Cigano vence Ivanov na luta principal do UFC Boise


Essa é a 19ª vitória da carreira do catarinense radicado na Bahia, que ainda soma cinco derrotas no cartel

Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC / Getty Images
Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC / Getty Images

 

Um ano e dois meses depois de perder a disputa do título dos pesados para Stipe Miocic e sofrer suspensão da USADA (agência antidoping americana) por uso de substâncias proibidas – mas que provou não ter culpa no caso de doping – o brasileiro Júnior Cigano derrotou o búlgaro Blagoy Ivanov, ex-campeão do WSOF, no UFC Boise, que aconteceu neste sábado (14).

Essa é a 19ª vitória da carreira do catarinense radicado na Bahia, que ainda soma cinco derrotas no cartel. São três vitórias nas últimas cinco lutas de Cigano, que ocupa atualmente o oitavo lugar no ranking da categoria peso-pesado.

“Fiquei muito tempo sem lutar, passei um ano parado, enfrentei o Miocic, depois passei mais um ano parado e enfrentei este cara muito duro. Obrigado Ivanov, você merece estar no UFC. Eu estarei ainda melhor na próxima”, disse o lutador.

Especial COPA: França bate Croácia por 4X2 e é bicampeã mundial


Especial Copa: A Grande Final


 Lucas Cirne
Lucas Gabriel Cirne
Depois de mais de um mês de euforia mundial e bola rolando nos gramados da Rússia, a Copa do Mundo chega ao fim na tarde deste 15/07/2018.

Em campo,para a disputa da grande final,duas seleções que chegaram até aqui pelos destaques individuais,mas,principalmente,pelo equilíbrio das suas equipes.

A França,que desde o início foi apontada como uma das favoritas, passou sem sustos por seu grupo,na fase inicial, e depois derrotou adversários respeitados,seja pela tradição das camisas, seja pelo bom futebol da sua geração.Argentina,Uruguai e Bélgica tombaram diante dos Blues.

Após um primeiro jogo sonolento contra a Austrália,o técnico Deschamps optou por modificar o formato da equipe e trocou duas peças específicas.Sairam Tolisso e Dembele para as entradas de Matuidi e Giroud,respectivamente.Alem da trinca de meio campo ter ganho mais qualidade,o ataque passou a ter uma referência para prender os zagueiros adversarios e dar mais liberdade aos velozes Griezmann e Mbappe.

O atacante do Paris é,inclusive,o grande destaque da seleção e um dos fortes candidatos a ser escolhido melhor da Copa.Com atuações brilhantes (como contra Peru e,especialmente Argentina) o jovem de 19 anos mostrou qualidade e maturidade suficientes para levar a sua seleção até a final.

Ao seu lado,como fundamentais nesta campanha,dois outros jogadores: o goleiro Loris e o monstruoso Kante. 

Enquanto o experiente arqueiro demonstrou segurança e qualidade em momentos decisivos, o volante foi,de longe,o mais perfeito jogador da competição no aspecto tático. Maior ladrão de bolas do torneio,Kante trabalhou como um verdadeiro "carregador de piano", de forma tão brilhante que se credenciou ao posto de melhor da Copa.

A França é isso: equilíbrio entre os setores,segurança no meio de campo e esperança nos rápidos e habilidosos pés de Griezmann e Mbappe.

Um time jovem,mas com camisa,qualidade e totais condições de alcançar o histórico campeonato mundial.

Na Croácia,por outro lado,tudo é festa.Nem o mais otimista dos torcedores acreditava em uma final antes do início do torneio,ainda que a geração seja extremamente qualificada.

Com uma zaga sólida e contando com o ótimo torneio do arqueiro Subasic, a Croácia garante a segurança defensiva necessária para que os astros do meio de campo possam brilhar.

E é justamente o tripé Ractic,Modric e Perisic que dá o tom deste time.

Dentre os três citados e impossível passar imune ao futebol apresentado por Modric.Com algumas atuações de encher os olhos,o meio campista do Real Madri não apenas chamou para si a responsabilidade de levar sua seleção à final da Copa,como brilhou individualmente,ditando ritmo da equipe. Não à toa,concorre ao título de melhor do torneio. 

Defesa quer barrar prorrogação de investigação contra Temer


O advogado Antonio Claudio Mariz de Oliveira, que defende Michel Temer no âmbito do Inquérito Portos, no qual o emedebista é investigado pelo suposto recebimento de propinas por meio da edição e um decreto que teria beneficiado empresas do setor portuário, disse que pretende ingressar com uma ação para suspender as prorrogações das investigações solicitadas pela Polícia Federal.

“Vou fazer petição para que o Supremo não prorrogue mais o prazo do inquérito, algo que já aconteceu por três vezes”, disse Mariz em entrevista à jornalista Sonia Racy, da Coluna do Estadão. “Essas prorrogações são prova inequívoca de que as investigações não encontraram elementos aptos para fazer denúncia contra Temer. Do contrário, o inquérito já teria se encerrado”, completou. Temer já foi alvo de duas denúncias por corrupção feitas pela Procuradoria-Geral da República que foram arquivadas pela Câmara.

Ainda segundo o Estadão, o STF arquivou seis inquéritos nos últimos 30 dias por excesso de prazo ou por falta de provas contra os investigados.

Vitória da Conquista: Justiça determina transferência de criança de 3 anos com tumor no cérebro


Conquista: Justiça determina transferência de criança de 3 anos com tumor no cérebro

Foto: Reprodução / TV Sudoeste

Uma decisão judicial dá 72 horas, a partir desta sexta-feira (13), para a transferência de uma menina de 3 anos, internada em um hospital de Vitória da Conquista, no sudoeste. Os pais da criança precisaram acionar a Justiça para que a filha, que tem um tumor no cérebro, possa fazer uma cirurgia. Segundo o G1, o procedimento foi indicado por médicos para que ela possa sobreviver. A criança e os pais são de Itapetinga, também no sudoeste. Em relato, os familiares disseram que os sintomas começaram a aparecer há alguns meses. A menina caía e sentia muitas dores no braço, além de se queixar de dor também no pescoço. Após levar a filha para vários médicos, o pai dela, Wagner Lima, disse que só no Hospital Geral de Vitória pôde saber da gravidade do caso, através de uma tomografia do crânio. Wagner contou que a família não tem condições de se manter em Conquista e apela para que a filha seja logo transferida. Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) informou que a Central de Regulação está em busca de uma vaga que atenda ao perfil da paciente.

PF diz que Aécio agiu para maquiar dados da CPI dos Correios


Segundo relatório, o tucano interferiu em informações do Banco Rural entregues ao colegiado

Foto: Beto Barata/ Agência Senado
Foto: Beto Barata/ Agência Senado

 

A Polícia Federal aponta, em relatório concluído em maio, que o senador Aécio Neves (PSDB) agiu em 2005 para maquiar dados do Banco Rural entregues à CPI dos Correios, que investigou o esquema do mensalão, informa O Globo.

A corporação diz ainda haver provas indiciárias da atuação do tucano neste sentido. Conforme o delegado Heliel Jefferson Martins Costa, a intenção de Aécio era ocultar as relações da instituição financeira com as empresas de Marcos Valério, operador do mensalão, e o governo de Minas Gerais, comandado pelo tucano na época.

Bélgica vence Inglaterra e fica com o 3º lugar


Com o resultado, os belgas alcançaram a sua melhor colocação na história da Copa do Mundo

belgica
Foto: Divulgação / Fifa

 

Responsável pela eliminação do Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo, a Bélgica venceu a Inglaterra neste sábado (14), por 2 a 0, e ficou com a 3ª colocação no Mundial, alcançando, assim, a sua melhor posição no torneio.

Até então, o melhor desempenho belga havia sido em 1986, com o 4º lugar. Os gols da Bélgica na partida deste sábado foram marcados por Meunier e Hazard.

Novas experiências literárias na Chapada Diamantina Resistir


Resistir. Verbo intransitivo que significa não ceder, opor-se, defender-se, conservar-se. Literatura e Resistência. Uma relação que destaca as manifestações de resistência das palavras ameaçadas pelo tempo e por forças socioculturais que impõe condições de subalternidade. Entre 16 e 19 de agosto de 2018, essa relação será o fio condutor da programação da terceira Feira Literária de Mucugê, a Fligê.

Homenageando a escritora Conceição Evaristo, uma mulher, negra, que publicou seu primeiro livro aos 56 anos, a Fligê evidencia o protagonismo feminino na literatura e o seu papel numa sociedade que insiste em apagar os rastros da palavra. Candidata a uma cadeira da Academia Brasileira de Letras, Conceição pode ser a primeira mulher negra da instituição. A programação oferece à Chapada Diamantina, aos seus visitantes e moradores, uma oportunidade de experimentar a arte literária de outra forma, com outros olhos.

Ao longo de quatro dias, com atividades diversas e de forma intensa, a palavra pulsa em Mucugê. Seja ela dita, escrita ou cantada. Publicada em livros ou não, a cidade é rodeada por palavras. A Fligê de 2018 terá início com a conferência “Conceição Evaristo: Escrevivência, Modos e Ofícios de Narrar a Vida”, realizada pela professora doutora e mestre em Letras (USP), Angela Teodoro Grillo. Em seguida, acontece a sessão de homenagens a Conceição, que se fará presente do primeiro ao último dia do evento.

Camaros, BMWs, lancha e festas: a história do PM, bandido e boa-vida


Policiais federais prendem subtenente da Polícia Militar que operava um dos principais braços de tráfico de drogas do PCC na fronteira com o Paraguai

Silvio César Molina foi preso pela Polícia Federal em 25 de junho sob a acusação de tráfico de drogas na fronteira com o Paraguai. Seria apenas mais um caso entre tantos não fossem detalhes abjetos: Molina é subtenente da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (tem mais de vinte anos de carreira e pelo menos duas condecorações por serviço exemplar) e não se contentou em passar de policial a bandido. Chefiava uma das maiores quadrilhas fornecedoras de droga para a principal facção criminosa do país, o Primeiro Comando da Capital (PCC). A vida dupla, de subtenente da PM no estado e braço logístico de organização criminosa, durou mais de dez anos.

Molina possuía uma portentosa fazenda em Mundo Novo – cuja garagem abrigava Camaros, BMWs e Dodge Rams. além de uma lancha e um jet ski – e organizava grandes festas na cidade. Tudo ia bem até que o filho do PM, Jefferson Molina começou a desfilar pelas ruas da cidade em uma Ferrari amarela, que estacionava na rua central para, em seguida, sair andando com uma pistola à mostra na cintura.

Sem explicação lógica, pela primeira vez o município atinge a desastrosa marca de 46% na vacinação da Poliomielite


Não se trata de programa de rádio onde o jogo de palavras pode ferir, mas a cura não é importante, se trata de vidas humanas tratadas com descaso por quem tem a obrigação constitucional de zelar por elas, foi necessário a intervenção do ministério Público, para que o governo  Gusmão Pereira tomasse conhecimento que governo não é o exercício da falácia. E ordenasse o cumprimento da meta da vacinação infantil, é ridículo um município com as condições de Vitória da Conquista vacinar apenas 46% das  nossas crianças.  A Prefeitura Municipal tem o cadastro de todas as famílias do município, portanto tem condições de vacinar 100%, basta respeitar a comunidade.

A Secretaria de Saúde divulgou nota na tarde desta quinta-feira (12), dando conta que a cobertura vacinal da Poliomielite em Vitória da Conquista alcançou 74,25%, contrariando os dados da Ministério da Saúde que colocaram Vitória da  Conquista com abaixo de 46%. Os dois governos são do PMDB, useiros e vezeiros  na mentira, mas nesse caso o federal está dizendo a verdade o municipal, mais uma vez tenta justificar através da teratologia.  A vacinação deve atingir crianças de zero a cinco anos, a Prefeitura informa que vacinou 74% das crianças de até 1 ano, logo um absurdo confesso. A afirmação deixa claro que a cobertura foi irregular para as crianças de 2 a 5 anos.

Campanha

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Imunização, realizou o levantamento de dados sobre a cobertura vacinal contra a poliomielite na zona rural de Vitória da Conquista. Na semana passada, o Ministério da Saúde (MS) divulgou uma lista com 312 cidades brasileiras que obtiveram uma baixa cobertura vacinal da doença, mais conhecida como paralisia infantil. O município estava na lista com um índice de 46,34% de cobertura vacinal para crianças menores de 1 ano.  …Leia na íntegra

Campanha de Lula no Nordeste ficará com Wagner e Rui, diz Gleisi


A presidente nacional do PT voltou a negar a existência de um plano B, rechaçou parceria com Ciro Gomes no primeiro turno e disse que a candidatura de Rui é prioridade nacional

Luís Filipe Veloso / Matheus Morais
Foto: Matheus Morais/ bahia.ba
Foto: Matheus Morais/ bahia.ba

 

Em Salvador para participar de um encontro com a Executiva estadual do PT nesta sexta-feira (13), a presidente nacional da sigla, senadora Gleisi Hoffmann, voltou a afirmar que não há outro nome do partido na corrida ao Palácio do Planalto: “o candidato do PT é o ex-presidente Lula”. De acordo com ela, a tentativa de reeleição do governador Rui Costa é prioridade nacional da legenda.

Viajando em caravana, Rui e o ex-governador Jaques Wagner não estiveram no evento, mas jantaram na quinta (12) com a chefe do partido quando ficou definido que os dois serão os responsáveis pela campanha do ex-presidente no Nordeste.

Questionada, a parlamentar comentou sobre a exclusão da senadora Lídice da Mata (PSB) da chapa que concorre com o governador à reeleição. A própria Gleisi chegou a apoiar publicamente que a socialista fosse a escolhida para a segunda vaga ao Senado, em detrimento do presidente da Assembleia Legislativa Angelo Coronel (PSD).

Câmara e Senado aprovam aumento do piso salarial para agentes comunitários de saúde (piso de 1.250,00) janeiro de 2019


A matéria foi aprovada em seguida pelo Senado no mesmo dia 11 e agora será enviada para sanção presidencial

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória 827/18, que muda dispositivos relativos à jornada de trabalho dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. Foi aprovado o projeto de lei de conversão, que aumenta o piso salarial da categoria em 52,86% ao longo de três anos.

Inicialmente, a MP não tratava de aumento de salário, mas o parecer do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), aprovado na comissão mista, acatou emendas nesse sentido.

De acordo com o texto, o piso atual de R$ 1.014,00 passará a ser de R$ 1.250,00 em 2019 (23,27% de reajuste); de R$ 1.400,00 em 2020 (12%); e de R$ 1.550,00 em 2021 (10,71%). O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2014, data do último reajuste, até maio de 2018 é de 26,35%.

Em seu relatório, o senador não aponta a fonte de recursos para o aumento do piso salarial, seja por meio de aumento de receita ou de cancelamento de despesa. Essa é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal e da emenda constitucional do teto de gastos (EC 95, de 2016).

Cunha Lima determina apenas que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) fixará o valor reajustado do piso, além de prever seu reajuste anual a partir de 2022, sempre em 1º de janeiro de cada ano.

Previsão de despesas
Antes da votação da MP, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, informou que essa será a última matéria votada na Casa com aumento de despesa sem cobertura. “Acho que temos de ter responsabilidade com a emenda constitucional aprovada por esta Casa. Como tem um acordo e eu dei minha palavra, nós votaremos a matéria, mas será a última sem previsão de recursos para aumento de despesa”, disse.

União paga
Segundo a Lei 11.350/06, que regulamenta os serviços dos agentes, a União paga 95% do piso salarial para um número limitado de contratados, fixado em decreto de acordo com parâmetros como população e peculiaridades locais.

Essa assistência é paga em 12 parcelas, mais um adicional a título de 13º salário.

Carga horária
Quanto à carga horária, a MP retira do texto a repartição do tempo a ser dedicado às atividades-fim e a outras ações, como planejamento, avaliação de ações, detalhamento das atividades, registro de dados e reuniões de equipe.

Antes da MP, a lei fazia uma divisão de 30 horas para o trabalho de campo e de 10 horas para trabalhos internos. Agora, cada gestor poderá ter mais flexibilidade para desenvolver as atividades segundo as necessidades da região e do momento.

Transporte
Para evitar problemas jurídicos para os estados e municípios que contratam esses agentes, a MP retira a determinação legal de pagar indenização de transporte a esses trabalhadores.

Com a nova redação, será de competência de cada ente federado decidir pelo fornecimento ou custeio de locomoção para o exercício das atividades dos agentes.

Cursos
Em relação aos cursos que devem ser oferecidos a cada dois anos aos agentes comunitários, a MP exclui a necessidade de cursos de educação continuada. Já os de aperfeiçoamento serão organizados e financiados conjuntamente por estados, Distrito Federal, municípios e União.

Senado mantém a aprovação

Agentes comunitários (na parte de cima da foto) acompanharam, da galeria, a sessão do Senado desta quarta-feira (11) (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

Agentes comunitários (na parte de cima da foto) acompanharam, da galeria, a sessão do Senado desta quarta-feira (11) (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

Senado aprovou nesta quarta-feira (11) a medida provisória (MP) que aumenta o piso salarial de agentes comunitários de saúde e de agentes de combate a endemias.

Como o texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados, seguirá para sanção do presidente Michel Temer.

Pela proposta aprovada, o piso passará, de forma gradual, dos atuais R$ 1.014 para R$ 1,5 mil mensais, em tês anos (até 2021).

De acordo com o projeto, o aumento no piso ocorrerá da seguinte maneira: