TSE manda redes sociais excluírem mentiras sobre Instituto Lula

A Coligação Brasil da Esperança afirma que o vídeo tinha o intuito de “descredibilizar o resultado das pesquisas de intenção de voto realizadas pelo Ipec
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou neste domingo (4) que o Twitter, Facebook e TikTok removam do ar vídeos falsos que diziam que o Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) fica no mesmo endereço do Instituto Lula.
Na representação entregue ao TSE, a Coligação Brasil da Esperança, que reúne partidos que apoiam a candidatura de Lula, afirma que o vídeo tinha o intuito de “descredibilizar o resultado das pesquisas de intenção de voto realizadas pelo Ipec e dar a entender que o candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva seria beneficiado, de maneira ilegal, pelas pesquisas eleitorais”.
O conteúdo falso passou a circular no último dia 31, quando um youtuber gravou vídeo divulgando a mentira.
Na decisão, o ministro diz que a informação é “sabidamente falsa” e, por isso, a remoção do conteúdo pode ser determinada pela Justiça Eleitoral.
As publicações devem ser removidas pelo Twitter, Facebook e TikTok em até 24 horas, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.