Bruno Reis e José Ronaldo podem ser plano B do DEM na Bahia, diz jornal


Aliados de ACM Neto dizem que ele teme deixar a Prefeitura de Salvador, onde tem uma gestão com mais de 70% de aprovação, e não conseguir se eleger governador

Redação
Foto: Reprodução  / Facebook
Foto: Reprodução / Facebook

 

O DEM começou a discutir um “plano B” para as eleições ao governo da Bahia, de acordo com o jornal Estadão. Nome mais forte do partido para a disputa, o atual prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, o ACM Neto, sinalizou que pode não concorrer e, por isso, a legenda e o próprio chefe do Executivo municipal passaram a articular nomes alternativos.

Uma das opções pensadas é o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM). Outra alternativa é lançar como candidato a governador o atual vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis (MDB).

Ainda de acordo com o Estadão, aliados de Neto dizem que ele teme deixar a prefeitura de Salvador, onde tem uma gestão com mais de 70% de aprovação, e não conseguir se eleger governador. Caso decida disputar o Executivo estadual, ele terá de se desincompatibilizar do cargo em 7 de abril e enfrentará Rui Costa, um dos quatro governadores do PT que tentarão reeleição em outubro, tendo a seu favor o peso da máquina governamental e, no caso de Costa, uma gestão aprovada por 65% da população.

Zé Raimundo quer agilizar entrega de títulos de imóveis nas Urbis conquistenses


Equipe técnica da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) deve iniciar, até o final de março próximo, o levantamento para agilizar a entrega de títulos de propriedade das casas e terrenos das Urbis II, III, IV e V e dos loteamentos de Vila Serrana e do entorno da Lagoa das Bateias, no município de Vitória da Conquista. Foi o que assegurou a secretária da Sedur, Jusmari Oliveira, ao deputado estadual Zé Raimundo (PT), em reunião realizada ontem (21) em seu gabinete.

“Há uma determinação do governador Rui Costa para a realização da legalização fundiária no estado e a nova secretária da Sedur foi bastante receptiva ao nosso pedido de agilização da entrega desses títulos”, disse Zé Raimundo, que com essa iniciativa dá segmento a uma luta antiga que vem travando, junto com o vereador Fernando Jacaré na URBIS VI, já beneficiada com as escrituras. Agora, várias outras lideranças políticas e comunitárias estão envolvidas e apoiando a extensão dessa ação aos outros conjuntos habitacionais e áreas da Urbis.

Exposição de Vitória da Conquista: COOPMAC apresenta a 52ª edição com coquetel


Foto: BLOG DO ANDERSON

A Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (COOPMAC) lançou a 52ª Exposição de Vitória da Conquista. A solenidade aconteceu na noite desta terça-feira (20), na Área de Eventos do Parque de Exposições Teopompo de Almeida.

 

Na ocasião, o presidente da COOPMAC, Jaymilton Gusmão Cunha Filho recepcionou dezenas de convidados, entre eles o prefeito Herzem Gusmão Pereira. Confiante nos índices econômicos e também dos resultados com as últimas chuvas, Jaymilton Gusmão acredita que essa edição terá bons números nas negociações.

 

Além de leilões, estandes de diversos segmentos, o de Exposições Teopompo de Almeida também vai receber o tradicional parque, restaurantes e também atrações musicais entre os dias 13 e 18 de março. Veja algumas fotos registradas pelo BLOG DO ANDERSON.

SIMMP convoca assembleia extraordinária


Todos os Profissionais da Educação da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista, filiados ao Sindicato do Magistério Municipal Público, estão convocados para a assembleia extraordinária da categoria, que acontecerá quinta-feira (22), na Câmara Municipal de Vereadores, às 08:30 horas.

Jânio Quadros: Deputado Zé Raimundo participa da Jornada Pedagógica 2018


O deputado estadual Zé Raimundo esteve presente na noite de ontem (19) na abertura da Jornada Pedagógica do município de Presidente Jânio Quadros, evento que inicia o ano letivo na rede municipal de ensino.
A abertura foi realizada na quadra do Colégio Municipal Plauto Alves Brito e teve como tema “Do Planejamento à Prática: Repensando Ações para Novos Desafios”. Zé Raimundo esteve ao lado do prefeito Léo Gambá, da secretária de Educação, Eliana Barros, de representantes das igrejas católica e evangélica, do presidente da Câmara de Vereadores, o vereador Celso Teixeira e de vários educadores e servidores.

O deputado destacou a atuação do prefeito Léo Gambá nas diversas áreas do município, também nos investimentos na qualidade da educação. Em sua fala, o parlamentar, ex-prefeito de Vitória da Conquista, professor universitário com mestrado e doutorado na área de Ciências Sociais, ressaltou a importância do educador nos dias atuais. “O grande desafio hoje do educador no processo educacional é ele continuar sendo um elaborador de consciências, um problematizador, um crítico e que através de seu trabalho possa formar alunos cada vez mais abertos, autônomos, independentes, alunos que possam ler a realidade social na sua complexidade e fazer suas opções”, disse.

Museu Rubens Freire de Carvalho de Tourinho, o Museu do Bonfim, é reaberto ao público


Na Sala, fica exposto o órgão de tubos francês da Igreja. Datado de 1856, ele ficou parado por 40 anos, até ser restaurado no ano passado. Foto: Arisson Marinho/CORREIO

Museu Rubens Freire de Carvalho de Tourinho, Museu do Bonfim ou Museu dos Ex-Votos. Não importa como você o denomine. Chamá-lo só de Ex-Votos não diz tudo do museu. “Na verdade, ele possui ex-votos, mas é um misto de acervo de arte sacra, indumentária, esculturas, milagritos, alfaias, mobiliário, decorativa”, explica o Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia e Pós-doutorado em Comunicação e Tecnologias, pela Universidade do Minho (UMinho), de Portugal, José Cláudio Alves de Oliveira.

Desde o dia 16 de fevereiro o Museu Rubens Freire de Carvalho de Tourinho é mais uma atração para turistas e pessoas que moram em Salvador. É só subir a Colina Sagrada e visitar o museu, que funciona dentro da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, em Salvador. Além disso, o templo passa a ser a primeira igreja do Brasil a abrir sua torre para visitação pública. A Basílica Santuário Senhor do Bonfim, como informam as reportagens que você terá nos links ao final dessa postagem, é o símbolo maior da comunidade católica baiana.

De acordo com reportagem do G1, o Museu Rubens Freire de Carvalho de Tourinho oferece obras da Primeira Escola Bahiana de Pintura, que doou à igreja inúmeros artigos ao longo de três séculos.

Hérzem Pereira geht nicht nach Deutschland


 

 

Rathaus von Vitória da Conquista

Bürgermeister Herzem Gusmão hat kategorisch erklärt, dass er keine internationalen Reisen für Deutschland geplant habe oder dass er eine Einladung nach Berlin erhalten hätte: “Behalte ich Sparmaßnahmen innerhalb des Rathauses, scheide unnötige Ausgaben, wie kann ich mit Mitteln aus den öffentlichen Kassen reisen?” sagte der Bürgermeister. Herzem sagte auch, dass sie letztes Jahr eine Reise nach Quebec in Kanada mit allen Ausgaben ablehnte. Für ihn war dies die Zeit, die Stadtverwaltung zu organisieren, nicht zu reisen.

Die Nachricht von Herzem Gusmãos Reise wurde im Southwest Now-Programm von Radio Clube FM (95.9) bekannt gegeben. Der Journalist Humberto Pinheiro hat berichtet, dass der Bürgermeister nach Deutschland gehen wird. “Ich habe keine offizielle Einladung erhalten und ich weiß nicht, dass sie existiert. Nichts ist in dieser Richtung im Rathaus angekommen, also werde ich nicht fortgehen. Meine Aufgabe ist es, Conquest zu managen, und das habe ich getan. “

Der Journalist Humberto Pinheiro erklärte telefonisch, dass er von einer sauberen Quelle wusste, dass der Bürgermeister von Berlin eine Einladung einholen werde und dass die Kosten von der deutschen Stadt getragen werden.

Odorico Paraguaçu no comando: Sem coveiro, família tem que se virar para enterrar parente no Cemitério do Kadija


O pobre em Vitória da  Conquista não pode mais morrer no domingo. As estratégias de redução de gastos com horas extras para servidores que a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista vem implementando nos últimos dias tem causado transtornos à camada mais pobre da população e atingindo serviços básicos. Depois do “Domingão do Lixão”, quando a Feirinha do Bairro Brasil ficou sem limpeza por conta da contenção de despesas, agora outro incidente trouxe constrangimento e revolta para conquistenses que cumpriam o doloroso ritual de enterrar um ente querido.

Neste domingo (18),  o Cemitério Municipal do Kadija não funcionou e os familiares souberam da novidade quando chegaram ao local. Após discussões com um funcionário da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, o grupo obteve permissão para realizar a cerimônia. Sem coveiro, a família teve que cavar o buraco e descer o caixão.

De acordo com o funcionário, o cemitério funciona das 8h às 18h, de segunda-feira a sábado.

Diante disso tudo fica a pergunta: Será que o pobre não tem mais direito nem de morrer em paz?\blogdocaiquesantos

Na Intervenção Militar a lá Pereira, Temer recua e desiste de prisão coletiva


Ministro da Defesa, Raul Jungmann, diz que mandados coletivos são para busca e apreensão; “Me referia anteriormente a mandado coletivo de captura. Na verdade, o mandado coletivo é de busca e apreensão. Este mandado de busca e apreensão é feito pelas polícias, não é feito pelas Forças Armadas e só é feito a partir de uma ordem judicial e acompanhado pelo Ministério Público”, afirmou, após reunião com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ); mesmo os mandados coletivos de busca têm causado polêmica e deve atingir a população mais pobre.
O governo Michel Temer recuou e desistiu da decisão de pedir à Justiça permissão para que o Exército possa cumprir mandados de prisão coletiva durante a intervenção federal do Rio de Janeiro.

Após reunião com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse que os mandados coletivos que serão pedidos à Justiça são exclusivos para busca e apreensão.

“Me referia anteriormente a mandado coletivo de captura. Na verdade, o mandado coletivo é de busca e apreensão. Este mandado de busca e apreensão é feito pelas polícias, não é feito pelas Forças Armadas e só é feito a partir de uma ordem judicial e acompanhado pelo Ministério Público”, afirmou.

Antes, o ministro havia dito: “você precisa ter o mandado de busca e apreensão e captura coletiva”. QUÁ!

Mulheres protestam em frente ao STF para defender Lula e democracia


 

Intervenção federal no Rio viola a Constituição, diz Associação Juízes para a Democracia


A Associação Juízes para a Democracia, entidade não governamental e sem fins corporativos, divulgou um texto criticando o decreto do governo Michel Temer que prevê a intervenção militar na segurança pública do Rio de Janeiro anunciada pelo emedebista na sexta-feira (16). De acordo com o texto, a medida “inaugura mais um episódio da ruptura democrática parlamentar iniciada em 2016. Pelo referido decreto presidencial, um general do Exército brasileiro passará a comandar ‘paralelamente’ o governo do Estado do Rio de Janeiro na área da ‘segurança pública'”.

“A intervenção não se fundamenta nas hipóteses previstas no artigo 34 da Constituição da República, pois dentre as condições autorizativas de intervenção federal não consta a expressão ‘segurança pública’, de imprecisão conceitual e de inspiração autoritária”, diz. “A natureza militar da intervenção, mal disfarçada no parágrafo único do art. 2º do decreto, além de inconstitucional, remete aos piores períodos da História brasileira, afrontado a democracia e o Estado de Direito”.

Leia a íntegra da nota:

Farmácia demite 560 funcionários e fecha 50 unidades na Bahi


A Sant’Ana, empresa do grupo Brasil Pharma, está em recuperação judicial por causa de dívida de R$ 1,2 bilhão ao banco BTG Pactual

(Foto: iStock/ Getty Images)
(Foto: iStock/ Getty Images)

Pelo menos 50 unidades da rede de farmácias Sant’Ana fecharam na Bahia e 565 funcionários foram demitidos na Bahia nos últimos meses, segundo informações do Sindicato dos Farmacêuticos da Bahia (Sindifarma) e do Sindicato dos Trabalhadores em Farmácia do Estado. A empresa, do grupo Brasil Pharma, está em recuperação judicial por causa de uma dívida de R$ 1,2 bilhão com o banco BTG Pactual.

Em todo o estado, a rede de farmácias Sant’Ana possui 118 lojas, sendo que mais de 100 estão em Salvador. O número de unidades que fecharam as portas representa 40% desse total. Os sindicatos não divulgaram quantas unidades encerraram as atividades na capital e quantas no interior.

O Sindicato dos Farmacêuticos disse que a rede de farmácias Sant’Ana quis fazer um acordo para pagar as rescisões dos trabalhadores demitidos com 30% de desconto, mas o sindicato não aceitou a proposta.

Já o Sindicato dos Trabalhadores em Farmácia, que representa os funcionários em geral (aqueles que não são farmacêuticos), disse que aceitou a proposta apresentada pela empresa porque os trabalhadores precisam do dinheiro a curto prazo.