Dinailton registra chapa ´OABpraValer´


´ Advogada civilista D´jane Silva é candidata a vice 

Fotos: Adriano Cardoso

OABpraValer, chapa liderada pelo ex-presidente Dinailton Oliveira, foi registrada (com o número 58) exatamente às 10h50 da manhã desta segunda-feira (25), na sede da OAB-BA, tendo como vice-presidente a advogada D´jane Silva, ativista na área de direitos humanos e presidente da Associação Baiana dos Advogados Civilistas. Acompanhado por um grupo expressivo de apoiadores da sua candidatura, Dinailton reafirmou seu compromisso de lutar pela defesa da advocacia e reestruturação do Poder Judiciário.

“O enfrentamento ao Judiciário, para que respeite as nossas prerrogativas e assegure a efetividade da prestação jurisdicional, só será possível com uma Ordem independente e autônoma”, defendeu o ex-presidente. Ele lembrou que na sua gestão, de 2004 a 2006, empreendeu a campanha ´Justiça pra Valer´, que mobilizou todo o estado e teve o envolvimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A retomada desse movimento, inclusive, foi uma reivindicação do grupo que defende sua volta à presidência da instituição.

Chapa da esperança

A candidata a vice-presidente D’jane Silva foi pré-candidata a presidente e optou por retirar seu nome da disputa por concordar com as propostas do movimento ´OABpraValer´. Ativista social em direitos humanos e presidente da Associação Baiana de Advogados Civilistas, ela é uma das fundadoras do Movimento Nacional a Ordem é dos Advogados (MOA), pela inclusão da advocacia.

O momento, segundo D’jane, é de romper com grupos elitistas e aproximar a Ordem da categoria como um todo. “A ´OABpraValer´ é a chapa da esperança. Precisamos dar à advocacia a OAB que ela merece, a esperança de uma advocacia segura, que o advogado possa entrar no fórum e garantir o exercício da sua profissão, com o sentimento de que o Judiciário o atende bem porque a Ordem administra bem, garantindo a ele uma perspectiva de honorários, de respeito às prerrogativas, de segurança, de escritório, de paridade, de igualdade e de independência. Tudo isso será visto e revisto pela nossa gestão”.

Candidata a secretária-geral na chapa, Maria Alice Pereira da Silva acredita na retomada das políticas sociais que marcaram a gestão de Dinailton Oliveira, quando presidiu a primeira Comissão de Proteção e Defesa dos Afrodescendentes da OAB-BA. “A preocupação da instituição tem que ser, como foi na nossa gestão, não só com os advogados, mas também com as grandes demandas da sociedade. Um exemplo foi a implantação do Observatório da Igualdade Racial no Carnaval, que nasceu aqui na OAB, com o Disque Racismo, e se desdobrou em uma política pública desenvolvida tanto pelo Município quanto pelo Estado”.

A chapa

Presidência – Dinailton Nascimento de Oliveira
Vice-presidência- D’jane Santos Silva
Secretaria Geral – Maria Alice Pereira da Silva
Secretaria Adjunta- Marcelino José Guimarães Santana
Tesoureira -Isaura Genoveva de Oliveira Neta

Conselheiros Federais (titulares)
Gáspare Sarraceno
Edvaldo Ramos de Araújo
Rita de Cássia Santos Maia

Caixa de Assistência dos Advogados – (CAAB)
Presidência – Maria Augusta Andrade Krejci
Vice- Cláudio Andrade
Secretaria Geral – Sérgio Lambert
Secretaria Adjunta – Cristiane Hamada
Tesoureiro- Walter Ribeiro Jr