(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Novo laboratório de Vitória da Conquista chega para simplificar o sonho de ter filhos  

O São João show business

Câmara aprova política nacional de inclusão de pessoas com TDAH

Primeira general do Exército do Brasil afirma que abriu portas, mas rejeita rótulo de feminista

Davi Alcolumbre sobre aposentadoria de agentes de saúde: “não vou impedir”

  1. Home
  2. Vitória da Conquista
  3. Em um ano de atuação, Corra pro Abraço realizou quase 4 mil atendimentos em Vitória da Conquista
Vitória da Conquista xDestaque3

Em um ano de atuação, Corra pro Abraço realizou quase 4 mil atendimentos em Vitória da Conquista

18/07/2024 6 min read

AA

 Em um ano de atuação, Corra pro Abraço realizou quase 4 mil atendimentos em Vitória da Conquista

A unidade também realizou 1.222 encaminhamentos de pessoas em situação de vulnerabilidade para diversos serviços e políticas públicas

A unidade do Programa Corra pro Abraço em Vitória da Conquista completa um ano de atuação nesta quinta-feira (18). Ao longo desse período, o Programa prestou 3.885 atendimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade no município, segundo dados colhidos até junho de 2024.

O Corra tem fortalecido a rede de atenção psicossocial de Vitória da Conquista. Atuando em rede com outros equipamentos, o Programa realizou 1.222 encaminhamentos para diversos serviços e políticas públicas, como Sistema Único de Saúde (SUS), Sistema Único de Assistência Social (SUAS), habitação, inserção profissional e emissão de documentos.

“O Programa vem tendo um alcance cada vez maior e, gradativamente, vem sendo reconhecido por pessoas em situação de vulnerabilidade social, que procuram a sede do programa na busca por atendimento, acolhimento e cuidado, além das oficinas de arte-educação”, avalia Isabella Rosa, Coordenadora de Ações da unidade conquistense.

“A gente percebe a intensificação dos vínculos construídos com os beneficiários do Programa, que sentem confiança no atendimento feito pelos técnicos e equipe. Isso auxilia nas estratégias de redução de danos e na busca pela autonomia dos beneficiários”, acrescenta Isabella.

Localizada no Centro de Vitória da Conquista, a sede do Programa fica aberta para atendimento de segunda a quinta, das 8h30 às 12h. Nas terças, o espaço promove oficinas de arte-educação, com jogos lúdicos e atividades de movimentação corporal que trabalham a concentração, a criatividade, a sensibilidade e vários outros aspectos ligados ao desenvolvimento humano.

“As oficinas sempre têm um ar descontraído, com oratória descomplicada e olho no olho”, conta Cristiano Martins, arte-educador do Programa. “Cada assistido tem seu lugar de fala e se sente seguro para falar do tema proposto – ou até mesmo desabafar sobre algo ocorrido em sua vida. Isso fez com que alguns participantes mudassem certos hábitos e rotinas, melhorando a qualidade de vida deles. Nesse pouco tempo de programa, pudemos observar cada vez mais essa relação de responsabilidade e afeto com essas pessoas, essa busca e necessidade de escuta”.

Além de prestar atendimentos na sede, a equipe conquistense do Corra também atua no bairro Cruzeiro, atendendo principalmente moradores que trabalham com coleta de resíduos. O Corra também realiza atendimentos e oficinas de arte-educação em algumas instituições parceiras: a Comunidade de Aliança Anuncia-me, a Casa do Andarilho e o Lar da Misericórdia.

O assistido W. C. S., 48, tem tido uma experiência bastante positiva no Corra. “É um local em que você chega, é bem recebido… Se você precisa de documentação, eles fazem tudo para te dar o maior apoio”, conta. “A atenção deles é 100%. Tem hora que eu venho pra cá na terça-feira só para participar da oficina. Aquela atividade é maravilhosa, parece que nós estamos de volta à família. Você consegue receber abraço, carinho, atenção… se preocupam com a pessoa”.

Sobre o Corra pro Abraço

O Corra pro Abraço é uma ação pública de redução de danos voltada para populações em situação de vulnerabilidade. O programa atua para garantir direitos e cuidado integrais a populações em situação de rua, pessoas que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas e jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica. Para isso, dispõe de equipes multidisciplinares, compostas por profissionais de psicologia, assistência social, educação física e jurídica, redução de danos e arte-educação.

Considerado uma referência nacional no âmbito do cuidado, da garantia de direitos e no debate acerca das políticas sobre drogas, o Programa aproxima seus beneficiários de políticas públicas que, por conta de estigmas e desigualdades sociais, parecem inacessíveis ou de difícil acesso a esse público – prioritariamente, serviços nas áreas de saúde, assistência social, educação e justiça.

A unidade conquistense do Corra pro Abraço é fruto do processo de expansão e interiorização do programa no estado da Bahia. Iniciado em Salvador, onde já tem quase 11 anos de atuação, o Corra também está presente em Feira de Santana e se prepara para inaugurar novas unidades em outros quatro municípios: Lauro de Freitas, Juazeiro, Porto Seguro e Barreiras.

O Corra pro Abraço é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (SUPRAD), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), e tem como entidades gestoras a Comunidade Cidadania e Vida – COMVIDA e a Cipó – Comunicação Interativa.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
julho 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
« jun   ago »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Política da Bahia xDestaque1

Governador Jerônimo Rodrigues destina viaturas para Polícia Civil de Vitória da Conquista e Região com emendas dos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo

10/06/2026

O deputado estadual Zé Raimundo participou, nesta quarta-feira (10), da inauguração do novo Complexo Policial de Nazaré, em Salvador, cerimônia

História de Vitória da Conquista xDestaque1

Morre Péricles Norberto Matos

30/05/2026

Com pesar divulgamos a morte do médico  Péricles Norberto Matos, filho do ex-prefeito de Vitória da Conquista  e também médico,

Política Conquistense xDestaque1

Jerônimo retorna a Conquista em junho para entregas e novos investimentos, anunciam Waldenor e Zé Raimundo

21/05/2026

O governador Jerônimo Rodrigues deve retornar ao município de Vitória da Conquista no dia 26 de junho para realizar novas

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.