Seu recado!
Buscar por data
fevereiro 2020
D S T Q Q S S
« jul    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
Arquivo BPN



Archive for the ‘Saúde’ Category

Adolescente de 17 anos faz 1ª cirurgia de redução de pênis

Journal of Sexual Medicene

  • Órgão sexual do garoto tinha o diâmetro de bola de futebol americano

Um adolescente de 17 anos, que teve sua identidade preservada, sofreu a primeira cirurgia de redução pênis do mundo. A informação foi divulgada no Journal of Sexual Medicine e tem grande repercussão nos portais de notícias mundiais nesta quinta-feira, 12.

Com dificuldades para ter relações sexuais ou praticar esportes competitivos, o adolescente procurou o urologista Rafael Carrion, da Universidade do Sul da Flórida, com um pedido insólito: “Doutor, o senhor pode diminuir meu pênis?”

O órgão sexual do garoto tinha, quando flácido, quase 18 centímetros de comprimento e uma circunferência de quase 26 centímetros. Em declarações a sites estrangeiros, o cirurgião descreveu o órgão como uma bola de futebol americano.

O cirurgião encarregado de tratar o adolescente, Rafael Carrion, urologista da Universidade do Sul da Flórida, disse MailOnline: “Chega um momento na carreira de cada urologista que um paciente faz um pedido tão raro e impossível de compreender que toda a formação se rompe e folhas o médico fala.

O cirurgião analisou a literatura médica, mas não encontrou precedente sobre a redução. Mesmo assim a cirurgia, utilizando uma técnica usada em outros tipos de doenças, foi feita pela equipe do Dr. Carrion, retirando dois segmentos de tecido das laterais do pênis.

 

SINDMED busca solução para crise no Esaú Matos

Foto: Divulgação | Sindmed
Foto: Divulgação | Sindmed

O caso “Hospital Municipal Esaú Matos” foi tema de uma reunião no Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (SINDIMED) na última quarta-feira (10). Em nota enviada ao Blog do Anderson, os dirigentes intitulam como “estão da Fundação Privada de Saúde ameaça a assistência as gestantes no Hospital Esaú Matos”, se referindo à Fundação de Saúde de Vitória da Conquista, responsável pela administração do HMEM. “A falta crônica em materiais e de condições de trabalho para os profissionais que lá atuavam com salários defasados e uma gestão interna autoritária, levou a solicitação de desligamento de vários profissionais de comprovada competência. Fatos como os ocorridos recentemente confirmam as deficiências do atendimento, o que comprovam a falência da proposta da Prefeitura em entregar o Hospital a uma Fundação Privada, uma unidade de saúde que contava com uma equipe de elevada capacidade e eficiência, e por isso ganhadora de vários prêmios hoje por conta de uma má gestão convive com a crise que compromete a segurança na assistência a comunidade. Um minucioso documento está sendo elaborado pelas Entidades Médicas a respeito da atual situação da maternidade e será encaminhado a representantes da sociedade civil e a da justiça, buscando reverter está grave crise e garantir um atendimento adequado as gestantes e recém-nascidos. Diante das dificuldades enfrentadas pelos médicos que ainda lá atuam, as Entidades vão entrar com uma medida judicial cabível, visando garantir a integridade dos profissionais e uma boa qualidade da assistência”, diz o informativo oficial.

Hospital Municipal Esaú Matos garante bom atendimento a mães e recém-nascidos

O título de ‘Hospital Amigo da Criança’, concedido pelo Ministério da Saúde, é a principal credencial apresentada pelo equipamento

Os serviços oferecidos pelo Hospital Municipal Esaú Matos não são novidade para Fernanda Fernandes, 30 anos. Afinal, ela conheceu o local há onze anos, quando tinha dezoito, para dar à luz a seu primeiro filho após oito meses de uma gravidez repleta de complicações. “Minha gravidez foi de alto risco. Tive ameaça de aborto, hemorragia, e meu filho nasceu com oito meses, prematuro”, relembra.

Exatamente por conta dessas características, a equipe do hospital intensificou ainda mais os cuidados com o recém-nascido – o que não foi uma exclusividade, já que todos os procedimentos são seguidos em casos semelhantes. “Ele ficou na UTI, a gente voltou para casa. E todo dia eu vinha tirar o leite. Tinha um carro para levar a gente em casa e buscar”, conta a mãe. “Hoje, meu filho está com onze anos e é um rapaz maravilhoso. Só tenho a agradecer”.

Nesta semana, Fernanda voltou ao Esaú Matos para uma segunda experiência. Desta vez, quem veio ao mundo foi sua filha, Lívia Rosa, fruto de uma gestação mais tranquila. “Hoje estou aqui com minha filhinha. Fui muito bem atendida, e ela também”, comemorou a mãe de segunda viagem. Read the rest of this entry »

Vitória da Conquista passa a contar com 39 Conselhos Locais de Saúde

CONSELHOS D SAÚDE CONQUISTA

O 39º Conselho Local de Saúde de Vitória da Conquista foi implantado nessa segunda-feira, 2, no povoado Fazenda Paixão, pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde. Na oportunidade, foi dada posse aos conselheiros de saúde da Equipe de Saúde da Família Lagoa das Flores II. Com pouco mais de um ano de implantada, a equipe conta com médico, enfermeira, cirurgiã dentista, técnicos de saúde bucal e de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde. O atendimento é feito de forma itinerante, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em uma área de abrangência com cerca de 3.600 pessoas cadastradas. Read the rest of this entry »

Prefeitura e Sindacs se reúnem pela primeira vez em 2015

Categoria apresentou as primeiras demandas da pauta de negociações 

Representantes do Governo Municipal e do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias (Sindacs) se reuniram pela primeira vez em 2015 na manhã desta sexta-feira, 30. Durante o encontro, foram apresentadas as primeiras demandas da agenda de negociações referente ao novo ano. O encaminhamento da discussão será apresentado pelo sindicato à categoria numa assembleia que será realizada no próximo dia 5.

“O Sindacs tem demonstrado a compreensão do conjunto de medidas econômicas necessárias que o país vive, e principalmente a realidade do nosso município. A Prefeitura tem cumprido todos os compromissos assumidos com a categoria”, observou o secretário municipal de Administração, Gildásio Silveira. “Temos algumas demandas para a agenda de 2015, que vamos avaliar com toda a tranquilidade e responsabilidade. O Sindacs e o Governo Municipal estarão reunidos para avançar”, acrescentou.

Os avanços foram reconhecidos pela coordenadora estadual do Sindacs, Rita Suzana França. “Aqui foi uma reafirmação dos avanços que a gente vêm tendo junto com o Governo Municipal. Se formos comparar com outros municípios, a nossa avaliação é realmente positiva. Esperamos que continue assim”, observou a sindicalista.

Avanços – Em setembro do ano passado, a Prefeitura de Vitória da Conquista sancionou a Lei nº 1.995/2014, que autorizou o pagamento do novo piso salarial nacional aos agentes comunitários de saúde e de endemias. Com isso, o município se tornou um dos primeiros da Bahia a fazer cumprir a determinação nacional, então recém-aprovada. A decisão significou um impacto de R$ 150 mil por mês na folha de pagamento da Prefeitura.

Read the rest of this entry »

SAÚDE: Municípios têm até hoje para solicitar profissionais do Mais Médicos

Adesão pode ser feita no site do programa

Termina hoje (28) o prazo para os municípios se inscreverem no Mais Médicos. Nesta nova edição do programa, 1.500 prefeituras poderão solicitar ao governo profissionais para prestar atendimento clínico na rede pública de saúde. A adesão pode ser feita no site do programa. Estão aptas a aderir as prefeituras que receberam médicos do Provab 2014, que termina em fevereiro, e aquelas de municípios com maior vulnerabilidade econômica e social. Tiveram prioridade, por exemplo, as cidades com 20% da população em extrema pobreza, com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo, localizadas no semiárido, nos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Ribeira e nas periferias de capitais e regiões metropolitanas. O Ministério da Saúde também deu prioridade à expansão do programa para os distritos indígenas. Criado em 2013, o programa levou médicos a 3.785 municípios, o que corresponde a 68% das cidades do país. Os 34 Distritos Sanitários Indígenas também receberam profissionais. Os médicos com registro no Brasil poderão se inscrever até amanhã (29).

Aline Leal, Agência Brasil

Consórcios Intermunicipais são apontados como alternativa para a Saúde

Consórcio de saúde

Construir Unidades de Pronto Atendimento (UPA), hospitais de pequeno porte e até adquirir ambulâncias são iniciativas que poderão ser realizadas pelos consórcios intermunicipais de saúde a fim de descentralizar a gestão do sistema. Esta proposta foi apresentada pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas – Boas, durante a visita aos Núcleos Regionais de Saúde Oeste, em Barreiras, e Centro-Norte, em Jacobina, na nesta terça-feira (27), onde estiveram presentes prefeitos e secretários de saúde das regiões.

“Os municípios vão se tornar cada vez mais executores de serviços, pois o Estado não deve substituir o papel constitucional das prefeituras e sim, ofertar suporte técnico e financeiro quando necessário”, afirma Vilas – Boas.

O Secretário destacou que a criação dos nove núcleos, em substituição as 31 Diretorias Regionais de Saúde (Dires) é uma nova forma de fazer gestão. “Os municípios vão se empoderar cada vez mais, executando sua missão constitucional que, por vezes, estavam acomodados devido às atividades executadas pelas Dires”, afirma Vilas – Boas. .

Read the rest of this entry »

Prefeitura realiza atividades na semana de combate a Hanseníase

chamada-hanseniase-600x399

A hanseníase é uma doença contagiosa, porém que tem cura. Além disso, quanto mais cedo for diagnosticada e tratada, menores são as chances de deixar sequelas. Para diagnosticar precocemente novos casos da doença, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária, está realizando uma série de atividades durante essa semana e informando a população sobre os sinais e sintomas da doença. Nessa segunda, 26, por exemplo, foi realizado, no centro da cidade, o “Dia da Mancha”. Na programação, palestras e avaliações dos pacientes encaminhados pelas unidades de saúde. “A hanseníase tem cura, mas como é uma doença que atinge a pele e o nervo, quanto mais tempo a pessoa passa sem diagnosticar a doença com um profissional, maior o risco de sequelas. Por isso, a importância do diagnóstico precoce”, explicou a dermatologista do Centro, Cristiane Valera. Encaminhada para avaliação pela Unidade de Saúde, a dona de casa Solange Alves avaliou positivamente a iniciativa e falou da sua expectativa antes do exame. “Fiz primeiro a avaliação no posto e eles me encaminharam para o Centro. Espero que esteja tudo bem”, comentou. Já o aposentado Ariston Moreira, que teve a doença, mas já está curado, também foi ao serviço para uma consulta de avaliação. Ele fez questão de ressaltar a importância do diagnóstico e do tratamento. “É muito importante fazer o tratamento porque se não cuidar, a doença só piora”, enfatizou. As atividades que marcam a luta contra a hanseníase continuam até a próxima sexta-feira, 30. Na ocasião, será realizada uma feira de saúde na Praça 9 de Novembro, das 9h às 12h.

Secretário aponta novas diretrizes para a gestão em visita a Vitória da Conquista

Secretário de Saúde da Bahia, acompanhado pelo prefeito Guilherme Menezes

Secretário de Saúde da Bahia, acompanhado pelo prefeito Guilherme Menezes

“Um dos objetivos do processo de reestruturação e descentralização da saúde no Estado é evitar que os pacientes precisem ir para a capital, Região Metropolitana de Salvador (RMS) ou cidades polo”. A afirmação do secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, feita durante visita ao Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste, em Vitória da Conquista, reflete uma das diretrizes da gestão.
Para tornar isto realidade, uma das soluções apontadas é a criação de consórcios intermunicipais de saúde. “Os consórcios evitam que os pacientes dos municípios do entorno de uma cidade polo, sobrecarreguem uma unidade de saúde. Hoje, na maioria das vezes que um município toma a decisão de construir um hospital com infraestrutura e atendimento adequado, rapidamente ele se sobrecarrega porque pacientes de outras localidades usam o equipamento, mas as prefeituras beneficiadas não rateiam os custos”, explica Vilas-Boas.

De acordo com o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, a cidade é referência para 73 municípios da Bahia, além de cidades do norte de Minas Gerais. A diretora do Hospital geral de Vitória da Conquista (HGVC), Marilene Ferraz, complementa: “aqui atendemos cerca de 3 mil pacientes por mês, sendo que 80% dos casos são de baixa complexidade, o que significa que poderiam ser atendidos em unidades de menor complexidade, como UPAs, nos próprios municípios da região, sem a necessidade de deslocamentos”.

Extinção das Dires

Read the rest of this entry »

HANSENÍASE: Prefeitura alerta: quanto mais cedo o diagnóstico da hanseníase, mais fácil a cura

HASENÍANSE

Ao longo do mês, o Governo Municipal desenvolve várias atividades para conscientizar a população sobre os sintomas da doença

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada pelo bacilo de Hansen e que se manifesta por meio de lesões (manchas esbranquiçadas) na pele com alteração na sensibilidade e comprometimento neurológico. Mas, caso a doença seja identificada de forma precoce e o tratamento seja iniciado de forma imediata, a hanseníase pode ter cura.

Em 2014, foram diagnosticados 41 casos da doença em Vitória da Conquista. Para alertar a população quanto aos sinais e sintomas da hanseníase, bem como para identificar novos casos, a Prefeitura, por meio do Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária, desenvolve até o dia 30 de janeiro uma série de atividades educativas sobre o assunto.

“Desde 2013, o Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária avalia 100% dos contatos, pessoas que residem ou residiram com o doente nos últimos cinco anos. Isso tem possibilitado o melhor controle da doença e evitado a reincidência de novos casos”, explicou a gerente do Centro, Edilene Viana. O trabalho exitoso do serviço foi apresentado na 14ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia (Expoepi).

Transmissão e tratamento – A hanseníase é transmitida por meio da tosse, do espirro ou do contato prolongado com uma pessoa doente, que ainda não recebeu tratamento medicamentoso. Por isso, é importante que familiares e pessoas próximas às pessoas com hanseníase procurem o Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária.

O serviço está localizado na Praça João Gonçalves, s/n (ao lado do Caav) e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. No local, a população é atendida por uma equipe multiprofissional, formada por médico dermatologista, enfermeira, técnico de enfermagem e fisioterapeuta.

Confira a programação completa:
Até o dia 30/01
Atividades educativas nas unidades de saúde do município;
Atividades de apoio a Atenção Básica na triagem de casos suspeitas (matutino e vespertino);
Palestras educativas sobre a hanseníase, no Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária (às 8h).

26 a 30/01
Palestra e panfletagem na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (das 8h às 14h);

27/01
Blitz no cruzamento entre as avenidas João Pessoa e Presidente Vargas (das 8h às 12h);

30/01
Atividade educativa na Praça 9 de Novembro (das 8h às 12h)

Vídeos
Recomende o Blog
Apoio
Arquivos
Image and video hosting by TinyPic