Zé Neto lidera disputa de 2º turno em Feira de Santana com 44%; Colbert tem 36%


Levantamento foi divulgado neste domingo pelo A TARDE/Potencial Pesquisa

Deputado federal Zé Neto (PT), pré-candidato a prefeito de Feira de Santana (Foto: Matheus Morais/bahia.ba)
Deputado federal Zé Neto (PT), candidato a prefeito de Feira de Santana (Foto: Matheus Morais/bahia.ba)

 

O candidato do PT à Prefeitura de Feira de Santana, Zé Neto, lidera a corrida eleitoral com 44% das intenções de voto e uma semana do segundo turno do pleito. Já o atual prefeito Colbert Martins (MDB), que tenta a reeleição, soma 36%. Os números foram divulgados neste domingo (22) e fazem parte do levantamento de A TARDE/Potencial Pesquisa.

De acordo com a aferição, o resultado coloca os dois candidatos em situação de empate técnico, uma vez que a margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais.

“O que a gente vê, apesar da diferença de 44% a 36%, é que existe um empate técnico, porque os resultados podem ser iguais em algum momento visto que a margem amostral é de 4 p.p. O número no limite mínimo de Zé Neto (40%) e no máximo de Colbert (40%) são iguais, mostrando um empate técnico e que a disputa está acirrada e aberta. Porém, com uma tendência de vitória neste momento para Zé Neto”, avalia o estatístico Zeca Martins, diretor do instituto Potencial Pesquisa.

Ainda de acordo com o levantamento, no total, 12% dos eleitores de Feira afirmaram que ainda não sabem em quem votar. Outros 4% pretendem anular o voto, 2% não quiseram responder e 2% disseram que votarão em branco.

Dos 44% que confirmaram votar em Zé Neto (PT), 93% pontuaram estarem certos de sua decisão, entretanto 7% ponderam que poderão mudar de ideia até o dia 29 de novembro. Dos 36% que confirmaram o voto em Colbert Martins (MDB), 86% disseram que não vão mudar o seu voto até no segundo turno, 13% avaliaram que poderão mudar de escolha até a hora de votar. Dos 4% de eleitores que prometeram anular o voto, 10% ponderam que podem voltar atrás.

Somando os eleitores que não sabem em quem irão votar, 12%, e os que não quiseram responder, 2%, o valor chega a 14% dos entrevistados, dado que para o estatístico da Potencial Pesquisas chama atenção. “Temos um pouco mais de três quartos que estão decididos em quem irão votar, com um voto mais cristalizado, até porque já estamos no segundo turno, mas quase 15% ainda podem decidir em quem votar ou se irão votar. Isso deixa o cenário sem uma definição clara”.

Dos 600 eleitores ouvidos em diversas localidades do município, inclusive da zona rural, 93% disseram ter interesse em ir às urnas no segundo turno, 4% afirmaram não saber, 2% garantiram que não irão votar e 1% não quiseram responder.

 

Gênero

No recorte por gênero, a tendência de voto entre os eleitores do sexo masculino nos candidatos a prefeito de Feira aponta um empate técnico dentro da margem de erro, com 44% dos eleitores consultados apontando o deputado federal petista como possível escolha e 39% sinalizando que podem optar pelo emedebista.

Entre as mulheres o cenário é favorável ao candidato do PT, já que 45% disseram ter uma tendência em votar em Zé Neto (PT), e 33% em Colbert Martins (MDB). Entre os 12% de eleitores indecisos, o percentual de homens é de 9%, o de mulheres é de 15%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-05963/2020. Foram entrevistados 600 eleitores entre os dias 17 e 20 de novembro. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *