Folclore Político

Opinião

Informativo

A Tarde registra nova pesquisa em Vitória da Conquista; divulgação dia 28


O instituto de pesquisa Potencial Consultoria e Pesquisa Ltda , registrou ontem no TSE a última pesquisa para prefeito em Vitória da Conquista.

Visualizar Pesquisa Eleitoral – BA-01340/2020

VITÓRIA DA CONQUISTA – BA
BA-01340/2020 22/11/2020
Prefeito 28/11/2020
CNPJ: 09026259000186 – POTENCIAL CONSULTORIA E PESQUISAS LTDA / POTENCIAL CONSULTORIA E PESQUISAS Eleições Municipais 2020
600 23/11/2020
26/11/2020 José Carlos Martins Leite
8707 R$ 2.500,00
Não

 

CPF/CNPJ: 15111297000130 – EMPRESA EDITORA A TARDE S A / A TARDE Origem do Recurso: (Recursos próprios)

 

Metodologia quantitativa com a técnica de entrevistas individuais diretas por telefone, seleção aleatória do elemento amostral e abordagem com utilização de questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado do município de Vitória da Conquista/BA (231.176 – TSE 2020). As entrevistas são realizadas por uma equipe de entrevistadores contratada pela POTENCIAL PESQUISA & INFORMAÇÃO, devidamente treinada para este tipo de abordagem.
O plano amostral foi desenvolvido considerando um nível de confiança de 95% (intervalo de confiança), a população completamente heterogênea (variância máxima) e margem de erro amostral de 4 pontos percentuais. Com esta configuração o tamanho da amostra fica sendo de 600 entrevistas. A amostra é representativa dos eleitores da área pesquisada (Vitória da Conquista/BA), selecionada da seguinte forma: Em primeiro lugar são definidos estratos com base nos distritos (Sede, Cabeceira da Jiboia, Bate-Pé, Cercadinho, Dantilândia, Iguá, Inhobim, José Gonçalves, Pradoso, São João da Vitória, São Sebastião, Veredinha). A agregação considera bairros e localidades. Todos os estratos serão pesquisados (probabilidade 1) e os bairros/localidades sorteados aleatoriamente com probabilidade proporcional ao tamanho da população (IBGE/2010). Ficam definidos 2 estratos (Sede ¿ 88% e Distritos ¿ 12%). Sendo o número de entrevistas proporcional ao tamanho de cada estrato. A partir daí, são selecionados aleatoriamente os bairros/localidades de cada estrato com base no tamanho da população. Em seguida, é feita a seleção aleatória do(a) entrevistado(a) no cadastro, utilizando-se quotas proporcionais em função das seguintes variáveis: / 1 – SEXO: Masculino – 46%; Feminino – 54%. / 2 – FAIXA ETÁRIA: Entre 16 a 24 anos: 13,3%; Entre 25 a 34 anos: 22,2%; Entre 35 a 44 anos: 23,2%; Entre 45 a 59 anos: 24,8%; Com 60 anos ou mais: 16,5% . / 3 ¿ GRAU DE INSTRUÇÃO: Sem Instrução: 4,0%; Lê e escreve: 11,9%; Ensino fundamental incompleto: 24,1%; Ensino fundamental completo: 4,8%; Ensino médio incompleto: 12,5%; Ensino médio completo: 26,2%; Superior incompleto: 5,7%; Superior completo: 10,8%. / 4 ¿ NÍVEL ECONÔMICO: Até 2 SM: 49,2%;, Mais de 2 a 5 SM: 33,0%; e Mais de 5 SM:17,8%. ¿ É prevista eventual ponderação para correção das variáveis gênero e faixa etária, com base nos percentuais acima apresentados, caso ocorram diferenças superiores a 4 pontos percentuais entre o previsto na amostra e a coleta realizada. Para as variáveis grau de instrução e nível econômico (renda mensal familiar do entrevistado) serão considerados os resultados obtidos no processo aleatório definido para a realização das entrevistas (fator de ponderação igual a 1). Fonte de Dados: IBGE (Censo 2010) e TSE – Agosto 2020.
A coleta de dados é realizada por telefone e são registradas em sistema de pesquisa específico para este fim. Todas as entrevistas são verificadas / criticadas em 100% através de monitoramento on-line via sistema. Aproximadamente 25% das entrevistas são auditadas.
A referida informação será enviada em arquivo pdf após a divulgação conforme disposto no § 7° do art. 2° da Resolução-TSE n° 23.600/2019.

PM espanca mulher algemada que foi presa ao comprar comida para filha autista, o animal deu coices e socos na vítima


O segundo-tenente André Luiz Leonel Andrea foi flagrado em vídeo de câmeras de segurança dando socos e chutes contra uma mulher que estava algemada dentro do quartel

(Foto: Reprodução)

 Há informações de que ela estaria grávida.

O Boletim de Ocorrência, registrado no dia 26 de setembro, informa que a mulher se envolveu em confusão em um restaurante quando tentava levar comida à sua filha de 3 anos, que tem autismo.

André Luiz Leonel Andrea, comandante do 3º Pelotão em Bodoquena, no Mato Grosso do Sul, foi flagrado por câmeras de segurança dando socos e chutes contra uma mulher que estava algemada. Quatro civis e um PM assistem a cena sem fazer nada.

“VIOLÊNCIA POLICIAL CONTRA MULHER GRÁVIDA” O segundo-tenente André Luiz Leonel Andrea, comandante do 3º Pelotão em Bodoquena foi flagrado em vídeo de câmeras de segurança dando socos e chutes contra uma mulher que estava algemada. E ocorreu dentro do quartel da PM de Bonito (MS).

Fake news contra segundo candidato mais votado


O advogado e professor Alexandre Xandó, eleito segundo vereador mais votado de Vitória da Conquista no domingo passado, está sofrendo uma onda de fake news por parte de algumas páginas nas redes sociais.
Por meio de montagens e recortes que retiram as falas do contexto, o jovem eleito, que tem feito uma série de denúncias contra os descasos da atual gestão da prefeitura, passou a sofrer ameaças e tem sido atacado em correntes inclusive compartilhadas por pessoas do alto escalão da prefeitura.
Para Alexandre Xandó, “essas fake news são desespero de quem perdeu no primeiro turno e sabe que vai perder no segundo” e segue: “era até esperado que a gente sofresse esses ataques, porém é visível que muitos desses comentários expressam o ódio que esse pessoal sente pelas nossas ações”.
A legislação estabelece que é crime a divulgação de fatos sabidamente inverídicos em relação a partidos ou candidatos e capazes de exercerem influência perante o eleitorado , com pena de detenção de dois meses a um ano, ou pagamento de 120 a 150 dias-multa, além de permitir o direito de resposta ao candidato.
Alexandre Xandó expressa sua opinião através deste vídeo:

Eleições 2020: Após reunião com sua base Dida decide apoiar Zé Raimundo


Nessa tarde de domingo o candidato Dida do Vila América após ouvir seu grupo de apoiadores decidiu caminhar na campanha junto com o candidato José Raimundo. O Grupo ouviu as bases do bairro que em sua maioria já havia votado no 13 no primeiro turno. Dida que no primeiro turno apoiou o candidato Romilsom Filho do PP, agora vai marchar junto com Zé Raimundo na esperança de dias melhores. Vejam os vídeos abaixo

DIDA E LIDERANÇAS
DIDA E O GRUPO FECHAM COM O 13
CONCORRA A UMA BOLSA DE ESTUDOS DE 100% POR 1 ANO NO PRESENCIAL OU EAD DA MULTIVIX, A MELHOR FACULDADE DO ESPIRITO SANTO ESTÁ AGORA EM VITÓRIA DA CONQUISTA.
CLIQUE AQUI PARA CONCORRER

Dois homens são encontrados mortos dento de motel em Porto Seguro


Foto: Reprodução / Radar 64

Dois homens, ainda não identificados, foram encontrados mortos em um motel de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, na madrugada deste sábado (21). Segundo a Polícia Militar, a equipe recebeu a denúncia de uma festa que ocorria em um motel no bairro Cambolo, realizada por supostos traficantes. Conforme o G1, ao chegar ao local, os agentes do 8º BPM ouviram disparos de arma de fogo partindo de dentro do imóvel. Com a confusão, pessoas saíram correndo do estabelecimento. Quando os policiais entraram no local encontraram dois homens caídos no chão. A suspeita é que a dupla tenha atirado contra si mesma quando percebeu a chegada de policiais, informou a Polícia Civil de Porto Seguro. A delegacia local apura o caso.

Podcast Jogo Aberto _Com Paulo Nunes & Elton Becker


Episódio #4
Neste episódio, o nosso tema é a pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Hoje in Data e divulgada no início deste mês de outubro. O levantamento mostrou o candidato Zé Raimundo à frente na corrida eleitoral e causou, como se diz no futebol, uma choradeira danada. Virou até caso de justiça.

E, neste segundo turno, o candidato do MDB novamente critica levantamentos e diz ainda que vai pedir à Justiça Eleitoral para impedir a divulgação de pesquisas. Para Paulo Nunes, este é um daqueles absurdos com resquícios de ditadura.

“Ele não é democrático, porque tentar impedir algo permitido por lei é absurdo. Mas, ele é um bacharel de Direito quinta categoria, que fez por sete vezes o Exame da OAB e foi reprovado” [Paulo Nunes].
WhatsApp Audio 2020-11-22 at 12.22.05

Zé Neto lidera disputa de 2º turno em Feira de Santana com 44%; Colbert tem 36%


Levantamento foi divulgado neste domingo pelo A TARDE/Potencial Pesquisa

Deputado federal Zé Neto (PT), pré-candidato a prefeito de Feira de Santana (Foto: Matheus Morais/bahia.ba)
Deputado federal Zé Neto (PT), candidato a prefeito de Feira de Santana (Foto: Matheus Morais/bahia.ba)

 

O candidato do PT à Prefeitura de Feira de Santana, Zé Neto, lidera a corrida eleitoral com 44% das intenções de voto e uma semana do segundo turno do pleito. Já o atual prefeito Colbert Martins (MDB), que tenta a reeleição, soma 36%. Os números foram divulgados neste domingo (22) e fazem parte do levantamento de A TARDE/Potencial Pesquisa.

De acordo com a aferição, o resultado coloca os dois candidatos em situação de empate técnico, uma vez que a margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais.

“O que a gente vê, apesar da diferença de 44% a 36%, é que existe um empate técnico, porque os resultados podem ser iguais em algum momento visto que a margem amostral é de 4 p.p. O número no limite mínimo de Zé Neto (40%) e no máximo de Colbert (40%) são iguais, mostrando um empate técnico e que a disputa está acirrada e aberta. Porém, com uma tendência de vitória neste momento para Zé Neto”, avalia o estatístico Zeca Martins, diretor do instituto Potencial Pesquisa.

Ainda de acordo com o levantamento, no total, 12% dos eleitores de Feira afirmaram que ainda não sabem em quem votar. Outros 4% pretendem anular o voto, 2% não quiseram responder e 2% disseram que votarão em branco.

Dos 44% que confirmaram votar em Zé Neto (PT), 93% pontuaram estarem certos de sua decisão, entretanto 7% ponderam que poderão mudar de ideia até o dia 29 de novembro. Dos 36% que confirmaram o voto em Colbert Martins (MDB), 86% disseram que não vão mudar o seu voto até no segundo turno, 13% avaliaram que poderão mudar de escolha até a hora de votar. Dos 4% de eleitores que prometeram anular o voto, 10% ponderam que podem voltar atrás.

Somando os eleitores que não sabem em quem irão votar, 12%, e os que não quiseram responder, 2%, o valor chega a 14% dos entrevistados, dado que para o estatístico da Potencial Pesquisas chama atenção. “Temos um pouco mais de três quartos que estão decididos em quem irão votar, com um voto mais cristalizado, até porque já estamos no segundo turno, mas quase 15% ainda podem decidir em quem votar ou se irão votar. Isso deixa o cenário sem uma definição clara”.

Dos 600 eleitores ouvidos em diversas localidades do município, inclusive da zona rural, 93% disseram ter interesse em ir às urnas no segundo turno, 4% afirmaram não saber, 2% garantiram que não irão votar e 1% não quiseram responder.

Revitimização Estatal


*Lucas Nunes

O Brasil não enfrenta os casos de estupro com a seriedade e cuidado que a temática necessita. Não há duvidas acerca da existência de uma gigantesca subnotificação. Contudo, o caso que tomou conta da mídia nacional na semana passada demonstra que a subnotificação é apenas a ponta do iceberg. O descaso, a revitimização e a impunidade são muito mais danosos.
A formação cultural brasileira impôs à sociedade o desconhecimento do que é um abuso sexual, do que é um estupro. Durante séculos, estabeleceu-se a firme convicção de que a mulher casada tinha o dever de satisfazer os desejos sexuais do seu esposo quando e da forma que ele quisesse. É ainda incipiente o conhecimento de que independente da natureza do relacionamento, se a relação não acontecer no momento e da forma que os dois desejarem estamos diante de um estupro.
Com efeito, historicamente, a mulher não era respeitada como sujeito de direitos e deveria se submeter aos abusos, inclusive sexuais, sem buscar o Estado Juiz para reclamá-los.
É certo que relembrar os fatos, falar sobre o estupro sofrido, estar diante de um estuprador durante um processo judicial faz com que a vitima sofra mais uma vez. Os transtornos psiquicos causados à violentada, durante um processo, são incontestes e, também por isso, muitas vezes a ela não busca o Estado para denunciar.
Felizmente, essa realidade vem mudando a cada dia. O trabalho de conscientização trouxe um avanço exponencial nas ultimas décadas.
Durante muito tempo, o questionamento era destinado às autoridades policiais. Arguia-se que a policia humilhava as vitimas, não dava atenção aos casos de violências contra mulheres, sobretudo aos estupros.
Certamente, o maior avanço no enfrentamento ao estupro e todas as formas de violência contra a mulher ocorreu no âmbito policial. A criação das Delegacias Especializadas de Atendimento às Mulheres e o trabalho das redes de proteção trouxeram um olhar, um acolhimento e um trabalho absolutamente diferenciado do que havia no passado.
Todavia, os vídeos de uma audiência de um processo judicial que apura a existência de estupro que vieram à público na última semana nos revelou um cenário de horrores.
Em que pese todo o trabalho de conscientização, toda evolução na fase policial, constatamos um Estado Juiz conivente e apático. Não conhecemos a fundo os autos do processo e, por isso, não reunimos condições para afirmar se efetivamente houve ou não o estupro.
Entrementes, todos puderam ver uma mulher ser atacada de forma tacanha, sofrer uma verdadeira tortura psicológica pelo advogado do suposto estuprador. Algo absolutamente asqueroso. Não há duvidas do sofrimento vivenciado por ela em audiência. Contudo, o mais estarrecedor é o fato do juiz não fazer qualquer objeção ao linchamento que a suposta vitima estava sendo submetida, limitando-se a perguntar se desejava uma pausa para beber água. Revolta igual nos causa o fato do representante do Ministério Público, fiscal da lei, titular da ação penal, assistir às agressões em um silêncio sepulcral.
Se não podemos afirmar que houve ou não o abuso sexual, não temos dúvida alguma de que a suposta vítima fora revitimizada, sofreu um verdadeiro estupro moral, em audiência, na frente de um juiz e um promotor que nada fizeram além de assistir.
Infelizmente, mesmo após décadas de luta, após muitas vidas serem ceifadas, um incansável trabalho de conscientização, o grande avanço ocorrido no âmbito policial, temos a certeza de que o caminho a ser percorrido ainda é muito grande e quem menos, ou nada, evoluiu é de quem mais se esperava.

Pagamento de aposentados e pensionistas será antecipado no mês de novembro


Medida tem objetivo de conter a disseminação da Covid-19 na Bahia

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

 

O governo da Bahia vai antecipar, pela oitava vez desde o início da pandemia de coronavírus, o pagamento de aposentados e pensionistas do Estado. Os recursos estarão disponíveis para os cerca de 130 mil beneficiários no dia 27 de novembro, última sexta-feira do mês corrente. A iniciativa visa evitar a formação de filas e aglomerações nos postos e agências bancárias, como parte das medidas adotadas para contenção da disseminação do vírus em território baiano.

A última antecipação ocorreu no mês de outubro, válida para todo o Poder Executivo Estadual, por conta do Dia do Servidor Público. A data, originalmente celebrada em 28 de outubro, este ano foi transferida para o dia 30 do mesmo mês, de acordo com o decreto estadual n° 19.408/2020.

Já a previsão de pagamento dos servidores ativos, de acordo com a portaria n° 001/2020, da Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA), é para 30 de novembro, último dia útil no mês. A tabela pode ser consultada no Portal do Servidor. Mensalmente, o governo baiano desembolsa aproximadamente R$ 1,6 bilhão com o pagamento da folha de 280 mil pessoas, entre servidores ativos, aposentados e pensionistas.

COVID-19: 198 mortos, 11.031 casos confirmados; Vitória da Conquista não se importa


Até este sábado (21) Vitória da Conquista registra um total de 11.031 casos confirmados da Covid-19, sendo que 10.330 deles são de pessoas já recuperadas. Outros 503 pacientes diagnosticados com a doença continuam em processo de recuperação (28 internados e 475 em tratamento domiciliar) e 198 moradores do município evoluíram para óbito.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até hoje, foram registradas 42.207 notificações, dos quais 13.721 casos foram descartados e 14.436 apresentaram síndrome gripal não especificada.

Deste total, ainda há 3.019 casos que aguardam classificação final, sendo que 2.797 aguardam por investigação laboratorial e 222 casos que aguardam resultado de exame RT-PCR (LACEN Municipal e LACEN Estadual).

Neste sábado, foram notificados dois novos óbitos.

197º óbito – Homem de 81 anos, residente no bairro Candeias, sem comorbidades, veio a óbito no dia 20;
198º óbito – Homen de 84 anos, residente no bairro Morada dos Pássaros III, portador de Doença de Alzheimer, faleceu no dia 21.

Ocupação de Leitos – A rede hospitalar do SUS no município dispõe de 153 leitos para tratamento de pacientes confirmados ou com suspeita de infecção pelo novo Coronavírus. Desses, 83 são de enfermarias e 70 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Neste momento, estão internados 70 pacientes que, além de Vitória da Conquista, são oriundos dos seguintes municípios:

Clique aqui para acessar o Boletim epidemiológico completo.

Call Center– A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza um Call Center para tirar dúvidas da população sobre a Covid-19 e atender pessoas que apresentem sintomas suspeitos.

● Telefones fixos:(77) 3429-3468/3429-3469/3429-3470
● Celulares:(77) 98834-9988 / 98834-9900 / 98834-9977 / 98834-9911 / 98856-4242 / 98856-4452 / 98856-3722/ 98825-5683/ 98834-8484
● Call Center Noturno:(77) 98856-3397/98856-5268
● Call Center do Trabalhador de Saúde:(77) 98809-2988 / 98809-2919 / 98809-2965

Nota Pública da Rede Sustentabilidade em Vitória da Conquista sobre o 2o Turno


Após uma campanha politicamente vitoriosa na qual tivemos a oportunidade de apresentar uma alternativa democrática, popular, diversa e sustentável para Vitória da Conquista, nos cabe um posicionamento responsável com o povo conquistense nesse segundo turno.

A Rede Sustentabilidade é um partido que nasceu com a missão de contribuir para uma cidadania plena, inserindo os princípios da transparência, horizontalidade, da mudança na cultura política e da sustentabilidade como eixo central do desenvolvimento. A candidatura representativa de Maris Stella Novaes e Leone Gomes cumpriu com honra a tarefa de mostrar que existe sim uma alternativa para a política tradicional em Conquista.

Como um partido nacional, destacando a importância do nosso município para a Bahia e para o Brasil, não podemos nos omitir em um momento tão grave de profunda crise humanitária, sanitária, econômica, ambiental e institucional, com ameaças concretas à democracia representadas pelo bolsonarismo. Não são questões de diferenças políticas, mas da falta de um patamar civilizatório mínimo que desconstrói todos os avanços do período democrático brasileiro.

Nessa circunstância, após amplo diálogo interno e escuta das forças sociais que caminharam conosco na campanha, decidimos e orientamos os nossos filiados e simpatizantes a:

1 – VETAR o apoio a candidatura do MDB, pela sua ligação com a agenda e valores bolsonaristas e descaso com a cidade de Vitória da Conquista nos últimos 4 anos;

2 – disponibilizar ao candidato do PT o nosso programa de governo para que possa ser acolhido na futura gestão pensando no bem da cidade.

Desde já, decidimos por manter a independência política em relação ao futuro governo, seja quem for o vencedor do pleito. Com coerência e pensando sempre no bem comum.

Reafirmamos ainda a necessidade de seguir construindo novos horizontes para o nosso município e para as pessoas que fuja da polarização tradicional e que tenha foco em um modelo de desenvolvimento sustentável, inclusivo e próspero para Vitória da Conquista.

Só existe o que se faz!

Vitória da Conquista, 19 de Novembro de 2020

Elo Municipal da Rede Sustentabilidade – Conquista