(77) 98804-3994
BLOG DO PAULO NUNES BLOG DO PAULO NUNES
  • Início
  • Sobre Paulo Nunes
  • Editorial
  • Últimas Notícias
    • Vitória da Conquista
    • Geral
    • Política Conquistense
    • Bahia
    • Brasil
    • Ciência e Tecnologia
    • Coronavírus
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Eleições 2022
    • Gastronomia
    • Governo da Bahia
    • Infraestrutura
    • Mineração
    • Mobilidade Urbana
    • Municípios da Bahia
    • Nordeste
    • Norte
    • Política
    • Polícia
    • Saneamento
    • Sudeste
    • Sul
    • Saúde
    • Segurança Nacional
    • Segurança Pública
    • Urbanismo
  • Colunas
    • Paulo Nunes
    • Jeremias Macário
    • Paulo Pires
    • Ruy Medeiros
  • Artigos
    • Opinião
    • História
    • História de Vitória da Conquista
  • Vídeos
  • Contatos

Últimas notícias

Nas rodovias do futuro, o ativo mais valioso não será o asfalto, mas a IA mais precisa

Aprovado na CCJ projeto de Alice Portugal que reconhece a Irmandade da Boa Morte como Manifestação Cultural Nacional

Morre José Cerqueira dirigente político de Vitória da Conquista

Lula anuncia que zerou fila do INSS

Datafolha: Lula tem 38% e lidera corrida presidencial; Augusto Cury vai a 8%

  1. Home
  2. Brasil
  3. Prática esportiva no Território Indígena Kiriri precisa de apoio
Brasil xDestaque2

Prática esportiva no Território Indígena Kiriri precisa de apoio

02/03/2022 7 min read

AA

 Prática esportiva no Território Indígena Kiriri precisa de apoio
(Conquista do bicampeonato de futsal feminino pelo time de Mirandela, 2018)

Por Mônica Bichara  março 01, 2022

*** Texto: 

Edson Santos da Silva

José Hamilton de Jesus Santos

Jardel Jesus Santos Rodrigues

Edição: Claudia Correia

O futebol é uma das paixões do povo Kiriri, no Território Indígena Kiriri, município de Banzaê, no sertão da Bahia.  Nos domingos à tarde, sob o sol forte, muitos indígenas se deslocam de suas comunidades para o campo de terra batida na aldeia Araçás, para torcer pelos times locais no III Campeonato Indígena do Araçás, iniciado em outubro de 2021 e organizado por Thiago dos Santos e Reginaldo Conceição de Andrade, moradores da aldeia Araçás

Banzaê tem por origem uma aldeia Kiriri que pertencia ao território administrado pelo município de Ribeira do Pombal, até ser desmembrado pela lei estadual 4.845 de 24/02/1989 e a sede ser elevada à categoria de cidade.

Os técnicos Edson Santos da Silva e José Hamilton de Jesus Santos treinam semanalmente os times de crianças (5 a 12 anos), juvenil (12 aos 17 anos) e o time adulto feminino de futebol e futsal, somando 70 indígenas.

Paixão antiga

A história do esporte no território indígena remete à década de 1960, quando os Kiriri de Mirandela viviam na aldeia do Saco dos Morcegos e seu território tradicional estava invadido por posseiros, conforme relatos de Edson Silva, 44 anos, atual técnico das categorias de base masculina e feminina.

(Partida realizada no dia 26-12-2021 entre os times Mirandela, uniforme verde, e Secredo, uniforme vermelho. Foto – Jardel Jesus Santos Rodrigues)

Os Kiriri mais idosos lembram que os jogos de futebol aconteciam nos campos de areia, com os jogadores descalços e sem nenhum equipamento individual de treino ou proteção. Eles se deslocavam por longas distâncias entre as comunidades da Lagoa Grande, Cacimba Seca, Baixa da Cangalha e Canta Galo para jogar o futebol com os parentes. O técnico Edson Silva recorda, na sua juventude, dos adultos sentados em círculos em torno do rádio para ouvirem a transmissão da Copa do Mundo de Futebol de 1986.

O futebol e o futsal ganharam força na aldeia de Mirandela nos anos 2000, influenciados pela retomada do território e por incentivo do professor Celso de Jesus Santos, que ampliou e divulgou as duas modalidades esportivas na comunidade. Em 2004, Edson Silva foi convidado para treinar, de modo voluntário, o time masculino e feminino e, desde 2008, conta com apoio do auxiliar técnico José Hamilton Santos.

(Time mirim da aldeia Mirandela, 2016. Foto – Fabrícia Santos Almeida)

Batalha fora de campo

Apesar da mobilização que o futsal e o futebol provocam entre os Kiriri de todas as idades, as dificuldades prejudicam a prática esportiva. “Não temos material para fazer a base do futsal e do futebol, falta estrutura para fazer o treinamento. A gente faz o básico, baseado na marcação de varas e pedaços de tijolos”, afirmou Edson Silva. Atualmente, o técnico só possui duas bolas para realizar os treinamentos, insuficiente para realizar os exercícios de modo adequado.

Muitos dos que treinam não dispõem de equipamentos básicos, como chuteira, caneleira, meião, o que pode causar lesões e desmotivação.  “Eles se arriscam a jogar descalços, mas isso não é o adequado, às vezes levam um pisão, desmente um dedo”, disse o treinador.

O trabalho com os jogadores Kiriri não possui apoio financeiro de pessoas físicas ou jurídicas, nem do poder público. As condições de treinamento estão longe das ideais por falta de equipamentos individuais, bolas, rede para o gol, cones, cal para fazer a marcação do campo, entre outros. Por não terem patrocinadores, os times juvenis e o time adulto feminino de futebol e futsal têm dificuldades de participar de campeonatos nas cidades da região. O que motiva os jovens a continuarem treinando é a possibilidade de participar dos campeonatos e de eventualmente serem vistos por um “olheiro” que proporcione oportunidade de iniciar carreira. A paixão pelo esporte motiva os técnicos a não desistir.

(Treino das crianças no campo de terra batida na aldeia Mirandela 13-02-2022. Foto – Jardel Jesus Santos Rodrigues)

Para conhecer e apoiar o projeto esportivo dos Kiriri os interessados podem manter contato com os técnicos pelo telefone (75) 99863-0911 e através do email : hamiltonkiriri@gmail.com.

Compartilhe:
  
Previous post
Next post

Leave a Reply Cancel reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete
Buscar no Site




Editorias
https://www.youtube.com/watch?v=AwKXGnZPhes






Busca por Data
março 2022
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
« fev   abr »



Colunistas


Versões Antigas



Leia também:
Transportes xDestaque1

Nas rodovias do futuro, o ativo mais valioso não será o asfalto, mas a IA mais precisa

04/09/2026

Avanço do Free Flow deve provocar uma nova corrida entre as concessões: a disputa pela IA capaz de cobrar corretamente

Política xDestaque1

Aprovado na CCJ projeto de Alice Portugal que reconhece a Irmandade da Boa Morte como Manifestação Cultural Nacional

04/09/2026

A luta pelo reconhecimento e pela valorização da cultura da Bahia avançou mais uma etapa na Câmara dos Deputados. Foi

História de Vitória da Conquista xDestaque1

Morre José Cerqueira dirigente político de Vitória da Conquista

04/09/2026

Informamos o falecimento do líder comunitário José cerqueira, ocorrido hoje, pela manhã. O velório do nosso amigo Zé será realizado

Facebook Twitter Instagram Whatsapp

Web Analytics
Whatsapp: (77) 98804-3994

©2009-2025 . Blog do Paulo Nunes . Direitos reservados.