Brasil é exemplo de combate à fome, segundo Fundação das Nações Unidas


Sem fomeA presidente da Fundação das Nações Unidas (UN Foundation), Kathy Calvin, afirmou que o País é, hoje, uma referência internacional no combate à fome e na redução da mortalidade materna e infantil. Kathy Calvin também destacou o compromisso do governo brasileiro em reduzir a violência contra a mulher com leis para assegurar a criminalização do feminicídio.
“A presidenta Dilma nos falou também sobre seu compromisso com a redução da violência contra as mulheres e sobre os vários esforços que têm sido feitos, por meio de leis, para garantir que seja um crime praticar violência contra as mulheres no Brasil”, afirmou Kathy em entrevista à imprensa.
Logo após a coletiva, a presidente da ONG anunciou que os integrantes da Fundação iriam conhecer as obras da Casa da Mulher Brasileira de Brasília, que tem previsão para entrega ainda neste mês de maio.
O projeto da Casa da Mulher Brasileira prevê a construção de 27 casas de apoio – uma em cada estado do País, além do Distrito Federal. A iniciativa pioneira do governo brasileiro pretende reunir em um mesmo espaço serviços que ofereçam acolhimento às mulheres, como delegacia especializada, apoio psicossocial e promoção de autonomia financeira.
O local reúne os mais diversos serviços de atendimento à mulher: acolhimento e triagem, apoio psicossocial, Delegacia Especializada, Juizado Especializado, Defensoria Pública, promoção da autonomia econômica, alojamento de passagem, brinquedoteca e central de transportes.
A Casa da Mulher Brasileira é um dos eixos do programa Mulher, Viver sem Violência da Secretaria de Políticas para as Mulheres.
Energia sustentável
Em entrevista coletiva após a reunião, a presidente da Fundação das Nações Unidas elogiou as ações do Brasil voltadas ao uso de energia sustentável.
“Durante a reunião, pedimos ao Brasil que consolide sua agenda de desenvolvimento de energia sustentável. Nós estamos impressionados com o Brasil, com o que o Brasil fará para que no futuro tenha energia sustentável. São lições que devem ser compartilhadas em todo o mundo e o Brasil pode assumir grande liderança neste tema”, disse.
Kathy Calvin disse também ser “claro” que o Brasil tem base natural para garantir o desenvolvimento de energia sustentável. “O Brasil tem papel-chave a desempenhar porque tem um empresariado engajado para tratar destas questões e que pode ser integrante desta tarefa de encontrar novas soluções para podermos caminhar para um futuro de baixo carbono”, declarou.
“Estamos impressionados com o trabalho que já vem sendo feito no País para garantir que você tenha um futuro com energia sustentável. Isso é algo que pode ser compartilhado pelo mundo e o onde Brasil é uma grande liderança”, ressaltou.
De acordo com ela, o Brasil está adiantado no cumprimento de metas de desenvolvimento social assumidas com a ONU. Kathy Calvin disse que o Brasil está entre os dez países que alcançaram a maioria dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
A UN Foundation foi criada em 1998 com o objetivo de dar suporte à ONU em questões relacionadas ao desenvolvimento social como meio ambiente, inclusão social e direitos humanos. É uma organização que busca ser o elo entre o cidadão e a ONU.