Prefeitura organiza prioridade de atendimento para o Programa Federal ” Minha Casa, Minha vida)
Aeronáutica aprova unidade do ITA no Ceará; estado tem 40% dos aprovados

O governo do Ceará informou nesta terça-feira que o relatório produzido para construção do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) foi aprovado pela FAB (Força Aérea Brasileira).
O que ocorreu
A informação da aprovação do relatório foi dada à comitiva durante visita a São José dos Campos (SP), sede do ITA. Estavam lá o governador Elmano de Freitas (PT), com os ministros da Educação, Camilo Santana (PT); e da Defesa, José Múcio Monteiro
O ITA é uma instituição pública ligada à FAB e referência em cursos de graduação e pós-graduação em áreas da engenharia, com destaque para o setor aeroespacial. Fortaleza terá a primeira instalação fora de São José dos Campos, onde atua desde 1950.
Segundo o governo cearense, o relatório técnico que estava sendo preparado desde agosto apontou o local de instalação do equipamento, que foi aprovado pela Aeronáutica: na Base Aérea de Fortaleza, no bairro Aerolândia.
Agora, o relatório será encaminhado ao presidente Lula para que os demais procedimentos sejam dados. A partir de agora, deve ter início a parte física da obra, e em seguida haverá debates para definição dos cursos que os demais procedimentos sejam dados. A partir de agora, deve ter início a parte física da obra, e em seguida haverá debates para definição dos cursos que serão ministrados e contratação de professores.
O ministro da Defesa, entretanto, confirmou que é interesse de Lula e do governo erguer o instituto para atender estudantes prioritariamente das regiões Norte e Nordeste

Ceará domina aprovações
A escolha do Ceará, disse ele no início do mês passado durante visita à Fortaleza, se deu porque 40% dos aprovados do ITA são do estado
O ministro Múcio e o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, afirmaram que a unidade cearense terá o mesmo padrão da unidade de São Paulo.
A ideia é colocar os mesmo cursos que já existem no ITA de São Paulo, mas pensar em outros a serem ministrados, alguns voltados a estudos sobre energia —área que o Ceará também tem tido bons resultados.
Carlos Madero/ UOL