Fake news contra segundo candidato mais votado


O advogado e professor Alexandre Xandó, eleito segundo vereador mais votado de Vitória da Conquista no domingo passado, está sofrendo uma onda de fake news por parte de algumas páginas nas redes sociais.
Por meio de montagens e recortes que retiram as falas do contexto, o jovem eleito, que tem feito uma série de denúncias contra os descasos da atual gestão da prefeitura, passou a sofrer ameaças e tem sido atacado em correntes inclusive compartilhadas por pessoas do alto escalão da prefeitura.
Para Alexandre Xandó, “essas fake news são desespero de quem perdeu no primeiro turno e sabe que vai perder no segundo” e segue: “era até esperado que a gente sofresse esses ataques, porém é visível que muitos desses comentários expressam o ódio que esse pessoal sente pelas nossas ações”.
A legislação estabelece que é crime a divulgação de fatos sabidamente inverídicos em relação a partidos ou candidatos e capazes de exercerem influência perante o eleitorado , com pena de detenção de dois meses a um ano, ou pagamento de 120 a 150 dias-multa, além de permitir o direito de resposta ao candidato.
Alexandre Xandó expressa sua opinião através deste vídeo: