizada em Belém (PA), no próximo ano.

Fontes do Ministério das Relações Exteriores informaram que o governo brasileiro busca preservar o fluxo comercial e evitar retaliações mútuas. Para Lula, “o diálogo é essencial para manter abertos os canais de cooperação e defender os setores mais afetados pelas tarifas”, especialmente o de aço, alumínio e biocombustíveis.

A postura de cautela do Itamaraty reflete a complexidade da relação entre os dois países desde o retorno de Trump à Casa Branca. Diplomatas brasileiros avaliam que a imprevisibilidade do líder norte-americano exige prudência e planejamento nas conversas bilaterais. Ainda assim, o contato direto entre os presidentes é visto como um passo importante para reconstruir pontes diplomáticas e econômicas após meses de tensão.

O governo brasileiro encerrou a nota informando que Lula e Trump trocaram telefones pessoais “para estabelecer via direta de comunicação”.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
outubro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
« set   nov »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Transportes xDestaque1

Nas rodovias do futuro, o ativo mais valioso não será o asfalto, mas a IA mais precisa

04/09/2026

Avanço do Free Flow deve provocar uma nova corrida entre as concessões: a disputa pela IA capaz de cobrar corretamente

Governo LULA xDestaque3

Lula anuncia que zerou fila do INSS

04/09/2026

Estoque de pedidos caiu de 3,1 milhões no início do ano para 1,252 milhão em agosto; casos acima de 45

Pesquisas eleitorais xDestaque1

Sai nova pesquisa Quaest: Lula lidera com folga e Augusto Cury cresce, mas ainda não ameaça Flávio Bolsonaro

02/09/2026

O presidente Lula (PT) tem 37% das intenções de voto, contra 29% de Flávio Bolsonaro (PL) e 10% de Augusto

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.