(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

“Irmão”: Vorcaro trata Cláudio Castro de forma íntima como Flávio Bolsonaro em novas mensagens obtidas pela PF

“Prometeu e cumpriu”: prefeitos de Mairi e Filadélfia citam obras e defendem continuidade de Jerônimo

Plenária de Waldenor e Zé Raimundo reúne mais de 600 lideranças, celebra 2 mil aguadas e entrega equipamentos

Morre aos 102 anos ex-prefeito de Salvador Virgildásio de Senna, deposto pelo golpe militar de 1964

O capital da submissão: Soberania não se negocia, o vassalismo como sistema de apropriação do Estado Brasileiro

  1. Home
  2. Agricultura Familiar
  3. Programas nacionais transformam a agricultura familiar
Agricultura Familiar xDestaque1

Programas nacionais transformam a agricultura familiar

11/01/2025 3 min read

AA

 Programas nacionais transformam a agricultura familiar
PAA e PNAE promovem revolução no meio rural da Bahia

Nos últimos anos, políticas públicas nacionais têm gerado efeitos positivos e transformadores nas vidas de milhares de agricultores e agricultoras familiares, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Os programas nacionais de Alimentação Escolar (PNAE) e de Aquisição de Alimentos (PAA) garantem aos agricultores e agricultoras o escoamento dos seus produtos por um preço justo, com a possibilidade de permanecer em suas comunidades rurais, com trabalho e qualidade de vida.

Na Bahia, além do PNAE e PAA, outros investimentos têm promovido impulsionado a economia dos municípios baianos: a implantação ou requalificação de agroindústrias familiares, assistência técnica e extensão rural (Ater), saneamento rural, insumos produtivos, ampliação do acesso à água, infraestrutura, máquinas e equipamentos.

Como exemplo dessa revolução, tem-se o da Cooperativa Ser do Sertão, localizada no município de Pintadas, que dispõe de uma agroindústria de processamento de frutas, requalificada e expandida com investimentos do Governo do Estado. A cooperativa tem registrado um crescimento substancial no faturamento a cada ano, com 80% das vendas para o PAA e PNAE.

“Antes da fábrica, não existia compra de matéria-prima como o umbu, por exemplo, com a fábrica, passamos a comprar essa produção, o que gerou uma renda extra para os cooperados. Pagamos acima do valor de mercado para os cooperados e o valor de mercado para os não cooperados. Essa renda é investida, seja em poupança, em novos investimentos ou em equipamentos”, destacou a presidente da cooperativa, Valdirene Santos.

Valdirene destaca ainda que, além dos(as) cooperados (as), a cooperativa emprega atualmente 40 colaboradores. “Isso tem um impacto financeiro significativo para o município, que tem pouco mais de 10 mil habitantes. Essas pessoas não dependem mais da Prefeitura, mas sim da produção e

No PAA, os governos compram alimentos da agricultura familiar por meio de chamadas públicas. O programa tem várias modalidades, sendo a principal a Compra com Doação Simultânea, que prioriza grupos mais vulneráveis economicamente. Os produtos adquiridos são doados para organizações assistenciais, filantrópicas e usados para abastecer presídios, restaurantes populares, cozinhas comunitárias, bancos de alimentos, entre outros equipamentos públicos.

Já o PNAE destina pelo menos 30% dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a compra direta de produtos da agricultura familiar, com o objetivo de atender estudantes matriculados na educação básica nas redes municipal, distrital, estadual e federal.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
janeiro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
« dez   fev »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Agricultura Familiar xDestaque2

Agricultura familiar, crédito rural e regularização fundiária marcam terceira plenária virtual de Waldenor e Zé Raimundo

24/05/2026

Agricultura familiar, crédito rural e regularização fundiária marcam terceira plenária virtual de Waldenor e Zé Raimundo. A terceira plenária virtual

Política da Bahia xDestaque1

Waldenor Pereira destina investimentos de 1 milhão para a saúde e implementos para a agricultura familiar

13/03/2026

O deputado federal Waldenor Pereira anunciou, na quinta-feira (12), investimentos de R$ 1 milhão para o município de Encruzilhada. A

Agricultura Familiar xDestaque3

Plano Safra da Agricultura Familiar na Bahia

26/01/2026

Agricultores familiares baianos já contrataram mais de R$ 5 bilhões de crédito rural nas últimas três safras O Governo do

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.